Posso pintar de branco um móvel de madeira marrom envernizado ?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Tenho uma escrivaninha pequena de madeira marrom envernizada. Ñ sei o tipo de madeira de q/ é feita. Como extrema leiga q/ sou pergunto. 1) Posso lixar e pintar de branco ? 2) Caso ...mostrar mais
Atualização : Mais uma dúvida: O qto lixar. Tenho q/ tirar todinha a tinta marrom ...mostrar mais
Melhor resposta
Sim você pode pintar o móvel de madeira.
Lixa de madeira nº 150
compre 2/4 de tinta.
o tipo de tinta pode ser de sua preferência, pva, acrílica ou esmalte sintético.
Indico para você a esmalte sintético a base de água.
De uma boa lixa no móvel, retire a poeira, e aplique a primeira demão de tinta, espera secar e repita o processo mais 2 ou 3 vezes.
QUER DICAS DE PINTURAS E TEXTURAS?
Então visite o meu blog.
Atenciosamente,
Cristiano Pintor
http://www.cristianopintor.blogspot.com

Source:

• 1
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Doninha respondido 5 anos atrás
    Pode pintar sim! Seja muito paciente para lixar muito. Quanto maior for o número da lixa, mais delicado é o resultado. A lixa 400 por exemplo ajuda a conseguir um efeito uniforme de luminosidade e homogeneidade de textura no acabamento da pintura. A lixa 150 ajuda a remover tintas, vernizes e ceras anteriormente aplicadas. Você também pode usar solventes para retirar resíduos difíceis caso queira deixar a madeira muito bem limpa e visível antes de começar o seu trabalho.Siga as dicas que já lhe foram dadas aqui sobre as tintas e lixas, mas o essencial é que você seja paciente para lixar e pintar várias vezes. Não importa muito o tipo da madeira.

Fonte(s):

Resposta de fonte pessoal.
    • 1
    • Comentário
  • yka respondido 5 anos atrás
    Vc pode fazer uma técnica chamada provençal, aproveitando o marrom da madeira.
    vc vai usar:
    vela branca
    tinta látex branca metalatex, coralmur ou suvinil
    verniz acrílico aparente (suvinil)
    lixas: 120, 150, 320, 400
    Pincel chato macio número 24 condor ou tigre
    2 Rolinhos de espuma com cabo de metal tigre ou condor.

Primeiro lixe o móvel com a lixa 120 até o móvel ficar fosco.
    Dê uma passada de lixa 150 para não ficar muito grosseiro.
    Passe um pano seco (malha branca) e tire todo o pó do móvel.
    Esfregue a vela nos cantos do móvel, onde vc quer q descasque para dar um ar envelhecido depois de pronto.(em todas as quinas do móvel).
    Passe o pano para tirar o excesso de vela.
    Comece a pintar o móvel com a tinta branca, usando o pincel para oscantos e o rolinho para o restante da pintura.
    Espere secar cada demão; se quiser acelerar, use o secador de cabelos no frio (no quente não, pq derrete a vela e mancha)
    Passe qtas demãos forem necessárias até cobrir muito bem o móvel.
    (às vezes precisa umas 6, 7 demãos, se a tinta for muito diluida)
    quando estiver bem coberto, passe a lixa 320 delicadamente, para deixar a pintura lisinha e aveludada.
    Depois disso, finalize delicadamente com a lixa 400 .
    Pegue a lixa 120 e passe nas quinas onde foi passada a vela, até descascar a pintura (descasque a gosto, cuidado para não deixar grosseiro demais)
    Depois disso, passe um pano seco (malha branca) em todo ele para tirar o pó
    Prepare o verniz acrílico (se vc não quiser comprar em galão, aí tem q comprar em lojas de artesanato, mas sai mais caro .)
    Se comprar o galão, dilua-o em 20% de água ;(misture de pouco, 200ml de cada vez, para não estragar o resto que não for usado)
    Use o pincel e o outro rolinho limpo para passar o verniz, umas 4 demãos, esperando secar cada uma. (a secagem é rápida).
    Se quiser, pode passar cera incolor em pasta, que ajuda a conservar o móvel.
    Se vc não quiser fazer provençal, é só lixar, e partir direto para a pintura com branco, fazer o acabamento, envernizar e encerar.
    • 1
    • Comentário
  • Agonel respondido 5 anos atrás
    Eu ja pintei várfios tippos de móveis diferentes em minha casa.(quero dizer q ñ sou uma "profissional", talvez como vc, simplesmente gosto de inventar!!!
    Então, oque eu faria?
    Passaria um removedor de tinta(existe até removedor de verniz!), e depois lixaria levemente e aí iniciava a pintura com o branco q vc quer.
    Lixar até tirar toda cor marrom, talvez em alguns lugares fique desproporcinonal, e pode até danificar seu móvel(isso já me aconteceu!!)
    Espero ter contribuido
    Bjins
    • Taxa
    • Comentário
  • WARLEY respondido 5 anos atrás
    primeiro vce vai passar uma lixa 150 ou 120
    mande a mão de tinta branco uma tinta boa é laca para moveis que eu conheço é esta
    depois de passar essa tinta passe uma lixa 380 e 400
    passe mais uma mao de tinta branca e mais uma passada de lixa 400
    agora se vce quiser um brilho passe um vernis ai é so babar na sua escrivaninha

bom trabalho
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana: