Qual é a formação do povo Brasileiro, citando a etnia formada a parti do índio ,branco e negro.?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
por favor isso e uma pesquisa so tenho chance até amanhã (18/02/2009).
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • PMM respondido 5 anos atrás
FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

A etnia brasileira é formada basicamente pelo branco europeu, pelo índio, pelo negro e pela miscigenação desses três elementos.

O ELEMENTO BRANCO foi importante na nossa formação, principalmente o branco português. Ao lado dos elementos índio e negro, é o branco que se encontra na origem do nosso povo, desde o século XVI. Outros europeus vieram para cá, ainda no século XVI, mas tiveram pouca vivência e influência. Mais tarde, porém, italianos, árabes e japoneses emigraram para o Brasil e trouxeram importantes contribuições.

Os primeiros povoadores brancos do Brasil foram degredados, náufragos, comerciantes e os encarregados das feitorias e fortalezas, estes e os colonos, são os antepassados de nosso povo.

O ELEMENTO INDÍGENA

Os índios foram, sem dúvida, os primeiros habitantes do Brasil. Os índios, com características físicas diferentes da raça branca, espalhavam-se por todo o Brasil na época de seu descobrimento e estavam reunidos e organizados em tribos (nações), que se dividiam conforme a língua, os usos e os costumes. As tribos indígenas mais importantes foram os tupis, taquias, caribas e nuaruaques. Estes eram os mais adiantados culturalmente, mas os tupis é que tiveram contato com os primeiros colonizadores. Os usos e os costumes dos índios eram bem diferentes dos europeus e variavam de uma tribo para outra. Ocorreu uma significativa mestiçagem entre os índios e brancos no início de nossa colonização. Por isso, muitos dos seus costumes fazem parte da cultura brasileira de hoje.

O NEGRO

O negro é, como já vimos, um dos elementos formadores do povo brasileiro. Ele foi trazido para cá devido ao processo de acumulação capitalista vigente na colônia. Portugal já se utilizava da mão-de-obra escrava na ilha da Madeira e em outras ilhas. Seu ingresso foi iniciado no século XVI, mas foi intensificado no século XVII, destinado para a agricultura e principalmente para o cultivo da cana-de-açúcar. Pois, é bom saber, os índios não se adaptavam à vida do campo, isto é, à vida agrícola. Os índios eram amparados pelos padres jesuítas que não permitiam que os brancos os escravizassem.

Os escravos

Logo no início da colonização, teve início a importação de escravos. Os portos do Brasil serviram para o desembarque desses escravos, principalmente os do Rio de Janeiro, da Bahia, de Pernambuco e do Maranhão. Os negros que vinham como escravos eram de grupos sudaneses e bantos.

Contribuição do negro

O negro teve importante papel na economia brasileira. Participava de todas as atividades braçais. E além da contribuição da formação da nossa etnia, os seus usos e costumes influenciaram bastante a cultura brasileira.

Source:

www.brasilescola.com

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
muito obrigada mesmo te amo te dolluuuuuuuus2
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • aldirene.lima respondido 5 anos atrás
    Sabe que eu não sei
    Desculpa mais eu não posso te responder
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear