Não é hipocrisia dizer que Brasil e Portugal são países irmãos?

Lembro que comecei a ouvir esse tipo de coisa há uns 2 anos, quando o Felipão treinou a seleção portuguesa. Já vi na Internet algumas vezes também. Quando a seleção portuguesa veio jogar aqui, lembro que o C. Ronaldo disse que o Brasil era país irmão e não sei o que mais. Confesso que, para mim, isso me parece a... mostrar mais Lembro que comecei a ouvir esse tipo de coisa há uns 2 anos, quando o Felipão treinou a seleção portuguesa. Já vi na Internet algumas vezes também. Quando a seleção portuguesa veio jogar aqui, lembro que o C. Ronaldo disse que o Brasil era país irmão e não sei o que mais.

Confesso que, para mim, isso me parece a coisa mais hipócrita, mentirosa e cínica que existe. Vejamos as razões para tanto:

1- Os portugueses detestam o Brasil e os brasileiros, tratam mal até mesmo os que vão lá fazer turismo (ou seja, deixar o seu dinheiro no país, algo que deve ser mto importante por lá já que Portugal ñ é muito industrializado), nas universidades os alunos brasileiros de intercâmbio já foram até agredidos, e até os professores brasileiros já foram discriminados. Enfim, todo brasileiro que visita Portugal diz que eles são sempre muito xenófobos, mal educados e grosseiros e tem histórias de racismo e discriminação para contar.

2- Os portugueses desprezam a nossa cultura e a maneira como falamos. Isso ficou claro na questão do Acordo Ortográfico. Lembro de ter lido em um fórum que participava um português enraivecido pelo fato de que eles teriam menos mudanças que nós e começou a desancar em cima da nossa cultura, dizendo que a nossa língua era inferior, que a nossa música não prestava, que éramos todos pretos ignorantes metidos a brancos e assim por diante.

3- Aliás, nesse aspecto da cultura, é bom lembrar que os dois países não têm intercâmbio cultural, ao contrário da Espanha com os países hispanoamericanos. Lembro que, quando visitei o Uruguai, vi um monte de discos de musicos espanhois, algo que não vi nunca por aqui. E imagino que em Portugal ocorra o mesmo.

Aliás, li uma vez que os livros e filmes brasileiros não podiam entrar em Portugal, pois as autoridades portuguesas diziam que isso iria contaminar a cultura deles.

4-Pelo que ouvi falar, basta abrir a boca num local público para que os portugueses ajam de maneira agressiva, seja de modo verbal, seja físico. Até já houve brasileiros mortos por lá, só que nós não ficamos sabendo porque Portugal ñ tem divulgação alguma por aqui.

5-Nós, por outro lado (para também ser justo) fazemos muitas piadas de portugueses e dizemos que, quando alguém é burro, está sendo " português". Por ex, quando erramos uma conta alguém diz "deixa de ser português, meu". Quem é que já não ouviu isso? Também é um pouco de discriminação.

Será que não é mais próximo da verdade dizer que são povos INIMIGOS em vez de dizer que são irmãos? Não será esta uma hipocrisia absurda, uma mentira total e descabida?

Gostaria de saber a opinião de vcs.
Atualizar: Eu não generalizei. Quando falei "os portugueses" quero dizer a grande maioria deles.

Óbvio que um ou dois não são assim. Mas é por serem exceção à regra. A regra é aquilo que eu citei acima.
Atualização 2: Sim, e ainda tem a questão cultural.

Nós brasileiros somos fruto da mescla de portugueses, italianos, espanhóis, índios, negros, alemães, holandeses, árabes, etc, etc. Os portugueses são só uma das partes constituintes da nossa cultura. Devíamos ser irmãos dos alemães, então?
Atualização 3: Revolutionary, obrigado pela sua intervenção inteligente e fundamentada. Só discordo quando você diz que não conhecemos Portugal por preconceito de origem, isto não é verdade. Não conhecemos porque não há divulgação, simples. Quanto aos nomes portugueses que vc citou, vou atrás deles, gosto sempre de conhecer... mostrar mais Revolutionary, obrigado pela sua intervenção inteligente e fundamentada. Só discordo quando você diz que não conhecemos Portugal por preconceito de origem, isto não é verdade. Não conhecemos porque não há divulgação, simples.

Quanto aos nomes portugueses que vc citou, vou atrás deles, gosto sempre de conhecer coisas novas. Agora, vc diz que as novelas e a música sertaneja fazem sucesso aí. Bem, isso não é propriamente divulgação cultural. Se fosse assim, a Venezuela era país-irmão do Brasil, pq aqui passam novelas venezuelanas (com baixa audiência, felizmente).
Ou vc conhece algum filme brasileiro, algum escritor ou algum músico mais qualificado?
Atualização 4: Vejam aqui o que os brasileiros passam em Portugal (e no resto da Europa) para verem se estou mentindo.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3576206-EI306,00-Preconceito+e+rotina+dizem+brasileiros+na+Europa.html
15 respostas 15