Qual a relação entre altura da órbita e velocidade, para satélites orbitando a Terra?

Considerando a altitude do satélite ao nível do mar, qual a função que descreve a velocidade linear de um satélite em órbita circular em torno da Terra?

2 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    v = √(GM/r)

    v - velocidade

    G - constante da gravitação Universal

    M - massa da Terra

    r - distância ao centro da Terra

    ou seja: v² é proporcional a 1/r

    Tomando por exemplo os satélites que colidiram a 790 km de altura temos:

    http://www.astroengine.com/?p=3617

    r = 6.371+790 = 7.161 km = 7,161E+6 m

    G = 6,6742 E-11 m³/kg.s²

    M = 5,9736E+24 kg

    v = 7,4616 km/s ou 7.461,6 m/s = 26.862 km/h

    (quase 27 mil quilômetros por hora !!!)

    E a estação espacial (ISS) que está a 350 km de altura?

    A ISS tem que ir mais rápido ainda, para não cair, ou seja, a 7,7 km/s ou 27.727 km/h

    A colisão de dois objetos de centenas de quilos a 27.000 km/h quase que a 90 graus ( http://www.astroengine.com/wp-content/uploads/2009... ) deve ter um resultado formidável... Veja aqui imagens do evento:

    Visualizing the Iridium 33 and Cosmos 2251 Collision (Update: Video Added)

    http://www.astroengine.com/?p=3641

    \o/

    \o/

    • Faça login para comentar as respostas
  • A relação tem que considerar a distância para o centro de massa (centro da Terra), assim é preciso somar, a esta altura, o raio da Terra. Daí basta aplicar as leis de Kepler.

    .

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.