Como é o sonho dos cegos?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Claro que você não é um cego, mas o que acha?
Atualização : Eu disse "Como é" não "Qual é"...
Atualização 2: Se você também gostaria de saber deveria marcar como interessante, dando ...mostrar mais
Melhor resposta
Olá Deucalion-X...

Interessante questão...

Creio que não sonhem com coisas que não sabem como são.. como o formato e a cor de um prédio, por exemplo...

Mas devem sonhar com sentimentos, aromas, etc... coisas que, por não terem a visão, devem ter isso muito mais acentuado que nós...

Porque pode ter certeza: por ver as coisas, muitas vezes nossos instintos são enganados...

[]'s
  • 5
  • Comentário

Outras respostas (20)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ respondido 5 anos atrás
    Deucalio..,

Beto Ugarte.

Não me atreverei a dar uma resposta mais genérica, pois ainda existem poucas pesquisas a esse respeito. Tratarei de responder a essa pergunta através de minha própria experiência, e a de outros cegos, aos quais agradeço a contribuição.

Normalmente os cegos de nascimento, ou os que perderam a vista com pouca idade, não sonham com imagens, mas em seus sonhos podem falar, escutar, sentir, cheirar, saborear, etc. Os cegos que perderam a visão com mais idade, possuem imagens em seus sonhos, mas estas podem ir diminuindo com o tempo, e mesmo desaparecerem por completo. Geralmente, os cegos que perderam a vista já adultos, podem sonhar alguns dias com imagens, outros sem elas.

Para dar a esse tema um caráter mais prático, citarei o testemunho de alguns cegos adultos, que colaboraram relatando ou explicando seus próprios sonhos, deixando mais claro como sonham os cegos.

Angela Marín, 27 anos. Cega total de nascimento.

Geralmente meus sonhos se repetem e as pessoas com quem sonho também. Sonho que estou com meus pais, em casa ou no carro, ou caminhando com meus amigos. Em meus sonhos não os vejo, mas sei que estão ali, que me falam. Eu os escuto e respondo. Uma vez sonhei que estava viajando para Cuzco em um avião em companhia de minha irmã e uns amigos. E eu lhes dizia:
    - Como vamos chegar? É possível que nos afete a altura.
    E eles diziam:
    - Não importa. Anime-se e vamos. Se tivermos problemas, regressamos.

Em meus sonhos não vejo, porém em ocasiões posso cheirar. Já sonhei que comia e que podia cheirar, saborear a comida.

Entre no site e vc tera depoimentos de cegos!

http://www.bengalalegal.com/comosonham.p...
    Helda
    • 4
    • Comentário
  • Nanda respondido 5 anos atrás
    Boa pergunta

mas tem uma diferença

tem o cego que nasceu cego, e o cego que ficou cego, acho q e diferente ai pra cada cego

mas acho q deve ser normal pra eles, tipo eles fazem as coisas sem ver rsrsrs
    • 4
    • Comentário
  • Peter R 69 respondido 5 anos atrás
    Concordo com os que dizem que deve ser totalmente diferente para quem já nasceu cego e para quem ficou cego depois.
    Mas achei muito interessante uma reportagem na tv que mostrou um homem cego que literalmente enxerga pelos dedos e consegue pintar quadros. Não é bem o que v. perguntou, mas deve acrescentar algo ao enigma.
    • 1
    • Comentário
  • Gabriel GCCDS respondido 5 anos atrás
    vixe maria

acho q no sonho dele eh igual da gente euu achoo

quero conheçer um sego para perguntar isso rsrrsrsrsr
    • 1
    • Comentário
  • ZINA o poeta de uma palavra só ® respondido 5 anos atrás
    voltar a enchergar !!!
    • 2
    • Comentário
  • Catarina M respondido 5 anos atrás
    Os cegos também têm imaginação..
    Apesar de não conseguirem ver, conseguem imaginar..
    Por isso, em princípio será um sonho igual aos outros,
    sonhas com aquilo que te perturba, ou com aquilo que desejas..
    • Taxa
    • Comentário
  • ? respondido 5 anos atrás
    Axo que a melhor forma é perguntar pra um cego, ja que eles nao sao surdos...
    mas acredito que eles imaginam as coisas como elas devem ser, ja as cores é um misterio
    • Taxa
    • Comentário
  • Leeh' respondido 5 anos atrás
    Como tosos nós...mas depende se algum dia ele já enxergou...se ele nunca tiver enxergado axo q o sonho é em preto e branco e um pouco inreal!
    Ótima pergunta!!!
    Beijo
    • Taxa
    • Comentário
  • tunny respondido 5 anos atrás
    mas, como tú é cruél cara, embora eu nunca tenha me perguntado isso, estrelinha pra ti
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

• ✿Dhαяα✿ respondido 5 anos atrás
    ja tinha pensado nisso...
    se não for cego de nascença e igual o nosso mas se for...
    eu poderia perguntar pra minha bisavó que é cega mas ela não bate bem...
    • Taxa
    • Comentário
  • La Vaca respondido 5 anos atrás
    Não sei não.
    Acho que os cegos que ficam cegos ao longo da vida sonham com coisas que viram antes de ficarem cegos e os cegos que nascem assim não sei, secalhar imaginam formas na sua cabeça ou assim. Não sei
    • Taxa
    • Comentário
  • Johnny respondido 5 anos atrás
    Acho que se o cara nasceu cego, não deve ter as mesmas imagens que a gente tem quando sonha, proque ele não sabe como é, né?
    • Taxa
    • Comentário
  • vida de vó respondido 5 anos atrás
    Concordo com Lary, talvez depende de quem já nasceu cego e quem ficou.
    • Taxa
    • Comentário
  • Elvis respondido 5 anos atrás
    Depende do cego.

Se for cego de nascença ou tiver ficado cego muito novo, sonha com o mundo como ele percebe, isto é, com os outros sentidos além da visão (principalmente audição e tato).

Já se tiver ficado cego mais velho, pode sonhar com cores e formas das quais se lembra.
    • Taxa
    • Comentário
  • XSplashX respondido 5 anos atrás
    é msm.... pq tipo sonhamos im,agens, e pra sabermos como elas são, prescisamos ver-las pra ser captado e guardado no cerebro....

talvez o sonho deles sejam com imagens na percepção, como eles acham que elas são ou coisa parecidas..
    • Taxa
    • Comentário
  • ANDRE G respondido 5 anos atrás
    Lembre se que a visao (imaginacao) sai do cerebro, nao da via ocular propriamente, vc pode ter uma imaginacao fertil isso sera suficiente.
    Saiba que ha uma frase muito correta que diz; "A imaginacao te faz voar" pense nisso.

Fonte(s):

Eu mesmo
    • Taxa
    • Comentário
  • Sweet Simon Girl respondido 5 anos atrás
    Que pergunta interessante!
    Mas eu realmente não tenho idéia...gostaria mto de saber tbm!
    Bjks
    • Taxa
    • Comentário
  • Lukas O respondido 5 anos atrás
    Nem da para responder...
    • Taxa
    • Comentário
  • Eris. M respondido 5 anos atrás
    Talvez, com menos malícias do que os do que se acham "não cegos".

A verdadeira "cegueira" é disfarçada!
    • Taxa
    • Comentário
  • Tom respondido 5 anos atrás
    É como de todo mundo ué.
    É projetado no cérebro e não nos olhos.
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde: