Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaGeografia · Há 1 década

Como calcular coordenadas geográficas?

Por favor, quem souber, calcule pra mim as coordenadas geográficas da cidade de Brasília.

Obs. calcule passo a passo.

3 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Primeiramente saber sua latitude e longitude.

    Latitude >>Distância referente a linha do Equador. A maior latitude equivale a 90 graus ao Norte ou ao Sul e a menor é de 0 graus na linha do Equador.

    Longitude<<< Distância referente ao meridiano de Gerencia. A maior longitude é de 180 graus para leste(Representado no mapa pela letra E) ou para oeste(Representado pela letra W).

    Para caulcular as coordenadas Assim, quando dizemos que a área X está a leste de Y, não estamos dando a localização precisa dessa área, mas apenas indicando uma direção. Para saber com exatidão onde se localiza qualquer ponto da superfície terrestre — uma cidade, um porto, uma ilha, etc. — usamos as coordenadas geográficas. As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre.Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau (1°) corresponde a uma das 360 parte iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (60') e cada minuto pode ser divido em 60 segundos (60"). Assim um grau é igual a 59 minutos e 60 segundos.

    O sistema de paralelos usa o Equador como referencial 0 (zero) e os valores angulares crescem para o N e para o S até 90 graus, cada grau subdividido em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos; para distinguir as coordenadas ao norte e ao sul devem ser usadas as indicações N e S respectivamente.

    Assim, a localização de um ponto terrestre pode ser expressa pela interseção de latitude com longitude; exemplos: 20o35'45"N-45o25'00"W; 20o35'45"S-45o25'00"E..

    Deve ser observado que 1 grau de intervalo de longitude no Equador corresponde, aproximadamente, a 112 km e que vai se estreitando para os polos onde viram um ponto (à semelhança de um gomo de laranja).

    Fonte(s): Fonte: www.superzap.com
  • Há 1 década

    Brasília, DF - Lat. -15° 47' Long. +47° 55'

    *Nada como navegar pelos mares do centro do Brasil!!!!!

    Assim que acontece maruja: você utiliza a linha do Grenuiche (sei la como escreve, o google sabe) e a do equador. ´Dividido em 24 "gomos", cada um representando 6º te dá as coordenadas da latitude e outros tantos que nao lembro acompanhando a linha do equador te dao as coordenadas da longitude <- -> (uma variação lateral)

    as coordenadas podem ser expressas em coordenadas UTM que sao as distancias em metros tanto do grenuiche como do equador.

    *faço geografia, da ate vergonha dessa explicação chula, mas já ajuda!

    Fonte(s): O porão do meu navio
  • Anônimo
    Há 1 década

    Para localizar qualquer lugar na superficíe terrestre de forma exata é necessário usar duas indicações, uma letra e um número. Temos que utilizar elementos de referência que nos permitam localizar com exatidão qualquer lugar da Terra. A rede cartográfica ou geográfica dá-nos a indicação das coordenadas geográficas. Os pontos de orientação que acabamos de estudar dão um rumo, isto é, uma direção, mas não permitem localizar com exatidão um ponto na superfície terrestre.

    Assim, quando dizemos que a área X está a leste de Y, não estamos dando a localização precisa dessa área, mas apenas indicando uma direção. Para saber com exatidão onde se localiza qualquer ponto da superfície terrestre — uma cidade, um porto, uma ilha, etc. — usamos as coordenadas geográficas. As coordenadas geográficas baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre:

    os paralelos são linhas paralelas ao equador — a própria linha imaginária do equador é um paralelo;

    os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° — eles vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos.

    Cada meridiano possui o seu antimeridiano, isto é, um meridiano oposto que, junto com ele, forma uma circunferência. Todos os meridianos têm o mesmo tamanho. Convencionou-se que o meridiano de Greenwich, que passa pelos arredores da cidade de Londres, na Inglaterra, é o meridiano principal.

    A partir dos paralelos e meridianos, estabeleceram-se as coordenadas geográficas, que são medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfície terrestre

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.