promotion image of download ymail app
Promoted
Beatriz perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 1 década

Alguém sabe explicar o significado EGO, SUPEREGO, ID?

qurria saber o significado destas três coisas...pois um dia tive uma conversa com o meu amiguito, e ele falou nessas 3 coisas, e dise que eu queimei a minha fase da adolescencia, pois eu com 14 anos comecei a namorar com o homem k estou casada hoje! e ele falou que a minha atracção por ele devia-se a estes 3 factores! alguem pode me explicar melhor o significado, ele explicou mas ainda tenho duvidas!!! obrigada amiguinhos do coração!!!

6 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

SUPER EGO: É inconsciente, é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão, particularmente, a repressão sexual. Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela produção do “eu ideal”, isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.

Ego: Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego.

ID: é o termo usado para designar uma das três instâncias apresentada na segunda tópica das obras de Freud. Possui equivalência topográfica com o inconsciente da primeira tópica embora, no decorrer da obra de Freud, os dois conceitos: id e inconsciente apresentem sentidos diferenciados.

O id a princípio responde as necessidades do indivíduo ao nascer, ou seja, ao nascer o indivíduo está voltado para as suas necessidades básicas.

Fonte(s): www.leituradiaria.com.br
    • Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • ,,,,,
    Lv 4
    Há 1 década

ID:constitui o reservatório d energia psiquica,é onde se localizam as pulsões de vida e de morte..As caracteristicas atribuidas ao sistema incosciente.É regido pelo principio do prazer;

EGO:é o sistema q estabeleçe o equilibrio entre as exigências do id,as exigências da realidade e as ordens do superego;

SUPEREGO:origina-se com o complexo do Édipo,apartir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade.

• Há 1 década

entao somos tres em um?

• Há 1 década

Ego:

Ego é o centro da consciência inferior, diferente do Eu que é centro superior da consciência. O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao ID sem transgredir as exigências do SUPEREGO. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Para Jung, o Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele, sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória.

O Id é uma pessoa muito impulsiva, está sempre feliz e de bem com a vida, é muito carente, chorão, egoista, dependente, escadanloso, guloso, histérico, impulsivo, medroso, preguiçoso, rebelde, teimoso e atirado.

Normalmente, ele perde a amizade, mas não perde a piada, fala primeiro, depois pensa.

Vive brigando com seu irmão Superego, eles são totalmente opostos.

ID tem o principio do prazer muito primitivo, de carater sexual e perveso, ele busca sempre a satisfação imediata, ignorando as diferenças e contradições, ele não tem noção de espaço e tempo.

Ele adora a internet (sites +18) e tudo que acontece de errado.

Pensa em sexo 24 horas por dia.

Superego:

O Superego faz parte do aparelho psíquico da psicanálise freudiana de que ainda fazem parte o ego (eu) e o id.

Representa a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão, particularmente, a repressão sexual. Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela produção do "eu ideal", isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.

Beijocas...

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Id: emite todas as emoções, atitudes e pensamentos seus.

Ego: determina consientimente o que será emitido pelo id.

Superego: determina inconsientimente o que será emitido pelo id.

• Há 1 década

Olá espero que esteja tudo bem com você!

Sou estudante de psicologia e pelo que sei... se você considera necessário procure por um profissional psicanalista regurlamente registrado na Sociedade Brasileira de Psicanálise.

Enquanto a mim, eis minha resposta particular...

...estudei psicanálise, admiro Freud e outros psicanalistas, mas sou estudante dedicado a neurociência comportamental. Sei o que é ego, superego e id, mas não sei o que eles são na sua vida.

Fonte(s): Psicologia
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.