kos_wa
Lv 4
kos_wa perguntou em Família e RelacionamentosAmigos · Há 1 década

O que fazer para o leite não derramar ?

toda vez que boto leite paa ferver, tenho que ficar na beira do fogão , só que ele não ferve, mas basta eu me afastar para ele ferver e derramar, será que tem algum truque ?

9 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Olá! Primeiro você deve entender o por quê do leite derramar quando ferve:

    Quando a temperatura do leite chega perto dos 100º C, a água que ele contém se transforma em vapor, a começar pelo fundo da panela, que, por estar mais perto do fogo, é onde a temperatura é maior.

    As bolhas de ar sobem até a superfície, mas ficam presas pela película formada pela gordura e pelas proteínas do leite (principalmente a lactoalbumina, que coagula lá pelos 60º C). O vapor vai empurrando essa película para cima na forma de espuma até que ela ultrapasse a altura da panela e comece a transbordar.

    Ao se ferver água, as bolhas não encontram obstáculo que lhes impeça de escapar para a atmosfera. Para evitar que o leite derrame, o um jeito é mexê-lo constantemente com uma colher (ou uma faca, um garfo, uma picareta, a mão da sua sogra, o que for) de modo a romper a película e permitir que o vapor escape. Existem porém algumas leiteiras que contém uma espécie de funil invertido, onde o leite ao ferver, passa pela boca desse funil, rompendo essa película, evitando o seu derramamento durante a fervura.

    Fonte(s): outros
  • Há 1 década

    LEITE FERVENDO , NÃO PODE DESCUIDAR UM SEGUNDO , TEM QUE FICAR DE OLHO .OBSERVE-O FAZENDO PEQUENAS

    BOLINHAS , DEPOIS BOLINHAS MAIORES E VOCÊ VERÁ QUE VAI LEVANTAR FERVURA . QUANDO COMEÇAR A SUBIR 1 CM ( UM CENTÍMETRO ) RETIRE A PANELA (LEITERA) DO FOGÃO . ATENÇÃO E BOA SORTE .

    Fonte(s): EXPERIÊNCIA PRÓPRIA
  • Anônimo
    Há 1 década

    Tem sim, fogo baixo, ele não vai derramar. Só que, vai demorar mais ainda para ferver, lógico.. e olhe que em fogo alto já demora bastante..

    O ponto de ebulição do leito e maior que o dá água, por isso demora tanto, em comparação com a mesma..

    Ou usa uma panela apropriada para ferver leite.

    Ela tem uma espécie de funil, na verdade parece mais um 'vulcão', o leite quando sobi, vai por esse 'vulcão', e acaba descendo de volta para a panela.. fica nesse ciclo, e só derrama se o fogo no seu fogão for muito alto mesmo..

  • Dee
    Lv 4
    Há 1 década

    Não coloque ferver! :D

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    compre leite em caixa ou em pó!!

    feliz natal e prospero ano novo!!

  • Anônimo
    Há 1 década

    Nuh é so com vc que acontece isso nao...Parece que tem olho, e quer fazer uma sacanagem com agente...Nao sai de pertooo... qro verrr se ele derraama!

  • Há 1 década

    NOSSA,FOI LEGAL VC PERGUNTAR ISSO...ANTIGAMENTE VENDIAM UMA PECINHA DE PORCELANA,PRA COLOCAR NO FUNDO DA PANELA E DXAVA FERVER,O LEITE NÃO DERRAMAVA.TINHA MAIS OU MENOS O FORMATO DE UM PRATINHO,NUNCA MAIS OUVI FALAR.MINHA MÃE USAVA BASTANTE EM CASA.

  • Anônimo
    Há 1 década

    ah tb quero saber.

  • Anônimo
    Há 1 década

    tampar a panela ? Ferver no microondas ?

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.