Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 1 década

A sua Fé procura compreender?

Paz e Bem !

S.Anselmo dirá que a “fé procura compreender” (Fides quaerens intellectum).

Isto significa que na busca de Deus, a racionalidade deve dar primazia à Fé, mas , por outro lado, devemos admitir que não procurar investigar o que se crê, é negligência.

Como você situa sua Fé?

17 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

Eu procuro compreender a Fé dos outros!

rsrsrsr

P.S Já lhe desejei boas festas na outra pergunta!rsrsr

Abraços!

Shaiya!

• Há 1 década

fé e compreensão tem vários aspectos compatíveis e alguns incompatíveis, alguns compatíveis foram colocados nas respostas acima, pois os fatos ligados a nossa fé relacionados ao passado e ao presente podem ser compreendidos e racionalizados com um pouco de boa vontade, já os fatos relacionados ao futuro é que são geralmente mais problemáticos em relação ao que se entende vulgarmente por compreensão, principalmente quanto mais longe for estes futuro, como por exemplo o reino dos céus e o final dos tempos, aí temos como fundamento muito frágil da compreensão pouco mais que a confiabilidade da fonte que a expressa e muito menos de racionalidade a respeito das coisas sobre a qual ela está expressando, baseando nossa compreensão sobre as coisas futuras então, na confiabilidade da fonte, apostamos que ela compreende o futuro melhor do que nós mesmo.

Concordo com S. Anselmo, pois quanto melhor vc compreende o passado e o presente do que aconteceu e acontece hoje com Deus, Jesus e o mundo, melhor vc compreende o que acontecerá com relação aos 3.

Feliz Natal a todos e prósperos próximos 2009 anos (vá ter fé e compreensão assim lá em Deus me livre e guarde)

• Há 1 década

Todo Clero cristão de todas as vertentes ou são negligentes, ou hipócritas.

Quando nascemos, não nos resta nada mais a não ser tomar o leite materno que nos é entafuiado na goela, pela benevolência de nossa mãe. Contudo, não permaneceremos ignorantes do que seja o leite, sua origem, seus benefícios...

Minha fé situa no racional, no lógico e no real.

• Há 1 década

Olá

Amigo Frei, excelente reflexão.

Sabes que sou um bom Luterano, mas acima de tudo um bom Cristão, faço minhas as palavras do saudoso Santo Padre, Johannes Paulus PP. II, não à toa conhecido pelo carinhoso povo brasileiro como "João de Deus":

CARTA ENCÍCLICA

FIDES ET RATIO

DO SUMO PONTÍFICE

JOHANNES PAULUS II

“A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio (cf. Ex 33, 18; Sal 2726, 8-9; 6362, 2-3; Jo 14, 8; 1 Jo 3, 2)."

Deus abençoe nosso intelecto para que a verdade do Deus Triúnio se mostre em seu completo esplendor!

Veritas immutabilis est, et perpétua.

Sola fide, sola gratia, sola scriptura, solo Christo, soli Deo gloria.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Diz a Wikipédia:

Fé é uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. A palavra Fé veio da palavra grega pí·stis, que transmite a idéia de confiança, fidúcia, firme persuasão.

Para mim, a fé é crer integralmente, sem questionamentos, aquilo que

me foi passado pela IGREJA CATÓLICA.

Dogmas, não contesto, nem questiono, nunca!

Para você, Frei, um poema de fé.

Faço dele, as minhas palavras:

Tu és força sublime e misteriosa,

Pois que conténs a essência desta vida

E vertes essa luz esplendorosa

Que é Deus uma chama desprendida.

Tu és norte e consôlo do que luta

Pela sombria senda desta vida

E a suprema razão que a alma escuta

Quando se acha prostrada e abatida.

Tu educas o espírito do mundo

E inspira-nos a fôrça e a verdade;

Levas o sêlo de um amor fecundo

E engendras o valor e a caridade.

Por ti nascem e morrem as nações

Em seu ascenso ao cúmulo da glória

E os séculos agitam suas paixões

No excelso seio e coração da História.

És frágua de imortal e doce espr’ança;

Fortaleza criadora; luz e amor;

Hino ardente de justa confiança

Com que alma mitiga a sua dor.

És pé**** radiante que fulgura

No seio d’alma, oculta e escondida;

Auréola de sublime formosura

Com que o homem coroa sua vida.

És emblema de paz, também de glória,

Eterno, germinando qual semente

Que sempre o homem guarda em sua memória

E a guarda qual sagrada chama ardente.

És arco-íris translúcido dos céus;

És fonte larga, extensa e torrencial,

Que a vontade consigo traz, de Deus,

E à alma luz ativa e perenal.

LUZ!FREI!

É sempre um prazer responder suas perguntas. Fazem-me refletir,

muito me têm ensinado. Obrigada!

Fonte(s): Efrain Martinez, tradução do espanhol de Enoch Pereira
  • Há 1 década

Sim, pois o que não se compreende não tem como tocar o coração.

• Anônimo
    Há 1 década

Oi!

Não vejo racionalidade alguma e nem tem como investigar ou comprovar cientificamente um jumento falando ou o mar abrindo ou alguém subindo aos céus numa carruagem de fogo. Muita coisa Deus não revelou para nós e o que Deus não revelou não adianta investigar e nem procurar no meio dos homens.

Se as pessoas para ter Fé necessitassem estudar para ter domínio das línguas, da escrita, da gramática para poder ler, interpretar e aceitar a Bíblia como a verdade e como a Palavra de Deus. Se as pessoas tivessem que ter conhecimento de arqueologia, conhecimento cientifico e qualquer outro tipo de conhecimento criado pela mente do homem para ter Fé racional, então a salvação não seria para todos. Se isto fosse verdade então Deus não estaria com a verdade.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10.17)

• Com racionalidade.

Para mim Deus não se alegra com que seus fiéis sejam alienados.

Ele quer que entendamos aquilo que acreditamos.

Paricularmente eu procuro saber o que as pessoas que são contra minha fé dizem.

Com base nisso vejo se há fundamento e vejo o que minha religião diz a cerca dos fatos.

Ultimamente Ela tem ganhado todas.

Por exemplo eu li O Código Da Vinci e concordo com a Igreja Católica, o livro não tem fundamento.

Eu gosto muito da máxima: Creio para entender.

Um Feliz e Santo Natal.

E um 2009 abençoado.

• Anônimo
    Há 1 década

O conceito de fé é vazio. É a crença pura e simples. Para mim a fé é nada. Prefiro conceitos como "pesquisa"...

Você se submeteria a uma cirurgia se seu cirurgião dissesse que tem "fé que o problema é no estômago", sem antes investigar nada?

• Anônimo
    Há 1 década

a minha fé se baseia no amor q eu tenho pelo que acredito.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.