o que microangiopatia?

5 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Angiopatia é o termo genérico para uma doença dos vasos sangüíneos (artérias, veias e vasos capilares). A mais conhecida e a maioria das angiopatias é a angiopatia diabética, uma complicação que pode acontecer na diabete crônica.

    É uma forma de Angiopatia, que são doenças acometidas nos vasos sangüineos, que sãoelas de dois tipos a Microangiopatia e Macroangiopatia.

    * Em microangiopatia, as paredes dos vasos sangüíneos menores ficam tão grossas e fracas que eles sangram, vazam as proteínas e a velocidade do fluxo de sangue pelo corpo é reduzida. A diminuição de fluxo de sangue por estenose ou formação de coágulo prejudica o fluxo de oxigênio a células e tecidos biológicos (isquemia) e conduz à morte delas (necrose e gangrena). Assim, tecidos que são muito sensível a níveis de oxigênio, como a retina, desenvolvem microangiopatia e podem causar cegueira. Dano para células nervosas pode causar neuropatia periférico, e para células renais, nefropatia diabética (síndrome de Kimmelstiel-Wilson).

    Angiopatia é o termo genérico para uma doença dos vasos sangüíneos (artérias, veias e vasos capilares). A mais conhecida e a maioria das angiopatias é a angiopatia diabética, uma complicação que pode acontecer na diabete crônica.

    Tipos

    Há dois tipos de angiopatia: macroangiopatia e microangiopatia.

    * Em macroangiopatia, gordura e sangue se coagulam nos vasos sangüíneos grandes, aderindo às paredes do vaso e bloqueando o fluxo de sangue, e a Microangiopatia, já definida no tópico especifico.

    • Faça login para comentar as respostas
  • AMIGA
    Lv 7
    Há 1 década

    Microangiopatia é doença do tecido que forma os vasos sanguíneos.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Olha, eu não sei bem o que é não, mas vou tentar te ajudar na medida do possível. Mas eu estou precisando de 10 pontos heim. Uma mão lava a outra. Então? Vamos lá?

    A microangiopatia é característica da diabetes e atinge as paredes das arteríolas e capilares.

    São essencialmente os vasos da retina e dos rins que são atingidos:

    RETINOPATIA DIABÉTICA existem diversas lesões, sendo as mais frequentes:

    1. Retinopatia proliferativa: neoformação de vasos subsequente à obstrução de algumas arteríolas.

    2. Hemorragias do vítreo ou da retina: ocorrem quando os neovasos se rompem e o sangue vai para o vítreo ou para a retina.

    Estas lesões podem levar à cegueira.No entando, a cirurgia oftalmológica está bastante desenvolvida e resolve grande parte das complicações.

    As pessoas com diabetes meellitus do tipo 1 devem começar a fazer observações oftalmológicas a partir dos 5 anos de doença. As portadoras de DM do tipo 2 devem fazê-lo logo desde a altura do diagnóstico.

    NEFROPATIA DIABÉTICA

    Nefropatia reversível: caracteriza-se por um quadro de microalbuminúria apenas detectável por métodos muito sensíveis.

    É possível reverter a nefropatia nesta fase, com melhor controlo metabólico, normalidade da tensão arterial e significativa diminuição da quantidade de proteínas na alimentação.

    Nefropatia irreversível: atinge-se insuficiência renal com elevação da tensão arterial, assim como da urémia creatinémia sanguíneas e grande proteinúria.

    Em fases avançadas os rins deixam de funcionar, obrigando o doente a fazer hemodiálise e eventualmente , transplantação renal.

    ***Espero ter ajudado...

    Então? mereço 10 pontos?

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    A microangiopatia é característica da diabetes e atinge as paredes das arteríolas e capilares.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • neto
    Lv 7
    Há 1 década

    neto

    microangiopatia=Na chamada microangiopatia diabética, os níveis acentuados de glicemia provocam lesões nos vasos capilares, atingindo principalmente os rins (nefropatia diabética) e retina ocular (retinopatia diabética).

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.