perguntou em Animais de EstimaçãoAves e Pássaros · Há 1 década

Eu encontrei no meu quintal uma pomba que não voa. O que posso fazer?

Sempre aparece algum passarinho que não voa no meu quintal. Muitos eu tentei cuidar, mas morreram. Até agora, só consegui salvar um. Hoje encontrei no quintal uma pomba que não está conseguindo voar. Ela parece super saudável, não tem nenhum machucado, mas simplesmente não voa. Tenho cachorros e aqui em casa as vezes aparecem ratos, e eu tenho medo que eles peguem a pomba. Mas não quero e nem vou coloca-lá numa gaiola. O que posso fazer?

16 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Vou copiar uma resposta minha já dada:

Quanta pessoa mal informada e cruel, o pombo é mais um dos animais descriminados pelas crendices e superstições humanas passadas ao longo das gerações, eu sempre cuidei de pombos doentes ou maltratados por pessoas com concepções tão pequenas quanto algumas que te responderam, agora mesmo estou cuidando de um pombo que teve as penas de suas asas mutiladas por um imbecil de senso comum que prefere manter a mentalidade lhe conferida ao pensar com sua própria, pesquisas já comprovaram, pombos são aves como quais quer outras, têm tantas chances de passar alguma doença ao homem como qualquer outro animal, gatos, cães, pássaro, roedores...

Fora que já salvaram milhares de vidas durante guerras, registros constatam que um pombo mesmo baleado não foi impedido de levar sua mensagem, fora que nos resgates em alto mar alguns helicópteros tem um compartimento especial onde colocam o columbiforme, que quando avista um barco bica o vidro pensando se tratar de um pedaço de comida, assim o salvamento é ocorrido com uma vital antecedência, já que esses animais possuem uma visão extraordinariamente superior a nossa.

Enfim, se “devolve-lo a natureza” você estará o abandonando a morte, cuide dele sem medo, compre comida de codorna, também pode oferecer arroz cosido sem tempero, ração de cachorro umidificada, miolinhos de pão, etc. Eles não são enjoados para comer, mas como pode se tratar de um filhote você pode ter de comprar em um pet-shop uma papa para filhotes de silvestres, e forçar com uma seringa, já que pombos não abrem o bico para pedir comida, como a maioria das aves filhotes fazem.

Examine suas asas, ele pode ter sofrido uma fratura, daí só um vet faria o trabalho de reposicionar os ossos, se calcificar errado, ele pode nunca mais voar.

Não sou louco por pombos, só acho que esses preconceitos que os rodeiam já deveriam ter sidos extinguidos a muito tempo, e alguém precisa defende-los já que todos querem matá-los.

• Faça login para comentar as respostas
  • Judy
    Lv 6
    Há 1 década

Pombas são muito discriminadas por Brasileiros, na Italia elas são amadas e atração turistica mundial. Ninguem acha que vai ficar doente na Praça San Marcos onde tem umas 5 mil pombas!

Bem, o fundamental é que ela coma e descanse em poucos dias ela estará boa para partir (só não estará se tiver algum problema interno).

Ela pode comer farelos de pão, quirera, grãos em geral, sementinhas, bolacha agua e sal. Coloque-a numa caixa grande ou num local fechado e a alimente bem, vá fazendo o teste até que ela esteja descansada e bem alimentada, pronta para voar. Se estiver com ferimentos internos ela irá piorando dia a dia e você perceberá.

• Há 1 década

Arranje um lugar seguro pra ela...

estique as asas e ve se encontra alguma imperfeição ou quebra nas asas.

Ela pode estar fraca, de papinha de miolo de pão umidecido em agua morna..e veja se ela come...repare se ela engole a papa, porque tbm pode ter ingerido algum graveto e este pode impedir a descida dos alimentos e isso a deixaria fraca sem forças para voar...

se notar imperfeição nas asas, vc pode fazer uma tala com palito de sorvete daqueles mais grossos e enfaixar, sem esparadrapo senão cola nas penas ta..

bjos e boa sorte com a pombinha

• liana
    Lv 4
    Há 1 década

Ja aconteceu isso comigo tb,eu cuidei dla e qdo ela bem quis ela foi embora...

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Cuide dela por alguns dias, repare o que está acontecendo na asa.Os alimentos que você pode dar:Sementes(encontradas em pet-shops), verduras,etc.Soh nao de alface, pode ocasionar numa diarreira.Se houver algum problema na asa, leve a um veterinário.Espero ter ajudado.

• Anônimo
    Há 1 década

coloca numa caixa , e deixa até amanhã para passar a noite , se estiver melhor solte-a(o)

• Há 4 anos

encontrei uma pomba no meu quintal, alimentei e passei observar sua desenvoltura, porem percebo que ela estar

com uma das asas quebrada, já fazem cerca de 60 dias, fico muito triste em ver a situação dela, sem voar,

peço que se alguém puder me ajudar, pois eu gostaria muito de fazer essa boa atitude, quem eu devo procurar,o que fazer, por favor, eu mora em Natal/RN

• Anônimo
    Há 1 década

alimente-o e deixe ele ate que possa voar sozinho.

• Bob
    Lv 4
    Há 1 década

leve no veterinário

• Há 1 década

Cuide dela.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.