O que significa a expressão " transcurso in albis" em Juizados Especiais Federais?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Processo de pedido de aposentadoria rural, julgado improcedente, apelação impretrada, aberto vistas ao INSS que fez carga do processo e o devolveu sem peticionar nada a titulo de ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
Transcurso in albis

"Com certeza você já deve ter ouvido uma frase como esta: “a data passou em brancas nuvens”. No direito, uma expressão parece ter significado semelhante: “transcurso in albis”. “In albis” vem do latim e quer dizer “em branco”. A expressão “transcurso in albis” é usada quando o prazo para praticar algum ato no processo termina sem que nenhuma das partes tenha se manifestado."
O INSS ganhou a ação, assim se deu ao luxo de não oferecer contrarazão ao recurso impetrado pelo autor.

Source:

Ministério Público do Estado do Paraná.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
boa resposta, tirou-me as dúvidas.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • flaviofabeni respondido 5 anos atrás
    “transcurso in albis”. “In albis” vem do latim e quer dizer “em branco”. A expressão “transcurso in albis” é usada quando o prazo para praticar algum ato no processo termina sem que nenhuma das partes tenha se manifestado.
    • 1
    • Comentário
  • Taiza Q respondido 5 anos atrás
    transcurso "in albis" (em branco) : quer dizer que nada foi feito feito no processo após intimação para recurso, o INSS não se manifestou, nesse caso , não fez a apelação ao recurso do autor.
    boa sorte
    beijos
    • Taxa
    • Comentário
  • Lander - Usuário Top Top respondido 5 anos atrás
    Significa que o INSS não manifestou em contra razões. Ou seja. Você apelou da sentença e apresentou suas razões de apelação mas o INSS não apresentou as contra razões. Isso significa que o processo vai subir à 2ª Instância para apreciação da sua apelação sem que o INSS tenha se defendido. Transcurso in albis. quer dizer decorreu o prazo (no caso para o INSS) em branco.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear