Espírita- Se tivessem os ATEUS, acesso à filosofia espírita, seria outra, sua visão acerca de Deus?

Ao mesmo tempo em que a Doutrina Espírita desmonta as bases do materialismo, oferece motivos para justificar a esperança na espiritualidade. A Doutrina Espírita, não define Deus objetivamente, mas demonstra que é o espírito, a fonte do pensamento no homem.Este espírito em constante evolução é responsável pela... mostrar mais Ao mesmo tempo em que a Doutrina Espírita desmonta as bases do materialismo, oferece motivos para justificar a esperança na espiritualidade.

A Doutrina Espírita, não define Deus objetivamente, mas demonstra que é o espírito, a fonte do pensamento no homem.Este espírito em constante evolução é responsável pela diferença de pessoas nesse mundo, como Einstein e um bobo como eu, por exemplo.

Com o espiritismo fica demonstrado a realidade da individualidade do espírito, sua preexistência e sobrevivência de modo consciente à falência múltipla dos órgãos.

Não sou Ateu, mas essa visão de um deus antropomórfico não me satisfaz, igualmente.
Atualizar: ++++++++++++++++++++++++++++++ L A P U T I A N , Aqui vai a matéria completa. Seu comportamento é típico de quem promove uma campanha sórdida de desinformação. Com relação aos diregentes religiosos das religiões massificadoras, até compreendo por temerem a evasão. Por isso ameaçam com o temor do... mostrar mais ++++++++++++++++++++++++++++++

L A P U T I A N ,

Aqui vai a matéria completa.
Seu comportamento é típico de quem promove uma campanha sórdida de desinformação.
Com relação aos diregentes religiosos das religiões massificadoras, até compreendo por temerem a evasão. Por isso ameaçam com o temor do demônio.

Mas um livre pensador como vc diz ser, fico me indagando da lógica.

Não é científico negar o que não conhece.
A ciência é universalista e não teme o conhecimento. Não posso falar o mesmo de quem compõe o movimento científico.

Sinceramente não entendo.

Mas divirta-se aí. Detalhe tudo documentado.

http://www.guia.heu.nom.br/materializa%C...
Atualização 2: +++++++++++++++++++++++++++ adeuslen... Evidentemente esse obstáculo está dentro de você mesmo. A postura mental de vaidade e orgulho coloca o ser, acima do comum dos mortais. Com esse estado de espírito, ainda que olhe não vê, ainda que procure não encontra. É só de lamentar. Por isso teu papel é negar.... mostrar mais +++++++++++++++++++++++++++

adeuslen...

Evidentemente esse obstáculo está dentro de você mesmo.
A postura mental de vaidade e orgulho coloca o ser, acima do comum dos mortais.
Com esse estado de espírito, ainda que olhe não vê, ainda que procure não encontra.
É só de lamentar.
Por isso teu papel é negar. O meu é afirmar porque vi.
Atualização 3: +++++++++++++++++++++
Amigos,

Depois posso comentar as respostas...
Atualização 4: +++++++++++++++++++++++++++++++ Nabosant... Desculpe-me mas esse detalhe de sua vida já conheço. Sua respeitável genitora,escolhe o melhor caminho. Em se tratando de Doutrina Espírita, não há porque falar em crença, ou fé no sentido tradicional. Ou se tem um conhecimento profundo e convicção inabalável ou... mostrar mais +++++++++++++++++++++++++++++++

Nabosant...

Desculpe-me mas esse detalhe de sua vida já conheço.
Sua respeitável genitora,escolhe o melhor caminho.
Em se tratando de Doutrina Espírita, não há porque falar em crença, ou fé no sentido tradicional.
Ou se tem um conhecimento profundo e convicção inabalável ou não sabe nada.
Essa matéria não é simplista como parece a muitos.
Essa convicção,muitos a adquire de forma rápida e a tem de modo intuitivo,outros porém, mesmo sendo tocados não admite.
Atualização 5: +++++++++++++++++++++++ Razor, A Doutrina Espírita, compreende em sua própria estrutura, os três aspectos básicos do conhecimento humano: Filosofia-Religião-Ciência. Como filosofia, indaga e aponta de modo satisfatório, a ponto de influênciar mudança de comportamento, sobre as questões mais graves do... mostrar mais +++++++++++++++++++++++

Razor,

A Doutrina Espírita, compreende em sua própria estrutura, os três aspectos básicos do conhecimento humano:
Filosofia-Religião-Ciência.
Como filosofia, indaga e aponta de modo
satisfatório, a ponto de influênciar mudança de comportamento, sobre as questões mais graves do ser.
O que somos, de onde viemos, porque estamos aqui, o porquê da vida e para onde vamos após após sua morte física.
Se você conhecesse o conteúdo,vc não poderia fazer tal afirmação sem ser desonesto com tua consciência ou no mínimo injusto.
Atualização 6: ++++++++++++++++++++++++++ Kevenluz, Acho interessante vc dizer que o homem veio da evolução do animal. Tudo bem. Em parte, devemos tais conceitos a Alfred Russel Wallace, co-autor da Teoria de Evolução, esse mesmo evolucionista, ESTUDOU a Doutrina Espírita e transformou-se no maior divulgador do Espiritismo... mostrar mais ++++++++++++++++++++++++++
Kevenluz,

Acho interessante vc dizer que o homem veio da evolução do animal.
Tudo bem.
Em parte, devemos tais conceitos a Alfred Russel Wallace, co-autor da Teoria de Evolução, esse mesmo evolucionista, ESTUDOU a Doutrina Espírita e transformou-se no maior divulgador do Espiritismo em sua época, na Inglaterra. Veja o que disse Alfred Russel:
« Eu era um materialista tão completo e tão convencido, que não podia haver em meu espírito nenhum lugar para uma existência espiritual. Mas os fatos são coisas pertinazes, e os fatos me venceram. Os fenômenos espíritas são igualmente provados pelos fatos como em todas as outras ciências ».
Vc precisa conhecer melhor, amigo.
Atualização 7: +++++++++++++++++++++++++++++++

Wolf,

São para Ateus com tua visão
Atualização 8: a quem dirijo minha pergunta.
Vc parece ter sido envolvido por essa campanha de difamação contra a Doutrina Espírita, com o objetivo frear seu desenvolvimento.
Mas sua força está na própria natureza, ela é movida pelos ESPÍRITOS.
Não há como barrar seu crescimento.
Atualização 9: +++++++++++++++++++++++++

Kinha B,

O termo "acesso" aqui utilizado foi intencional.
Quer significar aproximação,entrada.
Evoco as famosas "forças ocultas" de Jânio Quadros.
Atualização 10: +++++++++++++++++++++++++++++++ Silas, Vc está tentando, ou tentou apreender. De qualquer modo vc demonstra ter uma compreensão diferenciada. Costumo dizer que o Pe. Quevedo é um dos maiores conhecedores da Doutrina Espírita e, se notabilizou como seu maior combatente. A que se deve isso. À prevenção,às... mostrar mais +++++++++++++++++++++++++++++++

Silas,

Vc está tentando, ou tentou apreender.
De qualquer modo vc demonstra ter uma compreensão diferenciada.
Costumo dizer que o Pe. Quevedo é um dos maiores conhecedores da Doutrina Espírita e, se notabilizou como seu maior combatente.
A que se deve isso. À prevenção,às segundas intenções e às reservas de espírito.
Vc disse não elogiar mas eu vou.
Duvido que vc tenha umposicionamento desrespeitoso sobre fé alheia.
Falta em muitos Ateus aqui no YR lições comezinha de respeito.
Atualização 11: ++++++++++++++++++++++++++

Nina,

Desculpe-me mas suas colocações demonstram que vc efetivamente não conhece respeito da Doutrina Espírita.
Atualização 12: +++++++++++++++++++++++++++++

Caro Odoval70.

Ao intitular-me bobo, o fiz quando citei Einstein,traçando paralelo, perto dele sou um bobo mesmo.Contudo diante das pessoas comuns, tenho minha auto estima elevada,aí é que preciso me cuidar.
Tenho pavor da mosca azul.
Atualização 13: Até porque ninguém prestaria atenção a uma causa que um bobo defende.
Atualização 14: ++++++++++++++++++++++++++ Felipe Mogan Li o texto que vc indicou, inclusive destaco-o aqui, e conclamo para que todos leiam, por obséquio. Anotei os autores que vc disse ter lido em sua busca na linha do esoterismo. Gostaria de saber se entre os outros, vc leu os seguintes: William Crookes, Alfred... mostrar mais ++++++++++++++++++++++++++

Felipe Mogan

Li o texto que vc indicou, inclusive destaco-o aqui, e conclamo para que todos leiam, por obséquio.
Anotei os autores que vc disse ter lido em sua busca na linha do esoterismo.
Gostaria de saber se entre os outros, vc leu os seguintes:

William Crookes, Alfred Russel Wallace, Frederic William Myers,Oliver J.Lodge, Friedrich Zöllner, Weber, Ulrici, o dr. Frièze e Carl Du Prel, , Alexander Aksakof. ,Paul Gibier,Charles Richet, De Rochas , Gabriel Delane, Camille Flamarion e Cesar Lombroso. Entre outros.Esses pensadores, tiveram a oportunidade de ter contato com o mundo espiritual de algum modo.Alfred Russel Wallace, co-autor da teoria da evolução, conversou com sua mãe já morta, numa sessão de materialização.
Atualização 15: Veja o que disse Alfred Russel: « Eu era um materialista tão completo e tão convencido, que não podia haver em meu espírito nenhum lugar para uma existência espiritual. Mas os fatos são coisas pertinazes, e os fatos me venceram. Os fenômenos espíritas são igualmente provados pelos fatos como em todas as outras... mostrar mais Veja o que disse Alfred Russel:
« Eu era um materialista tão completo e tão convencido, que não podia haver em meu espírito nenhum lugar para uma existência espiritual. Mas os fatos são coisas pertinazes, e os fatos me venceram. Os fenômenos espíritas são igualmente provados pelos fatos como em todas as outras ciências ».

Afirmo-te amigo, pesquisando e buscando, vc encontrará fortes razões para ver a lógica na Doutrina Espírita.
Somente não pode ser igual ao agricultor indolente que diz, semeando nasce, mas semeio não!
Atualização 16: Muitos, até mesmo espíritas, equivocam julgando conhecer a Doutrina Espírita unicamente pelas obras de Kardec.
Kardec é primordial como introdução, mas o espiritismo não esgota aí.
Ele teve um papel de de destaque, mas foi um operário na construção do edifício, firmou as bases.
Atualização 17: Aqui está o link do Felipe Morgan. Vejam.

http://www.mphp.org/racionalismo/sim-sou...
Atualização 18: ++++++++++++++++++++ UPS, As pessoas aqui YR-RE , em sua maioria, não estão dispostas a um debate sério. Quem tem uma fé dogmática, vive a todo o momento te ameaçando com o inferno, quem não tem fé alguma, tenta te rebaixar ao nível do capacho. Como não tenho preocupação com pontuação, e nem a pretensão de... mostrar mais ++++++++++++++++++++
UPS,

As pessoas aqui YR-RE , em sua maioria, não estão dispostas a um debate sério.
Quem tem uma fé dogmática, vive a todo o momento te ameaçando com o inferno, quem não tem fé alguma, tenta te rebaixar ao nível do capacho.
Como não tenho preocupação com pontuação, e nem a pretensão de agradar a todos, serei assim mesmo.Diz Drumonnd que estilo é a limitação que o indivíduo tem que o leva a escrever sempre do mesmo jeito.
Então ser assim é meu estilo.Não quero parecer com ninguém.
Desejo deixar claro que debato idéias e procuro respeitar sempre a pessoa.
Se fui indelicado, que alguém me corrija.

Querida, vc diz:
“Pergunta que correlacione o kardecismo á Física Quântica e eu entenderei, sem esta ciência é o mesmo que dar água todo dia ao camelo: inútil.”

Mas, perdoe-me, vc está sendo radical.
O conhecimento como a ciência, é universalista e particularizado.Necessário se faz expandir o entendimento.
Atualização 19: +++++++++++++++++++++

Laísa S,

Excelente participação.Simples e elevado.
Fácil entendimento com profundidade.
Que bom se tomassem conhecimento com respectiva assimilação.
43 respostas 43