O que significa 13° salário?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Preciso de uma resposta clara e objetiva, para essa questão..
Obrigada a todos
Melhor resposta
O que é: Gratificação Natalina, popularmente conhecida como “13º Salário” é a gratificação a que o servidor faz jus na proporção de 1/12 avos por mês ou fração acima de 15 dias de exercício durante o respectivo ano civil, correspondente ao valor da remuneração percebida em novembro(metade) e dezembro.

O décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da Constituição Federal de 1988. Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

Source:

  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Eu Estrela*** respondido 5 anos atrás
    Clara e objetiva? Aí vai:

    É uma espécie de gratificação paga tradicionalmente pelos empregadores, aos empregados na época do natal, razão pela qual também é conhecida por gratificação natalina.
    É devido a todos os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e corresponde a um salário normal do empregado, desde que seja trabalhados os doze meses do ano, caso contrário receberá proporcional aos meses trabalhados.
    Deve ser pago em 2 (duas) parcelas de 50 % cada, sendo a primeira até o dia 30 de novembro, e a segunda a té 20 de Dezembro de cada ano.
    A primeira parcela, o empregador tem até o dia 30 de novembro para pagar, mas nada impede caso esta seja antecipada a esta data, a critério do empregador ou ainda quando o empregador entrar em férias.
    O valor do 13° salário corresponde a 1/12 do salário por mês de serviço no respectivo ano.
    Para o cáuculo, considera-se mês completo a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias do mês.

    Espero que tenha te ajudado!

    Abraços.....................♥♥♥
    • 2
    • Comentário
  • SOU UM ACTO respondido 5 anos atrás
    Está explicado. basta saberes interpretar
    • Taxa
    • Comentário
  • Dirce. respondido 5 anos atrás


    13º Salário


    O que é: O décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da Constituição Federal de 1988. Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.

    Quem tem direito: Todo trabalhador com carteira assinada, bem como aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos. A partir de quinze dias de serviço, o trabalhador já passa ter direito a receber o décimo terceiro salário.

    Como funciona: O décimo terceiro salário é calculado sobre o salário integral do trabalhador a partir da seguinte fórmula: valor do salário ÷ 12 x nº de meses trabalhados.
    O trabalhador deixa de ter direito a 1/12 avos relativos ao mês de trabalho quando tiver mais de 15 faltas não justificadas no mês.
    As médias dos demais rendimentos como hora extra e comissões adicionais são também somadas ao valor do salário usado como base para o cálculo do décimo terceiro.
    Trabalhadores que só recebem comissão, devem calcular o décimo terceiro baseando-se na média aritmética das comissões recebidas durante o ano.

    Como o décimo terceiro é pago:


    O décimo terceiro é pago em duas parcelas:
    a) A primeira deve ser paga entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, ou por ocasião das férias. Neste caso deverá ser solicitada por escrito ao empregador até o mês de janeiro do respectivo ano. Este adiantamento corresponde à metade do salário recebido pelo trabalhador no mês anterior ao pagamento e a segunda parcela será o saldo da remuneração de dezembro, deduzida da importância que já adiantada ao trabalhador. O prazo máximo para solicitar este adiantamento é 30 de novembro. Ressalta-se ainda que inflação ou aumento de salário não incidem na parcela já antecipada do décimo terceiro salário. O valor da antecipação, para efeito de compensação futura, se manterá fixo em reais, não podendo ser atualizado monetariamente.
    b) A Segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

    Caso as datas máximas de pagamento caiam em domingos ou feriados, eles devem ser antecipados para o último dia útil anterior.
    O trabalhador que não tiver mais de um ano de contratação o décimo terceiro salário será pago na proporção de 1/12 por mês de serviço, ou fração superior ou igual a 15 dias, contados retroativamente do dia 31 de dezembro do ano em curso.
    O valor do 13º salário integral deverá ser igual à remuneração que for devida no mês de dezembro.



    ☺☺☺¸.•*´εïз¨`*•.¸εïз¸....
    ¸.-´¸.-♥´¨) ¸.-♥¨)¸.•*´εïз¨`*•.¸εï...
    (¸.-´ (¸.-` ♥♥Beijos...!!!♥♥♥
    ஐ¸.•*´¨`*•.¸ ¸.•*´¨`*•.¸¸ ஐ♥.-´¯`-.♥¸.•*´εïз¨`*•...

    • Taxa
    • Comentário
  • cidadão alagoano respondido 5 anos atrás
    É um salário extra que as empresas devem pagar aos empregados no final do ano. Antigamente era chamado de "gratificação natalina". Como é um salário a mais, é como se o ano tivesse 13 meses, daí o nome décimo terceiro.
    Por lei, as empresas têm até o dia 20 de dezembro para pagar o 13º integralmente, mas podem pagar metade em novembro e o resto em dezembro.
    • 1
    • Comentário
  • lulluzinha respondido 5 anos atrás
    O 13 º salário é uma gratificação para o final de ano.
    Devendo ser paga ao trabalhador em duas parcelas até o final do ano. O valor dessa gratificação corresponde a 1/12 avos do valor que vc recebe por mês no seu emprego, ou seja é um incremento que podemos contar para nos ajudar no orçamento.
    Espero ter ajudado.
    Bjos
    • 1
    • Comentário
  • meireds57 respondido 5 anos atrás
    Quando vc está trabalhando com a carteira registrada,quando vc compretar um ano de registro vc tem o direito de receber mais um salário igual ao que vc recebe ao mês.

    • Taxa
    • Comentário
  • Katte respondido 5 anos atrás
    O ano tem 12 meses, e o trabalhador recebe por cada mês trabalhado, portanto recebe 12 salários.

    A CLT estabelece q o funcionário tem direito a um salário extra, portanto ao 13º salário (12 + 1).

    Foi objetiva?
    • 1
    • Comentário
  • suel1234 respondido 5 anos atrás
    É o presente de natal do LULA (governo)!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • lúcia respondido 5 anos atrás
    é garantia de um salário extra integral a cada ano, assim como é a remuneração de féria.

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear