Do que são feitos satélites artificiais?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Eu gostaria de saber como é, de que tamanho é, do que é feito e como foi lançado o menor satélite artificial?
Atualização : Especifiquem mais tipo, é só de Titâneo, qual é o formato, qual tamanho ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Baiano respondido 5 anos atrás
Cara vai depender muito da função dele... Normalmente eles não possuem propulsão eles são enviados por foguetes que ao entrar em órbita se desprendem, como os ônibus espaciais.

São geralmente feitos de alumínio, pois se for necessário que eles sejam descartados, o alumínio é um material resistente mas que ao mesmo tempo é facilmente queimado em atrito com a atmosfera, isso evita que caso ele "caia" não atinja o solo.

Existem diversos tipos de satelites artificiais:

Biosatélites --- são satélites projetados para levar ao espaço organismos vivos para experimentação científica.
Satélites miniaturizados --- são satélites com dimensões e massas reduzidas. Hoje, esses satélites são categorizados como minisatélites (500–200 kg), microsatélites (menos de 200 kg) e nanosatélites (menos de 10 kg).
Satélites de energia solar --- são satélites que usam células solares para captar a energia solar e a convertem em um feixe de microondas, transmitido para grandes antenas na Terra por potentes transmissores a bordo do satélite. A energia captada pela antena pode então ser usada como uma fonte alternativa de energia.
Estações espaciais --- são estruturas fabricadas pelo homem e projetadas para permitir que seres humanos possam viver no espaço exterior. Uma estação espacial difere de uma espaçonave. Ao contrário das espaçonaves, as estações espaciais não possuem capacidade de propulsão nem de aterrissagem. Por outro lado as estações espaciais são projetadas para permitir a permanência humana por médios períodos de tempo, que variam de semanas até alguns anos.

Tipos de satélites por função
Armas anti-satélites, --- por vezes chamados de satélites assassinos, são satélites projetados para destruir satélites "inimigos" e outros tipos de alvos em órbita. Tanto os Estados Unidos quanto a antiga URSS têm esses tipos de satélites.
Satélites astronômicos--- são satélites usados para observações astronômicas, tanto no óptico, quanto em outras bandas do espectro eletromagnético.
Satélites de comunicação --- são satélites estacionários utilizados em telecomunicação.
Satélites do Sistema Global de Navegação (GPS) --- são satélites que enviam sinais de rádio a receptores móveis na Terra possibilitando a determinação precisa de sua localização geográfica. A recepção direta do sinal dos satélites GPS, combinada com uma eletrônica cada vez melhor, permite que o sistema GPS determine a posição com um erro de poucos metros, em tempo real.
Satélites de reconhecimento --- são satélites projetados para observação da Terra ou antigos satélites de comunicação utilizados para fins militares ou de espionagem. Pouco se sabe sobre a capacidade real desses satélites, pois os países que os desenvolvem geralmente não divulgam informações sobre eles.
Satélites de observação da Terra --- são satélites projetados para uso não-militar, para, por exemplo, monitoramento ambiental, meteorologia, mapeamento geográfico, etc.
Satélites meteorológicos --- são satélites projetados essencialmente para monitorar o tempo e o clima na Terra.

(trecho retirado do site wikipedia, um ctrl+c ctrl+v)

Por isso não tem como definir o tamanho do satelite, composição, porque existem diversos tipos de satelites, o que se pode fazer é procurar o de cada um

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
bom, vou procurar ser mais específico na próxima pergunta.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • jp respondido 5 anos atrás
    De aço e seus derivados, e todo tipo de metal leve e o mais resistente possível como titânio e outros. Sem falar do equipamento que está por dentro, que são de materiais comums.
    Por ser mais leve e pequeno, provavelmente deve ter tido a propulsão de algum missel no dorso de um avião de grande altitude.
    • 1
    • Comentário
  • Zeca 54_anos de experiência!!! respondido 5 anos atrás
    Existem diversos tipos. Geralmente eles contém dispositivos eletrônicos, baterias, painéis solares e sensores para executar seu objetivo. São feitos de diversos materiais, alumínio, titânio, aço, ligas especiais, etc.
    Veja aqui:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9li...

    .
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear