Qual a diferença entre hortelã e menta?

isso me incomoda

Atualizada:

foi mal eu colocar a pergunta em lugar errado!

16 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    NAO TENHO A MENOR IDEIA.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    A menta dá mais na américa do norte e possui folhas maiores, possui um cheiro mais ardido.

    Já o hortelã é como são paulino dá em qualquer lugar tem folhinhas pequenas e é mais doce

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 6 anos

    São duas plantas diferentes.....

    A menta tem o cheiro mais acentuado (ardido)......

    A hortelã o cheiro é mais adocicado.....

    • Faça login para comentar as respostas
  • papita
    Lv 6
    Há 1 década

    Hortelã tem folhas pequenas enquanto a menta tem as folhas maiores.

    Aroma e gosto bem parecidos. Sendo a menta um pouco mais forte

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    São duas plantas diferentes.....

    A menta tem o cheiro mais acentuado (ardido)......

    A hortelã o cheiro é mais adocicado.....

    As mentas são plantas herbáceas vivazes , compreendendo numerosas espécies, das quais muitas são cultivadas visando suas propriedades aromáticas e condimentares, ornamentais ou medicinais.

    Hortelã é a designação comum a diversas plantas do gênero Mentha, da família das labiadas, mas também são chamadas por vezes de menta.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Hortelã é um vegetal que, na minha opinião, tem sabor mais suave que a menta, que é outro vegetal.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    São 2 vegetais pertencentes a um mesmo gênero mas de espécies diferentes.

    Cá pra mim, o sabor da hortelã é mais suave e eu uso como tempero e o da menta é mais "ardido" como o usado em pastas de dentes.

    Porém no link abaixo diz o contrário... sei lá se é isso mesmo.

    Nunca vi kibe com menta, só com hortelã. E nunca vi pasta de dente com hortelã, só com menta

    No link tem um quadro com 5 diferenças entre as duas, mas ainda acho que está invertido (rs).

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Dã... Nenhuma aqui no sul eh chamada de hortelã e no resto deve ser xamada de menta

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    kara pra mim eu acho que hortela e mais doce e fraca que menta que arde mais

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Menta e hortelã é a mesma coisa... eles só mudaram o nome ( a cor e um pouco do gosto) pra vender mais... porque na realidade, a planta é a mesma !

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Menhta. Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero - além de tantas outras espécies criadas pelo ser humano -, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie mentha piperita e de menta os da Mentha spicata. As demais espécies, como são bem parecidas, costumam variar entre os dois nomes populares. A confusão é comum porque o cruzamento entre as Menthas resulta em plantas parecidas, embora bem diferente biologicamente. Isso faz com que os pesquisadores tenham dificuldades em identificar que tipo de Mentha é. Parte da confusão também se deve ao fato de os nomes populares variarem de região para região. Enquanto no Sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é Mas comum usar hortelã para designar qualquer uma delas.

    Encontrei também esta resposta aqui no YR:

    Sempre que se fala em nomes populares o assunto pode ficar complicado, mas em geral podemos dizer que a hortelã é aquela com as folhas mais redondas (a mais comum, pelo menos em SP), e a menta tem as folhas mais delicadas e pontudinhas. A diferença não é bem no sabor, e sim no aroma; elas têm cheiros levemente distintos.

    Por ser mais comum, se faz mais chá com a hortelâ, mas o chá de menta está cada vez mais comum nos supermercados (procure por chá de menta ou poleo menta, tem em sachês).

    As duas têm um aroma refrescante, porém a menta lembra mais as balas e chicletes vendidos atualmente (trident por exemplo) e cremes dentais, talvez por ser mais comum em outros países; por outro lado a hortelã era mais usada naqueles doces "clássicos" como mentex (aquele de caixinha amarela com pastilhas brancas), chiclete ping-pong, e também muito utilizada em receitas de kibe.

    Se quiser mesmo saber a diferença, tente encontrar saches de chá dos dois tipos e cheire. A diferença é bem sutil, mas muito marcante. Eu prefiro os chás de menta pois são mais refrescantes.

    Beijo de luz*

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.