Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 1 década

Promete ? ( Mário Quintana)?

Sermão de casamento

"Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre:

"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"

Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

- Promete se deixar conhecer?

- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?

- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."

Mário Quintana

19 Respostas

Classificação
  • Summer
    Lv 5
    Há 1 década
    Melhor resposta

Muito bem lembrado por você..

Eu adoro este texto do Mário Quintana, já até o citei num trabalho sobre relacionamentos. Só mesmo uma cabeça como a dele para ter uma visão tão humana dos relacionamentos. Este texto deveria ser lido em todas cerimônias de uniâo entre casais... E se os casais seguissem todos os itens já seria 90% de chances do relacionamento dar certo. Perfeito!!!

.

• Há 1 década

Eu não conhecia esse texto de Quintana, que lindoooo!!

Será que tantas pessoas se casariam??

Ou refletindo sobre o texto iam achar muito complicado e só restaria uma minoria disposta?? rss

Beijos e margaridas na janela

• Anônimo
    Há 1 década

Que bom se tivessemos todas, ou se não todas a maior parte dessas promessa cumpridas? Como seria bom.......

Texto maravilhoso, que bom......

Beijos amado

• Anônimo
    Há 1 década

Já havia postado este texto aqui, e concordo com cada palavra que o grande Mário Quintana escreveu.

Ah! Se o mundo fosse desta maneira, que perfeição...^^

Beijos!

=)

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Luna
    Lv 7
    Há 1 década

Amigo Oculto,

Adoro esse texto!

Talvez, se esses fossem os votos, o número de separações cairia...na mesma proporção que o de casamentos...rs.

.(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) εïз

«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•`.* εïз

(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз

* εïз Beijos!!! εïз *

.(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) ℓυηα gαú¢нα

«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•`.* εïз

(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз * εïз

εïз * εïз εïз * εïз

• AUDREY
    Lv 6
    Há 1 década

Oi!!!

Maravilhoso o texto!!!!!!!

Mas, sabe...que ao longo desses anos de casada...acho que já prometi muitas dessas promessas e faço de tudo para poder cumprí-las!!!!!!!

Acredito que essas promessas se lançam sozinhas no passar dos anos...

Beijos !!!

• Anônimo
    Há 1 década

Apesar de Mário Quintana ser ímpar, eu me pergunto, quem casaria tendo tantas promessas a cumprir....rsrsrs

e com certeza, pouquíssimas seriam as que seriam cumpridas na verdade, por um ou outro...^^

seria um casamento dos "sonhos"; mas independente das "promessas" o texto é genial, como se fosse preciso elogiar algo de Mário Quintana..^^

• Há 1 década

Esse texto do Mário Quintana é jóia, meu amigo....

Mto obrigada por lembrar...

Bjos, amigo!!!

• Há 1 década

Amigo Oculto:

Realmente os votos feitos na igreja de tão simplistas, chegam a ser ridículos

Excelente o texto que você postou. Não conhecia.

Muito sério, fala de realidades do dia a dia. Pequenas grandes coisas

que vão minando a relação no casamento.

Deveria ser um voto bilateral. Vejo muitos *pecaditos* praticados ou por homens, ou mulheres e alguns pelos dois.

Seriam por mim chamados *mandamentos de continuidade*.

Só adicionaria um pequeninho:

_Promete cada dia descobrir como fazer o outro feliz?

LUZ!

• Anônimo
    Há 1 década

Amigo,

Mário Quintana sabia das coisas do relacionamento humano...

Olha esta aqui:

" Nunca diga te amo se não te interessa.

Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem.

Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração.

Nunca olhe nos olhos de alguém se não quiser vê-lo se derramar em lágrimas por causa de ti.

A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo."

Mais esta:

"Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,

aquela dos nossos sonhos.

Não existem príncipes nem princesas.

Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.

O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser."

De babar...não é mesmo?!

Este poeta!

Considerado o maior do século XX.

Beijão, boa noite!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.