O Yahoo Respostas será encerrado em 4 de maio de 2021 (horário do leste) e, a partir de 20 de abril de 2021 (horário do leste), estará disponível somente para leitura. Não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo. Você pode encontrar mais informações sobre o encerramento do Yahoo Respostas e como fazer para baixar seus dados nesta página de ajuda .

Como tratar a epiglote que ficou aberta de repente?

ha dois dias tive um problema de garganta, fui ver como ela tava no espelho, e visualizei uma coisa estranha, atrás da minha lingua. fazendo pesquisas, descobri q isso pode ser a epiglote, é igualzinha o que é relatado nos sites de ciencia: em formato de u, cartilaginosa. Agora eu vejo a olho nu, sei q ela serve p. bloquear q os alimentos vá p. o lugar errado, queria saber pq ela se abriu de vez, e qual o tratamento ??nao tenho convenio tb, alguem conhece um hospital publico de otorrino?

3 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

Olá amigo.

Primeiramente, não há nada de errado com sua epiglote e você não precisa correr a um Pronto-Atendimento.

Realmente, o que você viu no espelho, logo atrás da base da língua é a sua epligote. Devido às variações anatômicas individuais, nem todos conseguem enxergar a epligote com tanta facilidade. E a epligote fica assim mesmo, aberta. Quando deglutimos, alimento sólido ou líquidos, é que ocorre o fechamento dela apenas durante a passagem do alimento, voltando novamente a ficar aberta. Se a epligote ficasse permanentemente fechada, seria impossível respirar! É um mecanismo simples mas engenhoso de proteção das vias aéreas.

Um abraço.

• Anônimo
    Há 1 década

Oi boa tarde estou com dificuldade de digitar hoje .............então vou indicar dois site ótimos

www.abcdasaude.com.br

www.todabiologia.com.br

• DMC
    Lv 7
    Há 1 década

Elis , esse quadro clinico que voce falou não existe. É impossivel para o ser humano ver a propria epiglote simplesmente abrindo a boca ( naqueles poucos onde seria possivel a visualizacao atraves da abertura da boca é necessaria uma abertura tão grande que os olhos ficam desviados para cima , não havendo como olhar no espelho do angulo adequado. Apenas outras pessoas podem visualizá-la) , ela é visualizada sob laringoscopia (sou anestesista , e vejo varias epiglotes todo dia , ao intubar pacientes) ,voce deve estar confundindo as estruturas. Alem disso , a epiglote tem que estar aberta a maior parte do tempo , senão voce não respira , confere? Ela só se fecha e determinados momentos , como na deglutição e no final da expiração , para garantir PEEP fisiologico.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.