• Entretenimento e Música >
  • Piadas e Charadas
  • Entretenimento e Música >
  • Piadas e Charadas

Lendas Brasileiras - Boto Cor de Rosa ...?

  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
É uma das mais conhecidas do Brasil, segundo a qual, o "Dom Juan da Amazônia" encanta homens e mulheres. A cabeça do animal se assemelha á glande humana e a maneira como nada, ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • TONY respondido 6 anos atrás
E faz parte da nossa vastíssima cultura popular brasileira!

Espero que os brasileiros aprendam a dar mais valor para a nossa cultura própria e esqueçam um pouco das culturas que não são originais do Brasil... Do contrário nós iremos perder o que for nossa cultura popular original para viver como um apêndice do exterior.

Valeu.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
Caro amigo TONY, muito obrigado pela visita. Eu concordo plenamente com voce. vlw amigo.
Agradeco a todos pela colaboracao.
  • 1
    0
  • Comentário

Outras respostas (9)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • arcoiris respondido 6 anos atrás
    EU AMEI O SERIADO QUE A GLOBO FEZ DO BOTO NOSSA EU SENTIA COMO SE FOSSE UMA COISA REAL
    • 1
      0
    • Comentário
  • Prick respondido 6 anos atrás
    lindo!!!!
    • 1
      0
    • Comentário
  • Atenas respondido 6 anos atrás
    Ja conhecia , mas foi bom reler e lembrar esa lenda.Ja assisti um filme assim , muito lindo numa praia brasileira. Kiko como sempre é cultura. Pra quem não sabia mesmo sendo lenda é bom conhecer ...
    • 1
      0
    • Comentário
  • ♥Pri♥ respondido 6 anos atrás
    adoro lendas
    • 1
      0
    • Comentário
  • Osvaldo Federal .'. respondido 6 anos atrás
    O boto cor-de-rosa está ameaçado de extinção no Brasil. Sua carne e seu couro são muito preciosos na região da Amazônia, onde eles continuam sendo caçados. Também há uma grande procura pelos olhos do boto cor-de-rosa, considerados amuletos de amor: as pessoas acreditam que quem tem um olho desses arranja namorado ou namorada fácil, fácil.
    • 1
      0
    • Comentário
  • ? respondido 6 anos atrás
    Excelente. Mais uma de nossas lendas. Parabéns, Kiko.
    Agora, se aparecer algum boto cor-de-rosa por aqui, mando ele pra Pelotas. A gaúchada vai adorar.
    • 1
      0
    • Comentário
  • Lilian Tavares respondido 6 anos atrás
    Muito bem explanado amigo, essa como já disse em outra postagem é de todas a minha lenda preferida.
    abraços
    • 1
      0
    • Comentário
  • kfg_64 respondido 6 anos atrás
    Eu não sabia,,,,,,,valeu.
    • 1
      0
    • Comentário
  • dindinha respondido 6 anos atrás
    - Oi Kiko!

    Perfeito o resumo da lenda do Boto Cor de Rosa...
    Eu tive a oportunidade de conhecer no "Mercado Ver o Peso" em Belém do Pará os amuletos dos órgãos sexuais dos botos e também os olhos dos botos. Eles são vendidos nas barracas de ervas secos e curtidos pelo sol, semelhante a uma mumificação, e o curioso é que o povo da região acredita de verdade nesses amuletos.

    Um grande abraço para você!
    • 1
      0
    • Comentário
  • Lendas Brasileiras - Boto Cor de Rosa ...?

    É uma das mais conhecidas do Brasil, segundo a qual, o "Dom Juan da Amazônia" encanta homens e mulheres. A cabeça do animal se assemelha á glande humana e a maneira como nada, subindo e descendo, lembra movimentos sexuais. Para muitos, o boto ora é uma bela mulher, ora um atraente rapaz. Quando uma moça fica grávida, logo se atribui às artes do boto. De acordo com os habitantes, na Amazônia existem dois tipos de boto. O preto, conhecido como Tucuxi, salva os náufragos. Ao vermelho são creditadas peripécias, como sinais inexplicáveis de maternidade e fugas femininas. Dizem que o boto chega a levar a escolhida para um palácio no fundo dos rios. Na figura da mulher leva os caboclos à loucura.

    Quem ainda não ouviu falar nas incríveis façanhas do boto? Não é nem preciso ser paraense ou ainda da região amazônica para lhe conhecer as proezas. O boto já estreou inclusive no cinema, e aqui e ali cineastas amadores fazem novas películas abordando este ser mítico regional.

    O boto tem a faculdade de transformar-se em homem e, nesta condição, seduzir as moças interioranas que costumam dançar nas festas de beira de rio. Como seduz também as que vão tomar banho sozinhas nos rios amazônicos, principalmente se estiverem menstruadas. Como conquista também as que se atrevem a andar em pequenas canoas...

    O boto, diferentemente de outras lendas e mitos que não são encontrados facilmente, são perfeitamente identificáveis e até mesmo classificados cientificamente, sendo a "designação comum aos cetáceos odontocetos pertencentes às famílias dos delfinídeos (marinhos) e platanistídeos (fluviais)", segundo o mestre Aurélio. Já Carlos Rocque ensina que pode ser identificado como Inia geoffrensis o boto branco e Steno tucuxi o boto tucuxi.

    Sobre botos existem mil e uma histórias e mil e uma crenças. Quando uma mulher moradora às margens dos rios da região engravida, não sendo casada nem possuindo companheiro, é certo que se dirá que seu filho é do boto. A fama de conquistador lhe é atribuída e, além de procurar as mulheres jovens e bonitas, casadas ou não, freqüenta festas onde realiza novas conquistas. Às diversões comparece sempre de chapéu à cabeça, diz-que para esconder um orifício que facilmente o identifica como boto. Bem apessoado, anda elegantemente vestido e faz parte da tradição dizer que tem sempre uma espada à cintura. Porém, acabando o encanto, na hora que tem que se transformar novamente em boto, se verá que todos os acessórios que usa são habitantes das águas: a espada é um poraquê, o chapéu é uma arraia, o sapato é um acari, cascudo ou bodó (um tipo de peixe), o cinto é um arauaná (outro tipo de peixe)...

    Dizem que em naufrágios o boto procura socorrer os náufragos. Segundo uma versão, ajudaria apenas as mulheres, até para manter sua fama de conquistador... Noutra, ajuda indiferentemente homens e mulheres. Não são poucas as pessoas que, ao escaparem de morrer afogadas, atribuem - além de a Nossa Senhora de Nazaré - ao boto o seu salvamento.

    Os órgãos sexuais, quer do boto quer da sua fêmea, são muito utilizados em feitiçarias, visando a conquista ou domínio do ente amado. Porém o mais utilizado mesmo é o olho do boto, que é considerado amuleto dos mais fortes na arte do amor. Dizem mesmo que, segurando na mão um amuleto feito do olho de boto, tem que ter cuidado para quem olhar, pois o efeito é fulminante: pode atrair até mesmo pessoas do mesmo sexo, que ficarão apaixonadas pelo possuidor do olho do boto, sendo difícil desfazer o efeito...

    Contam-se várias histórias em que maridos desconfiados de que alguém estava tentando conquistar suas mulheres, armaram uma cilada para pegar o conquistador. A cilada geralmente acontece à noite, onde o marido vai a luta com seu rival e consegue feri-lo com uma faca, ou a tiros ou com arpão... Mas o rival, mesmo ferido, consegue fugir e atirar-se n'água. No dia seguinte, para surpresa do marido e demais pessoas que acompanharam a luta, aparece o cadáver na beira d'água, com o ferimento de faca, ou de tiros ou ainda com o arpão cravado no corpo, conforme a arma utilizada, não de um homem, mas pura e simplesmente... de um boto!
    Entrar 

    para adicionar sua resposta

9

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear