O que significam as palavras: Arquétipo e Estereótipo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Karol respondido 6 anos atrás
ARQUÉTIPO



[Do gr. archétypon, "modelo", "padrão".] Termo proposto em 1919 por Carl G. Jung, psicólogo e psicanalista suíço (1875-1961), para designar o conjunto de imagens psíquicas do inconsciente colectivo que são património comum de toda a humanidade: "São sistemas de prontidão para a acção e, ao mesmo tempo, imagens e emoções. São herdados junto com a estrutura cerebral - constituem de facto o seu aspecto psíquico. Por um lado, representam um poderoso conservadorismo instintivo e são, por outrolado, os meios mais eficazes que se pode imaginar de adaptação instintiva." (Mind and Earth, The Collected Works, vol.10, 53). O conceito de arquétipo é, contudo, já localizável em Platão, no seu tratamento das ideias formais ou arquétipos (o Bem, o Belo, a Bondade, a Verdade, etc.).PRIVATE O conceito entrou na literatura através dos trabalhos de antropologia cultural de James G. Frazer e dos trabalhos de psicologia de Carl G. Jung. Maud Bodkin contribuiu também para a afirmação do termo na crítica literária com Archetypal Patterns in Poetry: Psychological Studies of Imagination (1934).

A literatura ocidental, em particular, tem conhecido arquétipos exaustivamente tratados em temas religiosos, mitológicos, lendários ou fantásticos: "O conteúdo arquetípico exprime-se, em primeiro lugar, e sobretudo, na forma de metáforas. Se tal conteúdo fala do sol e o identifica com o leão, o rei, o tesouro de ouro guardado por um dragão, ou a força responsável pela vida ou pela saúde de um homem, ele, entretanto, não é nem uma coisa nem outra, mas o terceiro desconhecido, que encontra uma expressão mais ou menos adequada em todos estes símiles e que, mesmo assim, permanece desconhecido (...) e não se encaixa em nenhuma fórmula." (The Psychology of the Child Archetype, The Collected Works, vol.9i, 267). Jung distingue ainda como principais arquétipos a sombra, o velho sábio, a criança e o herói-criança, a mãe ("Mãe Primordial"/"Mãe Terra"), a virgem, a anima (o feminino do homem) e o animus (o masculino da mulher). Estes e outros arquétipos (imagens primordiais como o paraíso perdido, os irmãos inimigos, o círculo, a rosa, a serpente, etc. ou stock characters como o Don Juan, a femme fatale, o herói e o anti-herói, o mágico e o alquimista, o braggadocio, etc.) permanecem sempre intactos e inalteráveis qualquer que seja o tratamento literário que sofram. Um arquétipo é sempre atavista e universal. Um exemplo concreto, pode ser o modelo dos africanos que nos é dado no romance de Alexandre Pinheiro Torres A Nau de Quixibá (1976; 2ªed., 1989), na personagem Mutamba, padrão de todos os angolares: "«O Padrinho acha que o Mutamba é um arquétipo.» «Um arquétipo? (...)» «Sim, um arquétipo», desafiou-me. «O da solidez, o da fidelidade a um lugar, mesmo que seja o mais aspérrimo do universo, o do sacrifício, o da tenacidade, o que tu quiseres, de que a nossa educação e civilização, mal encaminhadas, parecem haver-nos afastado sem remédio.» (p.214).

No seu livro clássico Anatomy of Criticism (1957), o crítico canadiano Northrop Frye desenvolveu um modelo de crítica literária - a crítica arquetípica - baseado na teoria dos arquétipos, que o antropólogo britânico J. G. Frazer havia já abordado em The Golden Bough - A Study in Magic and Religion (1890-1915; publicado em 1922 numa edição completa de 12 vols.), fazendo um estudo mitológico comparativo que se tornou referência obrigatória para o estudo dos arquétipos.

Numa outra acepção, o arquétipo designa ainda, em ecdótica ou crítica textual, o manuscrito que dá origem a cópias ou apógrafos.

ESTEREÓTIPO:

É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. É um esquema simplista mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta. Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada.

Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.

Source:

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
========================================...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥... THE BEST ANSWER ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥...

======================================...
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Menina Veneno (6 respondido 6 anos atrás
    Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade.

    Arquétipo: O termo "arquétipo" é usado por filósofos neoplatônicos, como Plotino, para designar as idéias como modelos de todas as coisas existentes, segundo a concepção de Platão.

    SIMPLES ASSIM..
    Esperom que tenha te ajudado

    bjos

    Fonte(s):

    www.wikipedia.com.br
    • 1
    • Comentário
  • AMIGA respondido 6 anos atrás
    ARQUÉTIPO - Modelo dos seres criados

    ESTEREÓTIPO - Chavão, lugar comum
    1-(Tipografia) Algo impresso por estereotipia
    2 -Conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, freqüentemente depreciativa.
    Ela é uma prova de que o estereótipo da mulher bonita e burra é falso.
    3 - lugar-comum


    • Taxa
    • Comentário
  • Helio A respondido 6 anos atrás
    procure num dicionario por acaso temos cara de dicionario?
    • Taxa
    • Comentário
  • respondido 6 anos atrás
    Arquétipo - É a formulação da resultante de inúmeras experiências típicas da série de ancestrais. São padrões de caráter universais originários do inconsciente coletivo e constituem o alicerce da mitologia, religião, lenda e contos de fadas. Os instintos são as manifestações dos arquétipos, isto é , impulsos criadores provenientes do inconsciente. Os mitos são a linguagem dos arquétipos. Por isso nos mitos se pode contemplar a história da humanidade. Povos inteiros encontram neles a expressão de suas características. Jung não foi o criador da palavra arquétipo. Ela tem sido usada há séculos e significa o padrão original, ou protótipo a partir do qual se fazem cópias.

    http://br.geocities.com/ps_italo/glossar...

    Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estere%C3%B...

    • Taxa
    • Comentário
  • Pedro hvm respondido 6 anos atrás
    Arquétipo:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arqu%C3%A9tipo


    Estereótipo:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estere%C3%B3tipo

    Fonte(s):

    http://pt.wikipedia.org/
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear