Água gelada, ou água morna em pão francês? Qual a diferença?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Alguém poderia me responder essa pergunta, ultimamente tenho feito pães de diferentes jeitos. Uns saem bons e outros saem ruins ou batumado. Queria saber de boas dicas para deixar o ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Mary C respondido 6 anos atrás
olá,
A grande diferença entre usar agua gelada ou agua morna é o tempo que vai levar o fermento para começar a agir.
Então sempre é melhor usar água morna.
Quanto a ficar "embatumado!", o problema não é a temperatura da água que você usa e sim o tempo e a força que você usa para "sovar " a massa. Quanto mais "sovada", mais aerada e mais macia ela vai ficar.
Então use a força e bata bem a massa para obter sempre um pão bem fofinho.
E nunca se esqueça de deixar a massa descansar, depois que ela já tiver sido bem sovada, ante de levar ao forno, que deve já estar bem quente quando receber o pão para ser assado.
Espero ter passado para você todas as dicas necessária para se fazer um pão fofinho e gostoso.

Classificação e comentário do autor da pergunta

4 de 5
Obrigado, a tua resposta foi mais informativa. Espero que de certo pela sua dica.
Obrigado.
  • 1
  • Comentário

Outras respostas (5)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • caribbean.s respondido 6 anos atrás
    Se o clima estiver frio agua monra. Para agilizar a fermentação.
    Se o clima estiver quente agua temperatura ambiente.
    • Taxa
    • Comentário
  • carlos respondido 6 anos atrás
    Pilha de farinha, fazer buraco no centro.
    Colocar água morna (ou leite) no buraco, colocar o fermento, biológico de preferência, polvilhar um pouco de açúcar sobre a água e mecher.
    Na borda mais externa da farinha colocar um fio de óleo generoso e o sal polvilhado. Não deixe o sal cair na zona do fermento.
    Deixar o fermento crescer bastante.
    Depois que o fermento tiver crescido misture a massa, sove e deixe descançar coberta com um pano. A massa crescerá, após um bom crescimento reamasse e sove a massa.
    Unte a forma que assará o pão e coloque a massa.
    Leve ao forno em fogo baixo. Só suba a temperatura do forno quando o pão estiver bem crescido com a forma definitiva.
    • Taxa
    • Comentário
  • Lighit B respondido 6 anos atrás
    A agua gelada não combina com o fermento,tá arriscado a batumar!
    • Taxa
    • Comentário
  • Aghata respondido 6 anos atrás
    Oiee

    O que vc tem q saber eh a temperatura ambiente, s estiver em um lugar muito frio com crtz deve usar agua morna,ou entao a massa num "vem" nunca, mas s onde estiver for quente demais entao use fria ou msm gelada, senao a massa "vem" rapido demais e vc nao vai ter tempo d trab ela como s deve
    Use o bom senso e va fazendo seus testes

    Espero ter ajudado
    Bjins
    • Taxa
    • Comentário
  • Summer respondido 6 anos atrás
    A água morna facilita o fermento dissolver, fermentar mais rápido e crescer a massa. Qualquer tipo de pão que você for fazer (inclusive massa de pizza), sempre use água morna.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear