Anônimo
Anônimo perguntou em Casa e JardimOutras - Casa e Jardim · Há 1 década

como funciona o Climatizador de ar ? consome menos energia? é portatil? gela tipo igual um ar 7.500 btu?

ajuda ai pq eu preciso comprar um, pq ar condicionado não pode no meu prédio pq não da pra quebrar parede !!!

3 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Esse aparelho funciona com base no fato de que a evaporação da água é um processo endotérmico, ou seja, só se dá se algo der calor à água. No caso do climatizador esse algo é o ar.

O climatizador funciona de forma a fazer circular o ar sobre a água, forçando a evaporação, o que faz com que a água baixe a temperatura do ar.

Como dito acima pela nossa colega, quando mais úmido o ar, tanto mais difícil será fazer a água evaporar, logo, ambientes onde o ar for mais seco, serão mais beneficiados.

A temperatura poderá diminuir até 8°C com o climatizador, ou seja, estando o ambiente com 25°C, o ar poderá chegar a 17°C, neste caso, poderá substituir com vantagens o ar condicionado, uma vez que este, além de gastar mais energia elétrica, deixa o ambiente seco.

O consumo do climatizador é muito mais baixo do que o do ar condicionado, uma vez que não usa o compressor, parte mais perdulária do aparelho de ar condicionado.

Algumas lojas já se utilizam desses aparelhos, e a sensação que sentimos quando entramos é a de que o ar condicionado está ligado.

• Há 1 década

tô pesquisando justamente sobre isso pq quero comprar um (por isso achei sua perg) e posso te dizer o q já descobrí.

Se o lugar onde vc mora tiver umidade acima de 75 só vai funcionar como circulador de ar.

p saber, basta vc ir num site de clima (eu fui no do UOL) e pesquisar sobre sua cidade; da p ver a média de umidade e a temperatura.

Ele ñ funciona p refrigerar o ar, o q ele faz é amenizar a temperatura pelo fato de circular o ar úmido produzido pela evaporação da água q vc coloca no aparelho.

Tbm ñ serve p grandes espaços pelo q pude observar (mas ñ posso garantir sobre isso)

Com certeza ñ substitui um ar condicionado, mas a vantagem é q ñ seca o ar e gasta pouca energia.

Parece q colocar gelo no lugar de água melhora a temperatura, coisa q tbm ñ posso garantir pq só sabe quem já testou.

Enfim, eu to pensando mesmo em comprar pq no meu caso parece q vale a pena, mas só vou saber q comprar.

Espero ter te ajudado.

• Há 5 anos

entao vc nao sabe de nada

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.