Manchas brancas nas unhas indicam alguma deficiência de nutrientes no organismo?

Meu netinho de 2 anos está com as unhas das mãos tomandas de manchas brancas. Receio que esteja com alguma deficiência no organismo. Agradeço, desde já, quem me esclareça.

8 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    AVALIAÇÃO NUTRICIONAL PELA ANÁLISE DAS UNHAS?

    Na segunda semana de Maio de 2008, foi publicada na revista Isto É uma matéria falando sobre a importância da análise das unhas em alguns diagnósticos de possíveis doenças. Como a Nutrição Funcional se baseia, dentre outras análises, em sinais e sintomas, entendemos como é importante uma observação clínica bem realizada.

    Entre outras partes do corpo a unha nos diz muito sobre como está a condição nutricional, e por conseqüência, a saúde dos pacientes. Frequentemente podemos encontrar indivíduos com manchas brancas nas unhas, o que pode identificar, por exemplo, uma deficiência de selênio e/ou zinco. Confrontando esta informação com outros sinais e sintomas, há indicação de qual destes nutrientes provavelmente será o causador do sintoma, além da avaliação do consumo alimentar, pois, por exemplo, no Sul do Brasil, há um consumo bom de alimentos fonte de selênio, ao contrário de outras regiões do Brasil. Mas claro que isso depende da soma das condições apresentadas pelo indivíduo.

    Sendo assim, sabe-se que uma deficiência de selênio pode comprometer o funcionamento do nosso sistema antioxidante endógeno e da glândula tireóide; e se o paciente tiver outros sintomas associados a tireóide, isso vai levar o nutricionista a ter uma conduta diferenciada, muitas vezes utilizando-se de suplementação, introdução de mais alimentos fonte e até encaminhamento para o médico especialista para realização de exames laboratoriais para que haja um tratamento adequado caso seja necessário.

    Agora, por exemplo, se for um sinal de deficiência de zinco, pode indicar que a pessoa tem uma má digestão, pois a formação do ácido clorídrico (substância que faz a digestão em nosso estômago) é dependente deste mineral. Muitas vezes essa suspeita é confirmada pelo próprio paciente por relatar uma má digestão, estufamento abdominal e azia. Sendo que esta baixa produção de ácido clorídrico faz com que os nutrientes sejam poucos absorvidos e possam com o passar do tempo se tornar também deficientes, prejudicando ainda mais o estado geral de saúde deste indivíduo.

    Entretanto, devemos analisar sempre os outros sintomas relatados pelo paciente, pois muitas vezes podem indicar algum outro tipo de deficiência, ou até mesmo um excesso de algum nutriente. Além disso, associando o sintoma de manchas brancas nas unhas, as unhas quebradiças indicam deficiência de outros nutrientes, como ácido linoléico, cálcio, ferro e zinco.

    Portanto, um atendimento nutricional adequado é aquele que analisa minuciosamente o paciente, para que seja possível identificar todos os sinais e sintomas que irão auxiliar o nutricionista a identificar a melhor estratégia para promover o equilíbrio do organismo. Pois se, podemos identificar tantas alterações no organismo ao analisar apenas as unhas, imaginem quantos sinais e sintomas nosso corpo demonstra e muitas vezes passam despercebidos? Por isso, uma avaliação Nutricional Funcional bem realizada, pode não só nutrir o paciente como agir na prevenção, controle e tratamento de diversas doenças que muitas vezes podemos achar que não tem relação direta com a alimentação.

    Esse texto é muito informativo...

    Mais o que informa e esclarece as duvidas são os médicos...

    Por isso o melhor a fazer é procurar um para não fikar com duvidas nenhuma!!

    Muitos beijinhus em vc e em seu netinhooo!!

    Espero ajudar!!

  • Há 5 anos

    Tem uma matéria super interessante neste blog dá uma olhadinha http://blog.lookdasunhas.com.br/o-que-sao-aquelas-...

  • Há 1 década

    Estudei em Ed. Física que é excesso de Cálcio no organismo... Já que o corpo não necessita de tanto, ele elimina pelas unhas (que são feitas de celulas mortas)...

    Pode ficar tranquila.. eu também tinha muito isso...

    Meus avós diziam que sempre que eu mentisse aparecia uma manchinha... kkkk

  • Há 1 década

    Falta de Cálcio

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Frequentemente podemos encontrar indivíduos com manchas brancas nas unhas, o que pode identificar, por exemplo, uma deficiência de selênio e/ou zinco. Confrontando esta informação com outros sinais e sintomas, há indicação de qual destes nutrientes provavelmente será o causador do sintoma, além da avaliação do consumo alimentar, pois, por exemplo, no Sul do Brasil, há um consumo bom de alimentos fonte de selênio, ao contrário de outras regiões do Brasil. Mas claro que isso depende da soma das condições apresentadas pelo indivíduo.

  • Anônimo
    Há 1 década

    Realmente esse sintoma pode estar relacionado ao consumo inadequado de algum nutriente, principalmente o selênio. No entanto, esse tipo de diagnóstico só é possível mediante uma avaliação nutricional e uma avaliação de sua ingestão alimentar. O ideal é você procurar um nutricionista e, de forma alguma, tomar vitaminas e minerais sem acompanhamento nutricional.

    Boa Sorte!!!

  • Há 1 década

    Bom, as manchas brancas nas unhas são muito comuns, e não significa doença. Pode ser provocada por vários motivos:

    A deficiência de zinco pode provocar essas manchas brancas. Mas a causa mais comum são traumas na junta da unha, que fica abaixo da cutícula e é muito sensível - normalmente por causa de manicures perfeccionistas ou batidas e pancadas quando se trabalha muito com a mãos.

    Se tomar cuidado para não bater as unhas não resolver o problema, você pode tomar um suplemento com zinco (peça ao farmacêutico) durante 3 meses ou ingerir alimentos que contenham este mineral. Carne vermelha, ovos, levedo de cerveja e sementes de abóbora são ótimas fontes naturais.

  • os meninos e meninas da minha escola dizem que essas manchas são sinais de sorte.

    + eu não sei se é verdade.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.