Vamos criar um Grupo de Discussões do YR no Yahoo Groups?

O crédito pela idéia pertence ao usuário Pocca, na resposta que ele deu à minha pergunta anterior “Vamos postar e divulgar novos artigos sobre Astronomia e Espaço?”

Eu proponho que criemos um grupo com um título bem alusivo à nossa participação no YR, tipo “Participantes do YR Astronomia e Espaço”.

Para definir o perfil do grupo, seria bom se todos participassem.

NOTA: Essa é a terceira vez que tento postar esta pergunta. Ela sempre caia no “lmbo” (como me explicou o Rocca) do YR, aparentemente porque incluí um link! A pergunta só aparecia no meu perfil!

Atualizada:

PARA TODOS - Um “Grupo de Discussão” permite criar espaço para troca de mensagens relativas a um assunto específico ou para reunir um grupo de interesse comum em listas de discussão por meio de um Web site e grupo de e-mail.

Como funciona? Você pode mandar um texto, artigo, etc. para todos os que pertencem ao grupo através do e-mail do grupo.

Qual a diferença para o Yahoo Resposta? No YR nós estamos sempre respondendo ou perguntando questões, mas não é um espaço de aprofundamento, não se debatem as questões. O YR é um espaço aberto e acessível a todos, sem exceção. O Grupo focaliza apenas as pessoas realmente interessadas em se aprofundar em Astronomia, que receberão sempre mensagens do grupo no e-mail que cadastrarem no site do Yahoo.

Pessoalmente pertenço a alguns Grupos de Discussão sobre Hipnose. A troca de experiência com profissionais e estudantes dedicados tem sido excelente para todos!

Para saber mais:http://help.yahoo.com/l/br/yahoo/groups/

2 atualizadas:

Acho interessante que tenhamos o nosso próprio grupo, e não ingressar em um grupo já existente, até mesmo para consolidarmos nossas amizades!

3 atualizadas:

Pocca - Excelente!

17 Respostas

Classificação
  • POcca
    Lv 6
    Há 1 década
    Melhor resposta

Para balizar a discussão, vejam as regras do maior grupo sobre astronomia do Yahoo!Groups BR (ClubedAstronomia, com 1.437 associados):

1. Tema da lista

A lista CdA é orientada a discussões e divulgação de temas relacionados a Astronomia e suas diversas áreas. Incluem-se nessas áreas: Astronáutica, Astrofotografia, Astrofísica, Cosmologia, Telescópios, Exobiologia e outras subdivisões. NÃO são bem-vindos assuntos como ufologia, astrologia, esoterismo, política, religião, ou qualquer outro que não seja diretamente relacionado a ASTRONOMIA.

2. Envio e recebimento de mensagens

Ao receber um email da lista, você poderá identificá-lo facilmente através das letras "[CdA]" no campo de assunto.

Para enviar suas mensagens para a lista, mande para o email ClubedAstronomia@yahoogrupos.com.br

Evite enviar mensagens com anexos de email ou imagens muito pesadas (mais de 300 kb), pois esta prática pode dificultar o recebimento e visualização das mensagens por parte de alguns usuários.

Em algumas ocasiões a lista veicula um grande número de emails. Se você preferir receber apenas um resumo diário de todas as mensagens, entre no endereço http://br.groups.yahoo.com/group/ClubedAstronomia/... e marque a opção de recebimento "Resumo diário". Não se esqueça de salvar esta alteração.

Ao responder um email da lista, elimine as partes da mensagem original que não têm relação com sua resposta.

IMPORTANTE:

- As mensagens de usuários que acabaram de se associar são moderadas (ou seja, precisam da aprovação do moderador antes de seguir para a lista). Isto é necessário para evitar o envio de spam e emails fora dos temas permitidos.

- Em raras ocasiões o Yahoo Grupos demora para veicular emails para a lista, ou as mensagens se perdem. Portanto, ao enviar um email, aguarde algumas horas até que ele apareça na lista.

- O Yahoo Grupos suspende temporariamente sua assinatura toda vez que sua caixa postal está cheia.

3. Seviços disponíveis através do Yahoo Grupos

O Clube d'Astronomia permite que seus membros enviem links, fotos e arquivos relacionados a Astronomia através dos servidores do Yahoo Grupos. Acesse o endereço http://br.groups.yahoo.com/group/ClubedAstronomia e escolha a opção desejada no menu à esquerda. Sempre que possível, crie uma pasta com seu nome para enviar suas fotos ou arquivos.

4. Regras de convivência

Como dito no tópico 1, a lista CdA é orientada a um tema: Astronomia. É PROIBIDO aos usuários abordar assuntos alheios a este tema. Também são proibidas mensagens contendo ofensas a QUEM QUER QUE SEJA, bem como promoções pessoais, religiosas, ideológicas, políticas, ou qualquer outra que não seja de cunho científico e astronômico. NÃO são bem-vindas mensagens particulares a outros usuários que não estejam diretamente relacionadas a alguma discussão em voga. É proibido também o envio de emails publicitários. É permitido fazer divulgação de sites relacionados à Astronomia e suas áreas, mas, sempre que possível, comunique o moderador da lista antes de fazê-lo.

Em caso de desrespeito a quaisquer regras aqui estabelecidas, ou de práticas que inviabilizem a boa convivência entre os usuários da lista, as reclamações devem ser enviadas ao moderador para que sejam tomadas as devidas providências.

5. Punições

O usuário que desrespeitar qualquer uma das regras da lista passará a ser moderado sem aviso prévio. Dependendo da gravidade, ou se o usuário persistir no erro, o mesmo será banido da lista.

6. Endereços do Clube d'Astronomia

Site: http://www.cda.ngc7.com

Comunidade Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=471782

Yahoo Grupos: http://br.groups.yahoo.com/group/ClubedAstronomia

Assinar: ClubedAstronomia-subscribe@yahoogrupos.com.br

Enviar mensagem: ClubedAstronomia@yahoogrupos.com.br

Cancelar assinatura: ClubedAstronomia-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Moderador da lista: ClubedAstronomia-owner@yahoogrupos.com.br

---------------------------------------------------------

Espero que ajude na montagem das regras do nosso futuro grupo.

• Há 1 década

Em cursos de graduação é muito comum as turmas terem um grupo no yahoo groups. É uma forma de ter as pessoas do grupo juntas além de permitir que todos discutam e debatam idéias.

Com o yahoo groups vc pode receber as mensagens que os membros mandam no seu próprio e-mail, o que facilita muito, já que no YR você teria que ficar peneirando perguntas, procurando de pessoas sérias perguntas e tal.

Como todos que estão no YR já têm conta mesmo no yahoo, então seria fácil entrarem no yahoo groups.

Tb concordo que seria melhor criar um grupo do que entrar em um já existente, pois primeiro que as pessoas do YR tem muito mais contato entre si do que com o pessoal dos fóruns já existentes e segundo, porque acho que o grupo teria peculariedades que não seriam atendidas em um já existente.

Acho que para dar certo o que vocês querem seria importante:

1 - Escolha do(s) moderador(es) (acho que ter tipo uma comissão seria o ideal) - deveriam ser pessoas sérias e confiáveis. (Quem sabe uma votação aqui no YR - A&E não seria uma boa? Ai poderia pegar tipo os 5 participantes mais votados na eleição) Lembrando que teria que ter alguém que além de entender de A&E, entendesse um pouco tb de informática e de fóruns.

2 - Criação de regras para o grupo. (É A PARTE MAIS IMPORTANTE DE UM GRUPO E A QUE MAIS SE DEVE TER ATENÇÃO!! - falo por experiência) Para não virar mais um YR e perder o interesse como foi citado anteriormente, acho que seria importante que uma das regras fosse justamente sobre o que poderia ser mandado no grupo, inclusive se seria permitido enviar mensagens não relacionadas à A&E (acho que o ideal seria que fosse exclusivamente mensagens sobre A&E, senão iria virar mais um YR).

Também seria interessante pesquisar alguns fóruns para ver as regras usadas para ter-se uma base para a criação das regras do grupo. (Aliás o POcca já fez e essas regras que ele mandou estão muito boas, só adapatar uma coisinha ou outra...)

A princípio acho que deveriam ser aceitas todas as pessoas - acho que essa coisa de ficar escolhendo quem vai entrar pode causar equívocos e sinceramente, acho discriminativo tb, não gosto disso (fora que dá mais trabalho tb pro moderador).

Aceita todos, mas quem viesse a desrespeitar as regras de forma grave (ai viria o papel daquela pessoa que entende do funcionamento de informática e do grupo) seria expulso do grupo.

Acho interessante que as regras fossem criadas/discutidas por estes moderadores (comissão) escolhida por votação anteriormente.

Acho que o grupo deveria ser criado só depois de terem a comissão escolhida e as regras prontas . (Não esquecer divulgar o endereço do grupo aqui no YR - A&E hehe)

Bem acho que é isso rs

Não entendo mto de A&E mas precisando de ajuda em coisas de gerenciamento de grupo e tal, estou às ordens (sou gerente há uns 4 anos de um grupo de truco online no msn groups - http://groups.msn.com/trucolegal e tb sou participante de grupos do yahoo, então entendo um pouquinho)

Kisses

=**

• A idéia é interessante, mas é preciso definir bem o assunto pois se for só para discutir astronomia existem centenas de grupos. Eu já participo de quase duas dúzias de grupos.

Como sugestão, o tema poderias ser voltado ao que se vê por aqui no YR A&E.

Haveria moderação quanto a assuntos não correlatos?

Haveria restrição de membros "não gratos"?

Que acham?

.

• Há 1 década

Tambem quero participar, envia o link pra mim. uatila_xavier@hotmail.com

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

Nào entendi, é um grupo sobre o Y!R ou sobre astronomia???

Se for sobre astronomia tô dentro! :O)

Na realidade existe um grupo no Y!G do Casb, Clube de Astronomia de Brasilia. Só que como era muito elementar acabei saindo. De qualquer forma, no lugar de criar um novo talvez seja melhor entrarmos nele. Tenho certeza que o Marcelo Domingues iria gostar!

-----------------

Eduardo,

Eu acho interessante mas tudo depende do nivel, senão acaba sendo mais um Y!R onde os novatos perguntam e os veteranos respondem.

Eu já participo de alguns como o ATM-BR, IPA-BR entre outros de astronomia. Participo tb de grupos de aero/nautimodelismo, informática, eletronica e até de ferrimodelismo escala Z da Marklin.

Ou seja, não sobra muito tempo. Por isso eu acho que esse grupo tinha que ter "algo mais" que justifique a sua criação e pra os membros não irem aos poucos caindo fora!

• Há 1 década

Edu, apoioadissimo, posso fazer o possivel para botar essa ídeia em pratica, já que é muito dificil achar alguem pra conversa sobre isso, ainda mais na minha idade, porem nao sei como funciona esse yahoo groups se você quiser deichar uma mensagem la pra mim me explicando, posso ajudar sem problemas.

• Danilo
    Lv 4
    Há 1 década

Apoiado!

• Anônimo
    Há 1 década

Não sei como funciona Yahoo Groups. Mas sou a favor. Embora nada impede de escrever livremente aqui mesmo no Respostas. Sou a favor, sim.

• Anônimo
    Há 1 década

Apoiado, chiquérrimo! Quero fazer parte também. Beijos, flores nos vasos.

• Há 1 década

tô dentro edu...

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.