Sou Professor formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, curso dioturno devido as aulas de campo e muitas viagens, no início da década de noventa.
Antes de adentrar a Universidade para os estudos da Licenciatura Plena, ouvia relatos das dificuldades no sistema educacional do Brasil.
Aprendi na prática que ouvir é uma coisa.
Vivenciar a situação "in loco" é bem diferente.
Antes da formatura, durante o estágio trabalhei nas melhores escolas centrais da capital para lecionar.
O meu primeiro emprego de Professor titular foi na periferia da cidade, distante da minha casa há mais de vinte e cinco quilômetros de distância e no período nortuno.
Época em que você assinava o contrato no mês de Fevereiro e só recebia o primeiro salário no mês de agosto ou setembro, quando tinha sorte.
Detalhe, o salário do Professor NS era igual ao salário do Auxiliar de Serviços Gerais, com a diferença que você recebia uma gratificação denominada "Pó de Giz", o equivalente a cem por cento do salário pago, ou seja, dois salários mínimos e com todos os atrasos.
No primeiro momento trabalhei com empolgação, percebi que a metodologia de ensino utilizada não se aplicava a realidade social da periferia, alterei o procedimento trabalhando com a realidade local.
Tenho origem da educação tradicional, onde alunos estudiosos são premiados com as melhores notas, menções e a devida aprovação.
Me deparei com uma realidade um tanto distorcida e situação crítica com alunos oriundos de "Gangues violentas", lidavam com tráfico de drogas, fui ameaçado de morte e várias vezes o ônibus que eu utilizava no final de noite era atingido por pedaços de concretos e por pura sorte uma dessas pedras não pegou em cheio a minha cabeça.