Que agência espacial lançará uma missão de exploração da Lua em outubro de 2008?

Atualizada:

Jean K: vai estudar e aprender, ok? não fique pagando mico.

2 atualizadas:

Quando fiz a pergunta 6 dias atrás praticamente não havia nada publicado sobre essa missão. Assim resolvi escrever sobre isso em 11 de outubro, aqui:

http://eternaaprendiz.wordpress.com/2008/10/11/ind...

3 atualizadas:

Hoje, 13 de outubro, a situação é diferente, até a NASA, que está colaborando na missão já publicou notícia sobre isso...

http://nssdc.gsfc.nasa.gov/nmc/spacecraftDisplay.d...

\o/

7 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Em nenhuma fonte supracitada achei que seria em outubro, mas fala que é este ano.

    India explorará a Lua

    India anunciou os planos de explorar a Lua e enviará uma nave não tripulada em 2008.

    A Indian Space Research Organisation (ISRO) (Organização de Pesquisas Espaciais da Índia) chama o projeto de vôo para a Lua de "Chandrayan Pratham", que tem sido traduzida como a Primeira Jornada para a Lua ou "Moonshot One".

    O Chandrayan-1 de 1.157 libras seria lançado em 2007 ou 2008 de Índia em um próprio Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV) (Veículo de Lançamento de Satélite Polar ) .

    No início, a nave espacial rodearia a Terra em uma geosynchronous transfer orbit (GTO) (órbita de transferência geosíncrona). Daí, ele voaria em uma órbita polar da Lua aproximadamente 60 milhas acima da superfície lunar.

    A missão Chandrayan-1 poderia transportar raio x e espectrômetros de raio de gama e poderia enviar de volta dados que os cientistas na Terra usariam para produzir um mapa digital de alta resolução da superfície lunar.

    Os objetivos principais do projeto são a fotografia de alta resolução da superfície lunar. O espaço a bordo do satélite também estará disponível para instrumentos de cientistas de outros países.

    http://www.spacetoday.org/India/IndiaMoonFlights.h...

    ****

    Já neste site:

    http://www.theregister.co.uk/2008/10/07/india_moon...

    fala que será dia 22 de outubro o lançamento

    Missão indiana para a lua é para dia 22 de outubro

    (notícia quente e fresca, de hoje hehe)

    A Índia é toda estabelecida para lançar a sua primeira missão não tripulada à Lua no dia 22 de Outubro - a sonda Chandrayaan-1, que inspecionará por dois anos a superfície do nosso satélite com um conjunto de equipamentos de alta resolução.

    De acordo com a BBC, o lançamento foi planejado para abril, mas foi adiado por "problemas técnicos". A missão de $83 milhões envolve outros seis países, incluindo os EUA. A Agência Espacial Européia tem contribuído com 3 instrumentos científicos do total de 11 a bordo:

    Uma Terrain Mapping Camera (TMC) (Câmera de Mapeamento de Terreno ), desenvolvida para "mapear a topografia tanto do lado perto quanto do longe da Lua e preparar um atlas tridimensional com alta resolução espacial e de altitude"; o Lunar Laser Ranging Instrument (LLRI) (Instrumento Laser para Lunar ("para fornecer faixas de dados para determinar a altitude exata da nave espacial acima da superfície lunar "); e o High Energy X-ray Spectrometer (HEX) (Espectômetro de Raio-X de Alta Energia), que é descrito como o "primeiro experimento para estudos espectrais da superfície do planeta sob altas energias de raio-x usando detectores de boa resolução de energia.".

    Como nos lembra a BBC, o projeto é "muito ambicioso" e "lixeira de recursos" para uma nação onde "milhões ainda necessitam de serviços básicos". Todavia, o programa espacial altamente ambicioso da Índia inclui o despacho de uma missão tripulada à Lua "nos poucos próximos anos". ®

    *****

    Para quem não sabe, na Índia tem grandes pesquisadores, pessoal mto bom em matemática, informática e tal...

    Kisses

    =**

  • Anônimo
    Há 1 década

    OI, CARA; beleza?

    BEM, os sites abaixo falam disto; pode crer?

    http://Astronomiaemfortaleza.blogspot.com/2008_08_...

    http://Pinaculos.blogspot.com/2006_12_24_archive.h...

    Desculpe por responder tão rápido; mas estou quase indo dormir, e não sei se a Pergunta ficará aberta depois; tudo bem?

    E quanto a quem respondeu mal: faça como eu: agradeça apenas a quem contribuiu e comente a respeito; está certo?

    Respondido!

    Saudações para você!

    Fonte(s): Sávio / Yahoo! Respostas / Google - http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22miss...
  • Há 1 década

    Jean,

    acreditar que o homem nunca pousou na lua e era tudo armaçao dos EUA ainda vai, agora vc dizer que nenhuma sonda, seja sovietica, americana, chinesa, japonesa e agora indiana, nunca pousou (ou orbitou) a lua, fala sério!!!

    Pior, vc coloca isso no futuro, NUNCA IRÃO! Ou seja, segundo vc, o homem, incluindo ai as sondas, JAMAIS deixarão a Terra.

    Daqui a pouco vc vai dizer que a ISS é uma fantasia, e que a Viking jamais pousou em marte e a Voyager nunca fotografou Jupiter e por ai vai...

    PS: Só espero que essa cãmera de alta resolução consiga fotografar o módulo lunar pra acabar de vez com as especulações.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    acredito que seja a agencia chinesa xinhua

    kk

  • Há 1 década

    Ninguém eles nunca chegaram lá e nunca chegarão

    www.afraudedoseculo.com.br

  • Há 1 década

    NASA

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.