Quais os sintomas e os riscos do hpv?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Além das feridas no órgão genital, quais são os outros sintomas do hpv???
Melhor resposta
  • Vuhel respondido 6 anos atrás
HPV é a abreviatura de "Human Papilomavirus", o que significa Papilomavírus Humano. Os papilomavírus possuem predileção por tecidos de revestimento (pele e mucosas) e provocam na região infectada alterações localizadas que resultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular. Estas lesões são denominadas verrugas ou vulgarmente conhecidas como "crista de galo". Conhecida desde a antiguidade, as infecções genitais pelo HPV chamaram atenção a partir da década de 80, quando se identificou a correlação destas lesões como câncer de colo uterino. Mais de 100 tipos até o momento foram identificados, dos quais apenas 30 tipos podem infectar a região anogenital feminina e masculina.

- O que é HPV?

Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papillomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e freqüentemente regridem espontaneamente. Existem mais de setenta subtipos diferentes de HPV.

2 - Existem tipos diferentes de HPV?

Sim. Há mais de cem tipos de HPV já isolados. Alguns estão relacionados às verrugas comuns da pele, outros às verrugas das regiões oral, anal e genital. Dentre os genitais existem dois grandes grupos chamados de alto risco (oncogênicos) e de baixo risco (não oncogênicos). O primeiro grupo está relacionado ao aparecimento de cânceres (neoplasias malignas) e o segundo não.

3 - O HPV é facilmente contraído?

Estudos comprovam que mais de 40% dos adultos sexualmente ativos, incluindo 10 a 40% das mulheres sexualmente ativas, principalmente as mais jovens, são infectados por um ou mais tipos de HPV.

4 - Como o HPV é transmitido?

A infecção por HPV é transmitida na maioria das vezes através da relação sexual, porém existem outras formas de contaminação, como através do contato com superfícies contaminadas pelo vírus. Ex: Contato com roupas, objetos, sabonete, instrumental cirúrgico e outros.

5 - Em que locais pode ser encontrado o HPV?

As infecções clínicas mais comuns ocorrem nas regiões genitais como vulva, ânus e pênis. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas no colo do útero. De fundamental importância é a constatação de que o desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo, que não genital, é bastante raro.

6 - Como o papilomavírus pode ser diagnosticado?

As verrugas genitais encontradas no ânus, no pênis, na vulva, ou em qualquer área de pele podem ser diagnosticadas pelos exames urológico (pênis), ginecológico (vulva) e dermatológico (pele), enquanto o diagnóstico subclínico das lesões precursoras do câncer do colo do útero, produzidas pelos papilomavírus, pode ser realizado pelo exame citopatológico (exame preventivo de Papanicolaou). A confirmação do diagnóstico pode ser feita por exames laboratoriais de diagnóstico molecular como o teste de captura híbrida.

7 - Como as pessoas podem se prevenir do HPV?

O uso da camisinha diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual (apesar de não evitar totalmente) e por isso é recomendado o seu uso em qualquer tipo de relação sexual, mesmo naquela entre casais estáveis.

8 - É necessário que o parceiro sexual também faça os exames preventivos?

Sim. Os exames preventivos são sempre necessários quando existe um parceiro, entretanto, o fato de se ter mantido relações sexuais com um parceiro infectado pelo HPV, não significa que obrigatoriamente ocorreu a transmissão do vírus.

9 - Todos os tipos de papilomavírus podem se transformar em um tumor maligno?

Não. Os tipos mais comumente associados às verrugas, na sua grande maioria, não são os mesmos encontrados nos tumores malignos. Daí a classificação dos HPV em tipos de baixo e de alto risco oncogênico. Assim, os HPV de tipo 6 e 11 (baixo risco), encontrados na maioria dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, parecem oferecer um menor risco de progressão para malignidade.Já os HPV de tipo 16, 18, 31, 33, 45, 58 (alto risco) e outros, têm uma probabilidade de persistir e estar associados a lesões malignas, câncer de colo uterino.

10 - Quais são as formas de tratamento?

Os tratamentos existentes têm o objetivo de reduzir, remover ou destruir as lesões proporcionadas pelo HPV. São eles: químicos, cirúrgicos e estimuladores da imunidade.

O Papilomavírus Humano é um vírus universal, que não tem preferências, quer seja quanto ao sexo, idade, raça, localização. Pode se instalar em qualquer região do corpo, bastando haver uma porta de entrada através de micro-abrasões (micro-traumas) da pele ou mucosa. Já se detectou o vírus não só na região genital, mas também extragenital como olho, boca, faringe, vias respiratórias, ânus, reto e uretra. E ,ainda, sua presença foi encontrada no líquido amniótico (líquido que envolve o feto na vida intra-uterina).

Source:

  • Taxa
  • Comentário (1)

Outras respostas (1)

  • Ander respondido 6 anos atrás
    Hpv... pode ser percebido pelo aparecimento de verrugas (crista de galo) na vagina, no colo do utero apresenta manchas, mas tem q colher material para fazer exame e comprovar.

    Existem várias subespécies de hpv, somente algumas provocam o cancer, então, para se tornar um cancer tem q ser o tipo q causa e a pessoa tem q se descuidar, não fazendo o preventivo.

    Ou seja, o risco é minimo para quem faz o preventivo ao menos anualmente. É importante usar preservativo nas relações, pq é sexualmente transmissivel e os homens quanto têm geralmente não notam (se bem q a longo prazo pode causar cancer de penis).

    O tratamento geralmente é eficaz e as vezes até elimina e isso é interessante pq é um virus e geralmente a gente não se livra de virus. O tratamento consiste em acabar com as verrugas e fazer uma conização no colo do utero (cortar um pedacinho) daí geralmente o hpv é controlado.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear