Daniella YR perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 1 década

O que é ser Livre pra vc?

O conceito de liberdade ñ é 1 pouco abstrato?

Ou vc ñ pensa assim?

O que é TER LIBERDADE pra vc?

Bjks e bom dia a todos nós,se DEUS quiser......

Atualizada:

Espero comentários sérios,

Amigos(as)...

55 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

Teacher Dani (YR) ,

Minha amiga, em filosofia, há várias concepções de liberdade, umas bastante distintas das outras. As teorias da liberdade dizem respeito à metafísica e à ética, à filosofia política.

A liberdade é uma noção que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano.

De maneira positiva, ela designa a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Para Descartes, o Deus criador transcende radicalmente a natureza. Deus Foi "inteiramente indiferente ao criar as coisas que criou".

Não se submeteu a nenhuma verdade prévia. Em virtude do poder de seu livre-arbítrio, criou as verdades. Eis por que Deus quer que a soma dos ângulos de um triângulo seja igual a dois ângulos retos.

A liberdade, assim como o conjunto de valores espirituais defendidos por Descartes, apenas se pode salvaguardar subtraindo a alma do mundo da necessidade mecanicista, o que por sua vez supunha concebê-la como uma esfera da realidade autónoma e independente da matéria.

Esta independência da alma e corpo é a ideia central que proporciona o conceito cartesiano de substância.

Filosoficamente falando, liberdade é ausência de submissão de servidão e de determinação isto é que qualifica a independência do ser humano.

Isto é , ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Ser livre é saber usar esta liberdade em beneficio próprio.

Quando nos sentimos presos a alguém através dos sentimentos , isto não é bom amor é cumplicidade não é prisão.

Em verdade você será livre quando seus dias não serão privados de castigo e suas noites de angústia e de exigências.

Enquanto destas coisas será cercada sua vida, então você o elevará sobre elas nu e sem nenhum apego.

E assim quando sua liberdade joga fora as correntes, se transforma ela mesma em uma corrente de liberdade maior.

Gibran em o Profeta

♫ ♪ ♫ ♪ ♫ Um abraço! ♫ ♪ ♫ ♪ ♫

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

Nossa amiga !!!

Questão profunda... diria mesmo filosófica..!!!

Desculpem-me os românticos mas... acho que irei contrariá-los indubitavelmente ...

_Será que existiu alguém nessa vida..que viveu realmente LVRE? LIVRE DO QUÊ .. DE TUDO ??? Não !!!!

SEMPRE ESTAREMOS "PRESOS" A ALGO A ALGUM IDEAL. AOS FILHOS A ALUM PRPÓSITO NA VIDA A ALGUM SENTIMENTO DE ÉTICA... ETC...

Presos até por nós mesmos !!! Quantas vezes fazemos o que não queremos e queremos e não fazemos??? O que nos induz a isso ?? LIBERDADE???NÃO!!! ALGO QUE NOS "PRENDEU" DENTRO DA GENTE E NOS FEZ AGIR DE MANEIRA QUE NÃO SENTÍAMOS OU QUE NÃO QUEÍAMOS DE FATO...

Um beijo

Eva Luna

• Ninguém é livre,pensamos que somos,mas na verdade,não é bem assim.

Todos nós temos limites,pra sociedade,para namorado,para os pais,para marido,esposas,filhos.

No fundo,liberdade é um estado de espírito,se vc se sente bem,confortável da forma que está vivendo,acaba dizendo:SOU LIVRE!

Mas,de quem? de que?

Por que tanta vontade de ser uma pessoa livre?

Normalmente quem tem esse tipo de desejo,é por se sentir preso em alguma coisa,ou pessoa,que quer se ver livre de alguma forma!

Deu pra me entender??

ahahahahaha

Complicada eu sou hein!!

Beijos bela.

• Anônimo
    Há 1 década

Sou mais livre no pensar que no agir...

Fiz escolhas na minha vida de forma a não ficar presa a muitas amarras sociais, familiares...

Fazer o que penso ser certo!

Beijo

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Eu sou uma pessoa quase livre.

Saí de um emprego seguro, na cidade, e fui morar no campo.

Não tive medo de arriscar, pois era isso que eu queria.

Trabalho com o que gosto, e sei que um dia vou vencer.

Moro só com minha esposa, e não tenho interferência de parentes.

Tenho boa saúde, amigos, e não sou solitário.

Sou responsável pela minhas ações.

Isso é ter liberdade para mim.

Fique com Deus.

• Anônimo
    Há 1 década

Oi amada !.

Acho que a maior liberdade é não ter preconceitos com nada, é poder e querer analisar tudo.

Me acho relativamente livre, mas me pego ainda escravizado a conceitos. Tento a cada dia me libertar.

A liberdade não é sair voando, é ter a capacidade de voar.

Beijão.

• Há 1 década

Ser livre é ter Jesus no coração!

• Anônimo
    Há 1 década

Ter uma boa vida não dependendo de ninguém,poder fazer o que quiser...

• Há 1 década

Ser livre, é não depender de ninguém.

• Anônimo
    Há 1 década

Liberdade depende de quem e de onde esta....

Um mundo inteiro livre é utopia hoje em dia....

Vc pode ser livre em alguns aspectos e preso a outros.....

No final livre é você pensar o que quiserr e colocar seus pensamentos em prática....se isso der certo você é livre...

Eu ou +ou- livre....

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.