Dia 27/09 dia de cosme e damião?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
vcs teriam coragem de comer esses doces do pacotinho oferecidos a cosme e damiao???? pq na verdade nem a igreja catolica aceita isso, isso vem da macumbaria q incorpora demonios q se ...mostrar mais
Melhor resposta
  • ***** respondido 6 anos atrás
Vou me acabar amanhã!
Se vc não come..lamento muito ...mas deveria sua vida parece amarga demais.
  • 6
  • Comentário

Outras respostas (18)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Luiz Carlos respondido 6 anos atrás
    No meu portão o que mais vejo são filhos de crentes e de católicos querendo pegar doces. Deixa a criançada fazer a festa em paz, vá procurar um tanque de roupa suja, sua marmanja velha.
    • 6
    • Comentário
  • Pagan_Natural (Maligno) respondido 6 anos atrás
    Nossa, foi a coisa mais idiota que eu já li.
    • 5
    • Comentário
  • Lucas respondido 6 anos atrás
    Ixiiiiii vai cuidar da sua vida! eu como oq eu quiser!
    • 5
    • Comentário
  • ▒▒ Da Terra ▒▒ respondido 6 anos atrás
    São dois mártires.
    Cosme e Damião foram martirizados na Síria, foram perseguidos por Diocleciano e os dois foram trucidados. São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada pela igreja Católica hoje no dia 26 de setembro segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados no sincretismo aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.

O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume de dar às crianças doces e brinquedos.

O culto desses sincretismos é livre aqui no Brasil e incitar o preconceito e a discriminação contra esse ou qualquer outro culto, constitui-se um crime e deve ser tratado como tal.
    • 4
    • Comentário
  • Jonathan Capixaba 2014 respondido 6 anos atrás
    Fala sério,garota.Eu sempre comia esse doces quando criança e nunca tive problema com isso.Acho que você está deixando o fanatismo te dominar,só pode ser isso.
    • 4
    • Comentário
  • Marcio F respondido 6 anos atrás
    o que atrasa a vida dos outros é o fanatismo religioso, a idiotice e perguntas tolas...
    se os doces de cosme e damião atrasassem a vida das pessoas.. metade da população estaria problemática... pois nos idos anos 70 e 80 era de praxe quase que 100% das crianças pegarem doces oferecidos nesse dia... uma data tradicional.. onde alem de pequenos brinquedos..nos divertiamos atras dos doces e enchiamos sacolas e mais sacolas com pés de moleque, lingua de sogra, suspiros etc...
    • 4
    • Comentário
  • Pandora respondido 6 anos atrás
    Voce nunca comeu?
    Então voce não teve infancia, querida!!!
    • 4
    • Comentário
  • debbie respondido 6 anos atrás
    Santa ignorancia!!!!!

Vai dizer que nunca comeu docinho de Cosme e Damião?

Pára......por isso queé assim,preconceituosa e triste

Aline só tem um probleminha...quando pensamos algo preconceituoso e ofensivo a outros temos que ter prudencia e guardar pra gente ....ou seja engolir seu veneno Linda!!!

Fonte(s):

eumesma
    • 3
    • Comentário
  • navenaz respondido 6 anos atrás
    Os irmãos Cosme e Damian eram pregadores cristãos que curavam os doentes com o poder de Jesus Cristo. Eles foram condenados a morte por pregar o cristianismo. Foram torturados, condenados a fogueira mas resitiram e então foram decapitados. Isso no ano 303, na Síria sob a ordem do rei. Eles são hoje comemorados como patronos da classe médica. Na Unbanda, eles sao cultuados como protetores das crianças. Pra isso eles fazem a benção das balas e doces para as crianças.

Fonte(s):

historia dos santos
    • 3
    • Comentário
  • Sign In 

para adicionar sua resposta

• louidpassarinho respondido 6 anos atrás
    É mesmo!!! vou para os terreiros de macumbas pegar bala e doces.
    Se eu tb encontrar um pratinho cheio de bombons na encuzilhada, pode ter certeza q vou levar como já fiz várias vezes nesse dia.
    Mais fico aqui imaginando como tem gente cheio de idéias tolas, q fica alegando q é coisa do capeta.
    Vai me dizer q vc nunca foi pegar doces e balas no dia 27 de setembro? A mesma coisa posso dizer q a sua religião tb é coisa do capeta.
    É por isso q ñ acredito em nenhuma religião, biblia e outras baboseiras.
    • 3
    • Comentário
  • pitoca67 respondido 6 anos atrás
    grande beto sem braço

Só quem acredita, vê
    Essa vida é um doce
    Mesmo se não fosse, eu seria assim
    Sou menino brincalhão
    encontrei a chance bem ao meu alcance
    e agarrei prá mim (eu dou...)

Doum, viva Cosme e Damião (Doum)
    Doum, viva Cosme e Damião
    (viva Cosme e Damião)
    Viva Cosme e damião, Doum
    Doum, viva Cosme e Damião

O que importa é que a gente miúda
    me trouxe ajuda quando precisei
    O que prego nas minhas andanças
    é que só as crianças me ditam a lei
    Assim me sinto protegido, ungido
    com a viscosidade de fé
    Sua benção é presença imensa
    que vença com a crença
    quem tem seu axé (eu dou...)

Refrão

A vida tão amargurada
    essa gurizada me fez renascer
    Hoje sou cobra criada, salva e beijada
    Falange de Erê
    27 de setembro eu sempre me lembro
    não esqueço de dar
    cocada, passoca, suspiro, pipoca
    bolo, bala, bola, cuscuz e manjar (eu dou...)

Refrão

Quem tiver, que embrulhe e manda
    Não vou me intimidar
    Posso com qualquer demanda
    eu mando é sem embrulhar
    Sou Aluízio Machado,
    não mando recado, prometo e faço
    e quero muito respeito
    sou o braço direito do Beto Sem Braço
    • 2
    • Comentário
  • suely s respondido 6 anos atrás
    OS DOCES são sempre bem vindos , qual criança que não aceita , o que vale é a intenção , sabe aquele velho ditado se fazes o mal a uma criança, pode ter certeza que o mal retornara a você . maior atraso do ser humano é pensar , pensar , e nunca agir . imagine varias crianças se deliciando com balas e DOCESque você ofereceu a elas ,so alegria, muitas alegrias .........beijos e lembre sempre nem tudo é o que é.................
    • 1
    • Comentário
  • odé respondido 6 anos atrás
    MEU A SUA OPINIÃO E ACEITA POREM VC NÃOTEM PRINCÍPIOS PARA CRITICAR DAS COISA QUE VC ACHA QUE ENTENDE.POR ISSO VAI SER FELIZ ASSIM COMO AS CCRIANÇAS QUE VC CHAMOU DE DEMÔNIOS. HA E UM AXE MUITO GRANDE PRA VC DO MEU MENINO SAMUEL.
    UM ABRAÇO DO FILHO DE ODÉ
    • 1
    • Comentário
  • Luiz Cláudio G respondido 6 anos atrás
    É verdade: a distribuição de doces não é uma prática de origem católica.
    Aliás, nem a data é católica.
    O dia de S. Cosme e S. Damião na Igreja Católica é hoje (26/09).
    • 1
    • Comentário
  • nykkyta respondido 6 anos atrás
    Karaka! eu fico boba como nessa altura do século ainda tem gente que pensa assim! Algumas pessoas de certas "religiões" só sabem falar em Demônios, que ele faz isso, faz aquilo...Vivem enchendo ele de Poder! Caramba! eu nem sequer falo nele! Deus é Maior! Deus é amor, caridade... Curto demais esse dia pq vejo o quanto as crianças curtem pegar doces, brinquedos e outras guloseimas, vejo Deus em cada uma delas, na alegria, no sorriso, elas esperam anciosas por esse dia pq muitas vezes seu pais não tem condições de comprar sequer uma bala. Essa festa já é tradição! Para muitos independe até mesmo da religião! Quando eu era criança já ia pra rua cedinho e voltava só a tarde com a sacola cheinha...que alegria! Será que você não curtiu isso quando criança? Se não curtiu é uma pena, pois não foi capaz de saber o quanto é gostoso sair com uma turma e competir quem "pega mais saquinho"...Dei doces, bolinhas canudo em forma de bichinhos(bola-mania) e não fiz isso por causa de promessa ou pacto com esse daí que vc tanto dá crédito! Fiz por causa da alegria das crianças ,adoro isso! Ah! e isso nunca atrasou minha vida, pois Graças a Deus sou feliz, Tenho jesus no meu coração,tenho amigos e amo minha vida !
    Bjs pra você.
    • Taxa
    • Comentário
  • paparraxa p respondido 6 anos atrás
    oLHA MINHA SENHORA ...

A VIDA DE UMA PESSOA ALIENADA PELA IGREJA CATÓLICA (COISA QUE EU CUSPO!) POSSUI O MAIS TRISTE DOS FINAIS...
    VOCÊS ACHAM QUE SÓ SUA CRENÇA IMPORTA !!!!!!!!
    NÃO RESPEITAM OUTRAS CRENÇAS !!!!!
    EU COMO BALA,DOCES ASSIM COMO COMO A ÓSTIA (AQUELA FARINHA PODRE QUE OS PADRES COLOCAM NA BOCA DAS PESSOAS!)

Fonte(s):

MEU CONHECIMENTO!!!!!!!!!!!!
    • Taxa
    • Comentário
  • edynel <Waiting> respondido 6 anos atrás
    Olá!

Colega...Você me lembrou...

Minha irmã vai fazer uma grande festa...PUXA!

Mas eu não vou estar lá, para comer as guloseimas...

Sinto muito...Não é por mim... Não!É por você,neste momento você deve estar passando por um período difícil..Né?

Isso transparece nas palavras amargas que emanam de ti...

Mas eu sei que tudo é para o melhor...Logo tudo vai dar certo...OK?

PAZ!
    • 1
    • Comentário
  • aureojsferreira respondido 6 anos atrás
    Aline, concordo plenamente com você quanto a isso. Só tem um probleminha: é o tipo de assunto que não dá para compartilhar com todas as pessoas, nem todas têm esse entendimento, temos que ser prudentes.
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

%
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir

Deixar de seguir

Bloquear