Como calcular meu imposto de renda mensal?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Caro amigos! Como exemplo poço lhes dizer que tenho (04) quatro dependentes, e meu salário bruto era R$ 3.108,58, sendo descontado de imposto de renda R$ 108,80, isto em folha, porem ...mostrar mais
Melhor resposta
Amigo, acredito que esteja certo sim, fiz um simulado no site abaixo e ficou bem próximo.

http://www.calcule.net/calculos.trabalhi...

Cálculo do imposto de renda - IRRF Efeturar novo cálculo



Calcula o valor do imposto de renda devido -IRRF

Mês...................................... Setembro de 2008
Salário base...........................: R$ 5.705,57

Imposto devido..................: R$ 776,49








Memórida de cálculo:

INSS..................................... 334,29
Dependentes...........(Qtd)..4.....: R$ 551,96 (O valor da dedução mensal é R$ 137,99 por dependente)
Outras deduções.........................: R$ 0,00

Base para cálculo.....................: R$ 4.819,32





Faixa da Base de Cálculo Alíquota Valor do Imposto
1ª faixa 1.372,81 Isento 0,00
2ª faixa 1.370,44 15 % 205,57
3ª faixa 2.076,07 27,5% 570,92
Total 3.446,51 776,49
Tabela utilizada para o cálculo:

Período de 01/01/2008 a 31/12/2008 Dependente: 137,99

Faixa da Base de Cálculo Alíquota Valor do Imposto
De 0 a 1.372,81 Isento 0,00
1.372,82 - 2.743.25 15 % 205,92
2.743,26 27,5% 548,82


Cálculo de rescisão|Cálculo de seguro desemprego | Cálculo salário empregado doméstico | Cálculo do Inss



Source:

  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Gi respondido 6 anos atrás
    E porque vc mudou de faixa de desconto, enquadrando-se no desconto de 27,5%. E um furto né...

    bjs
    • Taxa
    • Comentário
  • Patrícia respondido 6 anos atrás
    A tabela do imposto é a seguinte:
    Desconto por dependente é 126,36 reais
    Até 1.372,81 é isento
    daí até 2.743,25 é 15% e deduz 205,92 do total
    daí pra frente é 27,50% e deduz 548,82 do total

    Então, 5705,57 - ( 4 x126,36 ) = 5.200,13
    a faixa é 27,5 % = 1.430,03 - 548,82 = 743,58

    Bom, deu uma diferencinha do seu cálculo, provavelmente, alguma besteria q eu fiz,
    Pode ser que seja por cotna do INSS q vc não comentou se incide, não sei a origem so seu pagamento pra avaliar, se for, fica assim:
    O desconto máximo do INSS ( q é seu caso) é de 334,29
    Deduzimos o INSS e ainda os dependentes do bruto.
    5.705,57 - 334,29 - 505,44 = 4.865,84 ( base calculo do IRF )
    27,5% dele, é 1.338,10 reais - deconto padrão de 548,82 = 789,28

    Bom, nenhuma das minhas cotnas fechou com a sua,t alvez umd etalhe altere isso, mas tá dentro do padrão, é realmente muito alto mesmo o valor do IR.
    MAsss, no final do ano, a apuração é feita anualmente, como um todo, e dependendo dos seus rendimentos dos outros meses, pode ser q vc tenha rstituição.
    Aí, só analisando todos os seus ganhos mesmo.

    No site da receita tem um link pra calcular IR mensal e anual tb, confere lá....

    espero ter ajudado

    Fonte(s):

    • Taxa
    • Comentário
  • expedifer respondido 6 anos atrás
    Fique tranquilo: quando se recebe num mes mais salário, se paga mais mesmo e sem dô. Não se importe com isso, inclusive se foi a mais ou menos do que achar. A solução está justamente na declaração de IR em Abril de cada ano, onde receberá de volta esse valor a mais (e algum valor mais) na restituição, isso se a fizer corretamente.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear