Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaConhecimentos Gerais · Há 1 década

o que significa mesóclises.?

Vi issoO ein um site cujo tema é " Ajuda em uma boa redação"...para um vestibular que irei prestar...agradecido deis di jah...xD....

3 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Resposta favorita

É quando o pronome está no meio do verbo. Deve ser usado somente no futuro do presente e futuro do pretérito.

Ex.: Tornar-me-ei

Tornar-me-ía

Próclise é quando o pronome está antes do verbo:

me torno (nunca deve ser usado em início e frase.

Ênclise: pronome no final do verbo

Torno-me

• Tati
    Lv 7
    Há 1 década

Mesóclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos no meio do verbo. Usa-se a mesóclise, quando houver verbo no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito, sem que haja palavra atrativa alguma, apesar de, mesmo sem palavra atrativa, a próclise ser aceitável. O pronome oblíquo átono será colocado entre o infinitivo e as terminações ei, ás, á, emos, eis, ão, para o Futuro do Presente, e as terminações ia, ias, ia, íamos, íeis, iam, para o Futuro do Pretérito. Por exemplo:

DEIXA-TE-EI A MINHA RESPOSTA, ESPERO QUE GOSTE.

• Há 1 década

Por onde andam as mesóclises?

Existem coisas que aprendemos na escola que nunca mais usamos na vida. São cálculos matemáticos impressionantes, a capital do Suriname, passagens da história do mundo, a renda per capita de Uganda, entre outros. Esses dias me peguei morrendo de vontade de usar as saudosas mesóclises. Acho lindo!

De qualquer forma, usar esse "recurso" da nossa querida língua portuguesa não é nada fácil, né?

Eu rir-me-ei de você... eles queixar-se-iam das regras... imagina só? Não dá pra conversar nem dois minutos assim, a conversa fica muito presa e temos que parar toda hora pra pensar como fazer a tal da mesóclise.

Então, para facilitar a sua vida, amado leitor do meu blog, eu vou ensinar a maneira mais fácil de usar as mesóclises: basta colocar o sufixo "-me-ei" na palavra que quiser! Fácil, né? Êta, Pascoali, essa você não esperava!

Vamos a alguns exemplos nesse diálogo:

- Caceta, você não vai levantar-me-ei logo?

- Claro que não, você que se lasque-me-ei!

- Putaquiparil-me-ei, não acredito que falaste-me-ei assim!

- Puxa, é mesmo... desculpe-me-ei.

Viu que fácil? Pratique um pouquinho e logo vira um Mega Master da Mesóclise!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.