Qual a diferença entre Piaget e Vygotsky?

5 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    VYGOTSKY sócio interacionista.Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

    As concepções de Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos remetem às relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos, ao processo de internalização e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. Propõe uma visão de formação das funções psíquicas superiores como internalização mediada pela cultura.

    As diferenças entre Piaget e Vygotsky é que ambos são cognitivistas/interacionistas e suas teorias se assemelham em muitos pontos.

    Para Vigotsky o ponto fundamental da teoria de Piaget é o uso que a acriança dá para a linguagem, a qual pode ser dividida em fala egocêntrica e fala socializada. Ambos os autores descrevem que na fala egocêntrica a criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que está fazendo.Entretanto, eles discordam com relação à função da fala egocêntrica no comportamento da criança, pois, para Piaget, a fala egocêntrica não cumpre nenhuma função verdadeiramente útil; já Vigotsky, acredita que a fala egocêntrica assume um papel definido e importante. Outro ponto de discordância entre os autores refere-se ao desaparecimento ou transformação de fala egocêntrica, pois, Piaget descreve que a fala egocêntrica simplesmente desaparece.

    Vigotsky descreve em suas pesquisas é que o desenvolvimento do pensamento vai do social para o individual. Porém, segundo a interpretação de Vigotsky os seus resultados divergem tanto do esquema de Piaget quanto do esquema behaviorista, pois, segundo Vigotsky, no esquema de Piaget o desenvolvimento do pensamento na criança "parte do pensamento autístico não-verbal à fala socializada e ao pensamento lógico, através do pensamento e da fala egocêntricos". Já no esquema behaviorista o desenvolvimento parte da fala oral, após utilizar o sussurro, para chegar à fala interior.Para finalizar, o que se percebe ao analisar o texto é que Vigotsky considera as pesquisas de Piaget como fundamentais para a psicologia, porém, há divergências fundamentais nos resultados encontrados pelos dois autores. Entretanto, como foi dito anteriormente, as críticas de Vigotsky devem ser aceitas exclusivamente para as duas obras que ele analisou - o próprio Piaget quando tece acesso ao texto escrito por Vigotsky concordou com as suas críticas.

    bem o asunto é longo e tem muito a dizer... e pesquisar...

    espero ter ajudado...

    PIAGET... define o desenvolvimento como um processo de equilibrações, sucessivas experiências físicas ou mentais, sobre o objeto que provocando desequilíbrio, resultam em assimilação, ou acomodação e assimilação dessas ações e assim em construção de esquemas ou conhecimento.

    Segundo Piaget, a criança passa por quatro etapas do desenvolvimento cognitivo, que são elas: sensório-motor (0-2anos), pré-operacional (2-7 anos), operatório concreta (7-11 anos), operatório formal (12 anos em diante). Cada uma dessas etapas possui características próprias que nos ajudam a entender o desenvolvimento da criança.

    Para Piaget a escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequlibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    piaget usou a psicogenética para avaliar o desenvolvimento intelectual da criança, e vygotsky, a psicologia social, o primeiro acreditava que o biologia associada a cultura, desenvolvia as habilidades do ser, enquanto o outro, concentrava, a sociedade a a cultura como forma da aprendizagem.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Piaget valorizava o incentivo da imaginação na educação através do convívio social, brincadeiras , contos .

    Vygotsky valorizava o conhecimento na educação, quanto mais conhecimento adquirido mais esta criança usaria a sua imaginação.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 3 anos

    qual a diferença entre piaget e vigtsky?

    qual a relação do meio com relação a

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Piaget considera a criança como construtora de seu conhecimento através da sua interação com o meio. Vigotsky entra com a questão da zona de desenvolvimento proximal - seria o "espaço" entre o que a criança sabe e o que está a saber. Local este também que se refere a intervenção de um mediador - o papel de um professor, como mediador do conhecimento. Existem muitas diferenças entre ambos mas o importante é que cada um em suas teorias contribuem significativamente para a formação de um sujeito autônomo, ativo na estruturação de seu conhecimento.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.