Anônimo
Anônimo perguntou em Entretenimento e MúsicaPesquisas e Opiniões · Há 1 década

Vocês acham que; o Voto deveria ser facultativo ou não; por quê?

Eu não vejo problemas em ter que ir votar, eu vou numa boa já sabendo em quem votar, e eu como cidadão reconheço minha responsabilidade de ajudar a escolher alguém para ser eleito.

Só acho meio chato quando tenho de interromper algo importante ou interessante que eu estivesse fazendo; a fim de sair de Casa para votar mas... No mais, não vejo problemas, já me acostumei com isto também.

Meu pai acha que deve ser obrigatório mesmo pois uma pesquisa comprovou que; se fosse livre menos da metade da população inteira votava e aí não seria nada bom, e devemos ter consciência Política também. Minha mãe acha um abuso muito grande obrigarem a votar mas que ela mesma votaria do mesmo jeito; só que acha errado obrigarem a todos a votarem e mesmo que menos da metade de toda a população votasse, elegessem de qualquer modo quem tivesse mais Votos.

Mas meu pai sempre vota no candidato menos ruim se não gostar de nenhum pois concorda que; devemos saber em quem votar e a Votação existe para que se indique alguém para ganhar, e eu penso do mesmo modo. Já minha mãe se não gostar de nenhum vota nulo mesmo pois acha que; não devemos votar em ninguém se não acharmos ninguém que sirva, e ela não vota em branco porque leu nalgum lugar que em branco dá um Voto para quem estiver vencendo.

E vocês, podem argumentar a respeito?

Atualizada:

Aguardo Respostas!

16 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Não sei, Sávio. Não acho que funcionaria no Brasil porque se fosse voto facultativo, ninguém apareceria para votar.

    Mas, como não é facultativo, muitos aparecem para votar e nem ligam para o resultado do próprio voto (porque são obrigados a votar). E outros, ainda, nem sabem ler ou escrever, quanto menos escolher um candidato para votar. Triste demais essa situação toda. Mas nada que não possa ser resolvido com educação e conscientização da população em geral.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Maria
    Lv 5
    Há 1 década

    Sim. Porque a pessoa deveria ter o direito de escolher se quer ou não ir votar.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Eu não voto há muito tempo, só justifico e pago multa.

    De que adianta eu me deslocar para dar meu voto se ele será anulado por pelo menos 10 mil ignorantes?

    Me recuso!

    Abraços

    • Faça login para comentar as respostas
  • ?
    Lv 7
    Há 1 década

    Isso não iria resolver, pois podermos anular ainda!

    O que deveria acontecer é fazer o voto valer mais!

    Quem tem mais condição de argüir sobre política?

    Quem é mais esclarecido, assim o voto deveria valer pelo grau de escolaridade.

    Deveria também valer pelo tempo de moradia no estado em que se reside;

    Deveria valer pelo imposto que seu dono paga, póis quem mais paga, mais vale;

    Também pela parte de quem mais idade tem, assim o voto de um ancião deveria valer mais do que jovens de 16 anos!

    Se fizéssemos uma extratificação progressiva dentro desses 4 parãmetros, tenha certeza absoluta que em dez anos, os ladrões iriam parar de comprar votos de mortos de fome!

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Eu acho que deveria ser facultativo. Discordo do seu pai em um ponto importante. As pessoas votam só por obrigação. Sendo facultativo, muitas pessoas não iriam votar, é verdade.. Em compensação,as pessoas que escolhessem ir ás urnas e escolher seus vereadores,prefeitos, deputados, senadores, presidente iram de fato conscientes, iriam fazendo questão de ir e de escolher bem e direito, o resultado seria fruto de um esforço real e honesto de cidadania . Eu estaria entre essas pessoas.. Nunca deixaria de ir ás urnas votar.

    • Faça login para comentar as respostas
  • df
    Lv 7
    Há 1 década

    O voto em branco ou nulo sempre favorece algum candidato ou partido,eu particularmente nunca deixei de votar,mas respeito quem pensa assim como a sua mãe.Também acredito que se o voto fosse facultativo,nem a metade iria votar,isso das pessoas que são aptas a tal.Aqui nós não aprendemos a cultura de outros países,não desenvolvemos a real democracia,como fazem os franceses e os norte-americanos,principalmete estes últimos,que vão em grande maioria à votação,mesmo sem serem obrigados.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Carol
    Lv 5
    Há 1 década

    Olá, Sávio!

    Ao responder a essa pergunta, sinto-me dividida; em parte por crer que devemos exercer nossa cidadania a fim de estar contribuindo para o bom funcionamento do Estado democrático de Direito; mas por outro lado encontro-me tão desiludida com a atual situação política do país que não me irritaria caso o voto fosse facultativo. Certo?

    Um abraço!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Maira
    Lv 6
    Há 1 década

    Eu acho que não deveria ser facultativo, porque muita gente ia escolher não votar.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Sou a favor do voto facultativo. Muitas pessoas, pela obrigação de votar, votam em qualquer candidato que pareça mais bonito, que seja artista famoso, que tenha a propaganda eleitoral mais engraçada. Acho que deveriam ser feitos apenas os votos conscientes. Pessoas realmente preocupadas em fazer alguma coisa pelo país/estado/cidade, mostrando a sua opinião na forma do voto.

    • Faça login para comentar as respostas
  • JIMMY
    Lv 6
    Há 1 década

    Eu penso que o voto pode até ser obrigatório como é agora, mas o voto deve ser aberto e nominativo, assim evitaria fraude, facilitaria uma auditoria, pois ele sendo secreto somento o presidente do TSE tem a senha que abre aos votos de uma urna, e alem disso torna ilegal uma auditoria pois deixaria de ser secreto, então pensoi que se alguma mudança deve ocorrer que seja o voto aberto e nominativo e as urnas passível de uma auditoria, a fraude é possivel, tanto pode ser na urna eletronica como tambem no envio das planilhas ao TSE, então somente desta maneira é possivel evitar a fraude, fora disso estamos na mãos dos corruptos sempre.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.