Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 1 década

"Toda unanimidade é burra". Quem falou essa frase e qual o porque de ter falado? ?

12 Respostas

Classificação
  • Melhor resposta

    Muitas pessoas, sem pensar, usam a terrível afirmação de Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra".

    Trata-se de uma frase de efeito. Como aquela outra: "Nem toda mulher gosta de apanhar, só as normais". Ou esta: "Um suicida já nasce suicida". Expressões que Nelson colecionava para nos fazer refletir, provocar polêmica, e não para encerrar discussões ou aumentar o número de lugares-comuns.

    Frase de efeito que é também armadilha de Nelson. Quando todo mundo concordar que toda a unanimidade é burra ficará comprovado que toda a unanimidade é burra mesmo!

    A palavra "unanimidade" vem do latim unanimis. Significa, simplesmente, que duas ou mais pessoas vivem com um (unus) só ânimo (animus). Um time de futebol bem treinado, uma equipe de trabalho bem articulada, dois amigos leais, um casal que pensa e age em harmonia são exemplos de unanimidade inteligente.

    Em dados contextos, sim, a unanimidade pode ser burra. É burrice todos obedecerem cegamente a uma ordem que vem não se sabe de onde com finalidades obscuras ou inconfessáveis. É burrice, por exemplo, comprarmos um livro pelo único fato de ele constar da lista dos mais vendidos. Unanimidade inteligente começa na alma de cada um. Começa na individualidade. Na luta pessoal contra as nossas intolerâncias, contra essa tendência a só sentir as próprias dores, a observar o mundo pelo buraco de um canudinho.

    Unanimidade inteligente requer a liberdade de distinguir entre o direito nosso de questionar e o dever nosso de comprometer-nos. Requer, mais ainda, a capacidade de reconhecer que podemos estar errados e a maioria estar certa...

    Existem unanimidades excepcionais. Os especialistas da educação são unânimes, por exemplo, ao afirmar que todo aluno pode descobrir o prazer de aprender. Esta verdade ajudará os professores a trabalharem com ânimo e esperança.

    Espero que sejamos unânimes, também, quanto a certas idéias e valores que nos obrigam a repensar nossa conduta, pedir perdão, desdizer o que dissemos, enfim, melhorarmos como pessoas.

    O ser humano é perfectível. Seremos mais humanos se formos unânimes naquilo que valha a pena. A melhor forma de vencer a unanimidade burra é participar da unanimidade inteligente.

    • ...Mostrar todos os comentários
    • MuriloHá 3 anosDenunciar

      É exatamente o que estava pensando, por mais que uma unanimidade possa ter uma direção/idéia inteligente, a grande maioria desse coletivo tende a não ter uma reflexão lógica/inteligente independente.
      Esse pensamento do Nelson é mais profundo que parece.
      Bela resposta meu chapa.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    A frase é atribuida a Nelson Rodrigues.

    Tenho certeza que está incorreta, na verdade ele queria ter dito:-

    "Toda a humanidade é burra".

    Justempo

  • Anônimo
    Há 5 anos

    Sem controvérsias, não haveriam problemas, e sem problemas não haveriam solução. Assim toda unanimidade é burra!

    • Apenas corrigindo a concordância, o verbo haver com sentido de existir, não admite plural. Sua resposta correta então seria: "Sem controvérsias, não haveria problemas, e sem problemas não haveria solução. Assim toda unanimidade é burra!"

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    Lucas,

    Além de ser BURRA é Desonesta, é Corrupta, é Irresponsável, é Desumana, é Despatriota, .........

    Quer exemplo MELHOR que nossos POLÍTICOS?

    "Onde ser DESONESTO é o correto , enquanto que ser HONESTO é o errado"!

    Que Homens serão AMANHÃ as Crianças e Jovens de HOJE?

    O Deus que existe em mim saúda o Deus que reside em ti!

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 5 anos

    Há uma frase parecida de um escritor/jornalista norte americano q diz:

    "When all think alike, no one is thinking very much."

    -Walter Lippmann (1889-1974)

    Tv essa frase tb seja anterior a de Nelson Rodrigues

    ("Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.")

    Mas não encontrei nenhuma fonte que informasse onde cada uma delas foi primeiramente publicada.

    Essa frase encerra uma contradição nela. Se todos concordarmos com ela, ela se torna uma unanimidade!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 6 anos

    Nelson Rodrigues era um letrado à antiga e os letrados antigos eram geniais por serem cultos e como tais, obviamente engajados e críticos. Ao contrário dos INTELECTUALÓIDES atuais que são bitolados, mentes estreitas e portanto fanáticos incapazes de pensar por si próprios e apenas reproduzem idéias alheias. Vejam todas as as esquerdas brasileiras: São burramente unânimes em torno da roubalheira do PT, de Lula, da Dilma e aplaudem a impunidade apenas porque estão parasitando... unanimemente contra o Brasil. Aí é dose pra burro, minha gente!

    • A Unanimidade se torna Burra, justamente pelo fato de não pensar.Apenas por reproduzirem idéias alheias.Falaste bem!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 6 anos

    O Nelson Rodrigues, apesar de toda sua eloquência e prestígio, realmente compilou a frase do Nazista Rodolph Hess. Acabei de ler a biografia do Hitler de Joachin Fest e lá diz. A césar o que é de César!

  • Anônimo
    Há 1 década

    Vasti está correta em suas colocações... aliás, acho... não ! Ela está de parabéns... sabe por que ? porque, quando houver unanimidade não estará havendo qualquer tipo de contestação... estará acontecendo uma aceitação tácita que significa que ninguém OUSOU divergir da situação ou da colocação feita... Nelson Rodrigues, sempre foi um perfeito criador de armadilhas... seguido por Tim Maia, outro filósofo da vida que dizia: " como vou gostar de quem gosta de mim se eu, muitas vezes quero estar longe de mim ? " Mas, para o autor da pergunta, meus parabéns, também, porque seu silogismo está perfeito...

  • Há 1 década

    Vou ter que discordar da Vasti, pois segundo o historiador Romero Garcia, esta frase teria sido dita por Rudolph Hess á sua prima, quando Adolph Hitler se intitulou "Fuher" e todos foram unanimes concordando. e Nelson Rodrigues apenas compilou de um artigo que a esposa de Roberto Rodrigues, dando proseguimento sobre que escrevia o marido antes e sobre a ascenção do lll REICH. em l935, depois da morte do marido

    SE o historiador Romero Garcia Falou e escreveu, quem sou eu para duvidar

    Fonte(s): Historiador Romero Garcia
  • Há 1 década

    Gostei da resposta da Vasti. Eu desconhecia o autor da frase.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.