Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaMitologia e Folclore · Há 1 década

Porque muitas pessoas tem medo de gato preto de onde surgiu esse mito ?

8 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    A história de vida do gato preto é impressionante. Adorado por uns, sacrificado por outros, o gato preto sobreviveu a tudo apenas para reclamar o lugar que mais gosta de ocupar: um sítio quente, junto à janela.

    As superstições acerca dos gatos nasceram desde cedo. Um dos primeiros povos a atribuir uma aura mística ao gato foram os egípcios que o idolatravam, tendo mesmo um Deus com a sua forma física, Bast. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham gatos pretos em casa e davam-lhes honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.

    Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Apesar de prestarem um importante serviço ao homem, caçando os ratos que eram considerados uma praga em todo o lado, a verdade é que havia uma legião de gatos vadios que faziam das cidades o seu território. A sobrepopulação terá sido o primeiro motivo pelo qual o gato deixou de cair em graça para passar a cair em desgraça.

    A Idade Média ficou marcada pela superstição, bruxaria e febre religiosa. O gato, como animal independente e solitário, captou a atenção tanto de pagãos como cristãos.

    No paganismo, o gato representa sabedoria e protecção, mas na magia negra, o gato preto macho personifica o diabo. No tarot, no baralho de Rider Waite , a Rainha de Paus é representada com um gato preto aos seus pés, significando energia instintiva, mas domesticada.

    O gato é um animal que caça durante a noite e era na Idade Média acolhido por pessoas solitárias. Os gatos vadios eram os animais de estimação de mendigos e pobres, o que não abonou em relação à imagem do gato. Os olhos penetrantes que iluminam as noites contribuíram provavelmente para a catalogação do gato como espírito demoníaco. A cor preta era a cor das trevas e do mal, o que tornou os gatos desta pelagem os mais perseguidos pelos cristão e inquisidores. A sua associação às práticas pagãs, apenas provocou um maior distanciamento entre os cristãos e o gato. O facto de o gato ser muitas vezes sacrificado em rituais pagãos tornou-o num símbolo a combater.

    Depressa começaram a surgir histórias que ligavam os gatos à bruxaria. Reza a lenda que por volta de 1560, em Linconshire, filho e pai foram assuntados por um gato preto que lhes cruzou à frente. O animal coxeava e tinha vários arranhões e dirigiu-se para a casa de uma mulher que os habitantes da região suspeitavam que fosse bruxa. No dia seguinte, a mulher apareceu com uma ligadura no braço e tinha passado a coxear. Outra história relatada conta que um agricultor cortou a orelha de um gato durante a noite. O homem acreditava que o gato estava a assombrar a sua propriedade. No dia seguinte, o agricultor regressou ao local apenas para encontrar parte da orelha de um humano. Na Alemanha, as histórias sobre a dualidade bruxa/gato preto são comuns. Uma mulher após ter sido acusada de bruxaria e condenada à fogueira, transformou-se em gato preto enquanto ardia. Foi assim que surgiu o mito de que as bruxas se transformam em gatos pretos durante a noite. É foi também desta forma que se encontrou justificação para perseguir estes animais.

    Em paralelo com as lendas surgem também outros factos históricos que na altura serviam de base de sustentação a muitas superstições. O Rei Carlos I de Inglaterra tinha um gato preto de estimação. O monarca acreditava que o seu gato lhe trazia sorte. Coincidência ou não, o gato morreu um dia antes de o Carlos I ter sido preso por Oliver Crommwell. O monarca foi acusado de traição e mais tarde decapitado.

    Surpreendentemente, o gato preto sobreviveu a décadas, se não séculos de perseguição. A sua pelagem negra, pela qual era perseguido, era também uma vantagem quando caçava à noite, fundindo-se com a escuridão. Nestes tempos, não faltava alimento para os gatos, uma vez que os ratos abundavam pelas cidades e campos.

    Pela altura do Renascimento, a Igreja Católica tinha já abrandado a caça aos hereges. Esta foi uma boa notícia para o gato por duas razões: por um lado os cristãos tinham conseguido reduzir a prática do sacrifício de animais, e em particular dos gatos com pelagem preta e por outro, deixaram de ser perseguidos pelos próprios cristãos.

    Mas da Idade Média resistiram as superstições profundamente enraizadas na cultura popular. Apesar de em Portugal ser mais comum associar o gato preto a um mau presságio, são várias as superstições que lhe são favoráveis noutros países.

    Superstições Comuns

    Na Escócia

    Um gato preto no alpendre traz prosperidade.

    Na Itália

    Ouvir um gato preto a espirrar traz boa sorte.

    Se um gato preto se deita na cama de uma pessoa doente, significa que a morte dessa pessoa está perto.

    Nos Estados Unidos da América

    O gato preto que cruza o nosso caminho traz má sorte

    Na Irlanda

    O gato preto que cruza o caminho de alguém durante noites de luar, é prenúncio de epidemia.

    Na Inglaterra

    Na costa de Yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que os seus maridos regressarão sãos e salvos da faina

  • Há 1 década

    Esse medo é uma das muitas superstição existentes na mente coletiva.Eu acredito que isto surgiu devido a utilização deste Nagau em rituais de Magia Branca e , também, porque não dizer, em rituais de Magia Negra.Certamente os dois tipos de Magia existem, por isso não é a toa que esse "Mito" foi se infiltrando entre as crendices populares.Agora, quer você acredite ou não, existe um ritual de Magia Branca que se deve ter muita coragem para ser realizado, pois até mesmo o autor de tal Magia ( Aliás acho que ele não é o Autor, pois os rituais Mágicos se perdem na noite dos séculos ), teve Grande pavor quando a fez pela primeira vez.Ele conta detalhes disso no site da Gnose e que pode ser acessada pelo Google : Magia com o gato preto.Boa leitura.

    Fonte(s): Gnose.
  • Lya
    Lv 5
    Há 1 década

    Bem, há várias histórias associadas a gatos pretos, boas e más, mas como a maioria de nossas superstições vêm ou da Idade Média ou do período da escravidão, a mais provável origem desse mito é que na Idade Média os gatos eram associados ao demônio. Por serem noturnos e vagarem pela noite, acreditava-se que fossem sobrenaturais e servidores de bruxas, ou mesmo, as próprias bruxas. Em parte pelo movimento insinuante e pelos olhos que brilhavam no escuro, eles se tornaram a personificação do mal, da escuridão, do mistério, possuidores de poderes apavorantes. Qualquer coisa que de ruim que acontecesse, sempre era culpa de um gato.

  • Há 1 década

    As pessoas ignorantes pensam assim...

    o gato preto é como qualquer outro, branco, amarelo, cinza...

    ter gato preto em casa é bom pra espantar inveja e olho gordo!

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Dizem que as feiticeiras usavam um gato preto para fazer seus feitiços,

    acho que deve ser daí...

    Eu acho super charmosos e sensuais...

  • Há 1 década

    EU NÃO TENHO MEDO NA CASA DA MINHA VÓ TEM UMA GATA PRETA É UMA GRACINHA TÔ SEMPRE PEGANDO A NO COLO E BRINCANDO COM A GATA.

  • Há 1 década

    Grande parte das supertições que existem foram tragas pelos negros durante a escravidão, muitas vezes para colocar medo nos patrões eles se utilizavam dessas supertições.

  • Há 1 década

    Eu não tenho... acho super bonitinho!

    Abraços.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.