Galera o que é "Salga"?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
gente por favor me ajudem preciso de conhecimentos sobre esse assunto para apresentar um Seminario de Tecnologia de Carne da Escola Agrotécnica Federal de Sao Cristovao no curso ...mostrar mais
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • Mel respondido 6 anos atrás
Olá Negão, tudo bem contigo??
A salga, especialmente de carnes, é uma técnica de conservação antiga. O sal absorve a umidade e cria um ambiente inóspito às bactérias. Se salgada quando o tempo está frio (de modo que a carne não estrague enquanto o sal faz efeito), a carne pode durar anos.

Esta técnica antiga cria um barrilete pequeno (barril de madeira) cheio de sal e carne. Você pode ler a respeito de seu uso durante as navegações na época de Colombo. Muitos relatos da Guerra Revolucionária e especialmente da Guerra Civil falam sobre a carne conservada desta maneira. A salga foi usada para conservar a carne até esse século e, finalmente, substituída pela refrigeração e o congelamento.
Atualmente, a salga ainda é usada para fazer "presunto" curado com sal, encontrado no sul dos Estados Unidos, carne seca (que você pode comprar em potes na maioria das mercearias), e carne salgada em lata e pastrami, que são feitas mergulhando a carne em salmoura com 10% de sal por várias semanas.


Salga A Seco. É um processo de fácil operacionalização, porém requer maiores cuidados durante a fase de armazenamento. É recomendado o uso de um estrado baixo, confeccionado em madeira.
O sal usado na salga de carnes deve ser fino e limpo, esta operação deve ser procedida em ambiente cimentado e abrigado do sol. Recomenda-se usar uma quantidade equivalente a 50 % em relação ao peso da carne fresca (aproximadamente 1/2 Kg para cada carne). Sobre o estrado de madeira estende-se a carne espalha-se o sal.

Salmouragem. Esse processo é indicado para carnes destinadas a exportação. A salmoragem é executada em tanques, tinas ou baldes com a salmoura a 24 º Bé (salmoura saturada) durante 8 a 12 horas. Após este tempo, retiram-se as carnes do banho e deixa-se escorrer o excesso de água.

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
esse voto ñ vai so a vc mas a todos q se disposeram a responder a essa pergunta brigadoooooooooooooooooooooo
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Baianinha respondido 6 anos atrás
    Método de conservação que consiste em cobrir o alimento com sal e deixá-lo dependurado para que perca água. ...
    • 1
    • Comentário
  • Gabrielle C respondido 6 anos atrás
    SALGA:

    Der regressiva de salgar; Ato ou efeito de salgar (carne, peixe etc.); salgação, salgadura.
    • Taxa
    • Comentário
  • mel respondido 6 anos atrás
    SALGA É A AÇÃO DE SALGAR ALGO;LUGAR DE SALGAR NAS CHARQUEADAS.Espero ter ajudado.BJS............
    • Taxa
    • Comentário
  • Kellynha Morenah respondido 6 anos atrás
    SALGAR EM CULINÁRIA SIGNIFICA COLOCAR SAL
    SALGA = COLOQUE SAL
    BJSSSSSSS
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear