Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 1 década

Quais religiões atualmente acreditam que é preciso guardar o Sábado?

Obrigado aos que me responderam porque é necessário guardar o Sábado.

Agora, para complementar, quais religiões hoje em dia ainda seguem essa regra?

Eu sei que os judeus guardam o Sábado, o "Sabbat", mas a concepção deles me parece ser diferente, pois pelo que sei eles não podem fazer nada durante o Sabbat.

Testemunhas de Jeová guardam o Sábado?

Alguma outra religião guarda o Sábado?

7 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Como, segundo a tradição cristã sustentada no Novo Testamento, Jesus ressuscitou num Domingo, surgiu a prática de os Cristãos se reunirem aos domingos (literalmente, Dia do Senhor), e não aos sábados, como fazem os judeus (sabbath). Esta tradição foi modificada posteriormente por algumas igrejas protestantes que retornaram ao costume judeu de guardar o sábado.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 5 anos

    O sábado é Perpetuo____

    Notem que em Levítico. 24:8 têm a mesma linguagem que diz:"Em cada sábado, Arão os porá (as ofertas) em ordem perante o Senhor, continuamente,da parte dos filhos de Israel,por aliança PERPÉTUO."

    Como poderia aqueles que dizem que o sábado semanal teve o seu fim, se a própria bíblia diz que seria uma observância perpétua? As evidencias estão aí,e agora?

    Mas vamos a explicação !

    Veja outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “perpétua”.

    O que significa a palavra perpétua?

    Perpétuo é algo que é eterno, para sempre, correto?

    Certo!

    Vejamos mais um outro erro de tradução,pegue a sua bíblia SANGRADA João Ferreira de Almeida e abra em Êxodo.31:16,17 que diz.“Guardarão, pois o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto [pacto] perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”

    ______Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna!

    Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.

    Que pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.Vejamos outras evidências desta mesma palavra hebraica em outras passagens bíblicas.

    Por exemplo, em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam)aparece e se aplica ao sacerdócio aronico, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.

    Outro exemplo,desta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1

    “Todo varão, entre os filhos de Arão comerá dela [manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22

    Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34

    _______ Qual é o perigo destas versões errôneas?

    É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.

    Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo [Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36]

    Festejando as festas anuais das expiações [Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias,nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...

    “Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10

    Assim vemos que esta versão das Escrituras sangradas é totalmente contraditória do inicio ao fim.

    A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza.

    A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é realmente em muito superior as outras versões da bíblia!

    Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida.

    O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.

    Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz .Efésios 2:14-15

    Havendo RISCADO a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14)

    Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18)

    Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)

    Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)

    O que está evidente nos textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele: Desfeita

    Riscada

    Tirada de nosso meio

    Cravada no madeiro

    Ab-rogada

    Acabada por envelhecer

    Tirada para dar lugar à graça

    NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.

    Mandamento

    Antigo Testamento

    Novo Testamento

    1.º

    Êxodo 20:2-3

    I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31

    2.º

    Êxodo 20:5,6

    I João 5:21

    3.º

    Êxodo 20:7

    Tiago 5:12

    4.º

    Êxodo 20:8-11

    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

    5.º

    Êxodo 20:12

    Efésios 6:1-3

    6.º

    Êxodo 20:13

    Romanos 13:9

    7.º

    Êxodo 20:14

    I Coríntios 6:9-10

    8.º

    Êxodo 20:15

    Efésios 4:28

    9.º

    Êxodo 20:16

    Colossenses 3:9;Tiago 4:11

    10.º

    Êxodo 20:17

    Efésios 5:3

    Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.

    http://www.jw.org/pt/busca/?q=s%C3%A1bad...

    ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.

    A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2:16-17:

    E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

    Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3:8.

    “Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.

    O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.

    “Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos”. (Deut. 5:27)

    Será que os cristãos precisam guardar o sábado?

    http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/pe...

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    o sr. SOLAMERI comete um grande erro ao dizer que a os cristão antigos mudaram a tradiçao do sabado para o domingo, por causa da ressurreiçao de Cristo. Em nenhum lugar da Biblia diz isso, e os apostolos continuaram a guardar o sabado. Em nenhum lugar vc verá um aposotlo ou cristao guardando o domingo.

    Foi no ano 321 dC, que o rei Constantino, ao se tornar Cristão, mudou o sabado para o domingo, com o apoio da igreja católica. O sabado não é tradiçao, é o dia do Senhor, santificado por Ele. o domingo nunca foi e nunca será. Me mostrem apenas uma passagem q fala isso. Apos a criaçao, muito antes dos judeus existirem, foi q Deus santificou o 7º dia........

    Fonte(s): BIBLIA
    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    kra, esse nelson fala cada bobagem!

    na nova Terra, Diz Isaias, 'diz q de um sabado e outro sábado, os salvos irão a nova Jerusalem para adorar ao Criador' , logo até na nova Terra guardaremos o sábado como um memorial da criação........

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 década

    Ochente!! Olhe cara bem que eu tentei!! Mas meu armário é pequeno e o sábado não cabe nele nem com reza de pastor da Universal que cura até hemorróidas! Definitivamente o sábado não quer ser guardado.Pronto!

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 1 década

    os adventistas do 7º dia.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

    Sou kardecista e não guardamos o sábado.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.