Como faço para deixar o bolo fofo?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Geralmente o bolo que faço fica pegado demais, como faço para deixá-lo fofinho?
Melhor resposta
Bata bem as claras em neve e coloque fermento o mais novo possível.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (17)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Daniele de Castro respondido 6 anos atrás
    Bem, pra que o bolo fique bem delicioso é importante que vc use ingredientes de qualidade. Existem no mercado marcas boas e que não custam muito, basta pesquisar.

    Use margarina oa invés de óleo.

    Dos ovos que são usados no bolo, separe as claras e as bata em ponto de neve e reserve. Faça a massa do bolo conforme a receita e, depois vá misturando, com um colher msm, as claras. Isso ajuda a deixar bem fofinho.

    Vc tb pode acrescentar uma xícara da amido de milho na receita.

    É importante tb nunca usar leie frio ou quente demais, sempre morninho ou em temperatura ambiente.

    Nunca colque o bolo no forno frio. Eu costumo fazer assim, quando começo a fazer o bolo já ligo o forno bem baixinho pra ir esquentando e quando colo o bolo só ajusto a temperatura.
    Vale lembrar que o bolo nunca deve ser assado em fogo alto, pois ele queima por fora e não assa por dentro. Por isso, use sempre fogo médio. Com isso, em mais ou menos 20 ou 30 minutos seu bolo já estará assado. Depois de assado ainda deixe dentro do forno, pois se retirar ainda quente ele pode murchar.

    Espero que essas dicas valham e vc faça maravilhosos.
    Abraços.
    • 1
    • Comentário
  • Nilci_PopRock respondido 6 anos atrás
    olha só vou te ensinar a maneira como eu faço, e olha q meus bolos sempre ficam fofinhos, lá vai
    3 xicaras (chá) de farinha de trigo
    3 ovos
    4 colheres não muito cheias (sopa) de margarina
    150 ml de leite ( copo americano)
    1 copo (americano) de acúcar
    e fermento

    modo de preparo
    bata as claras dos 3 ovos ate ficarem em neve, reserve, em outra tigela misture as gemas, a margarina e o copo e açúcar e mexa bem até ficarem com uma consistencia cremosa, depois de feito isso misture com a clara batida, acrescente a farinha de trigo e o leite e mexa bem ate ficar cremoso, coloque 3 colheres (sobremesa) rasas de fermento em pó, misture bem novamemte, observe se a massa ficar soltando(formando) tipo umas bolhinhas , tipo como se estivesse fervendo água, é sinal que o fermento está na medida certa pra fazer a massa crescer, unte uma forma com margarina e farinha de trigo, leve ao forno por cerca de 30 á 35 minutos ou ate o bola assar, não abra o forno antes dos primeiros 30 minutos, bom apetite, espero ter ajudado bjos...
    • 1
    • Comentário
  • Lilica respondido 6 anos atrás
    Vou te passar a receita que eu faço é bem simples e sempre da certo:
    3 xícaras de farinha de trigo com fermento que é mais prático ou se não tiver coloque um colher de café de fermento
    2 xícaras de açúcar
    1 xícara de leite
    3 colheres de margarina ou manteiga
    3 ovos

    Coloque tudo no recipiente onde for misturar e deixe os ovos por último ao quebrar os ovos coloque uma pitada de sal em cada gema, misture tudo e coloque pra assar, vai ficar fofissímo, pelo menos o meu fica hehehe
    • 1
    • Comentário
  • Sue respondido 6 anos atrás
    Não use margarina cremosa, diminua o leite e complete com cerveja branca.1/4 de xícara e o suficiente.
    • Taxa
    • Comentário
  • Gabrielle C respondido 6 anos atrás
    Bolo Fofinho

    INGREDIENTES:

    * - 2 xícaras de chá de açúcar
    * - 1 xícara de chá de margarina
    * - 2 gemas
    * - 1 xícara de chá de maisena
    * - 2 xícaras de chá de farinha de trigo
    * - 1 xícara de chá de leite
    * - 3 claras em neve
    * - 1 colher de sopa de fermento em pó
    * - 1 pitadinha de sal

    MODO DE PREPARO:

    1. Bata as claras em neve, misture o acúcar até ficar como um creme de suspiro.

    2. Acrescente a mausena, o leite, o trigo e a margarina, as gemas.

    3. Bata bem acrescente o fermento e o sal, bata mais um pouquinho, coloque em uma forma untada e leve ao forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos.
    • Taxa
    • Comentário
  • Maria Luiza R respondido 6 anos atrás
    Além dos ovos e fermento.
    O forno diz tudo, vc pode mandar regular o forno.
    Fiquei sabendo disto depois de muito luta com meu forno, já que o meu já estava bastante usado.Chame alguem habilitado nisto, o pessoal que trabalha com peças por exemplo.
    • Taxa
    • Comentário
  • Lual respondido 6 anos atrás
    Coloque 1 colher de sopa de óleo na massa. Serve para qualquer receita.
    • Taxa
    • Comentário
  • Miguelito da mamãe respondido 6 anos atrás
    Acrescente à massa já pronta, 3 claras em neve. Mexa-as delicadamente. Ponha na forma e asse. Ficara bem fofinho.
    • Taxa
    • Comentário
  • Dyca respondido 6 anos atrás
    Coloque mais ovo e fermento em pó.Forno super quente e ñ abre o forno enquanto estiver assando.Ok?
    • Taxa
    • Comentário
  • Maria de L respondido 6 anos atrás
    OLHE O ÚNICO SEGREDO QUE EU CONHESSO PARA SE FAZER UM BOLO FOFO É UM SOR MISTURAR TODOS OS ENGREDIENTES MUITO BEM.
    EU COLOCO OS OVOS ENTEIRO EO AÇUCAR EU BOTO AGOSTO MAIS TEM QUE BATER MUITO BEM NA BATEDEIRA NO MINIMO 8 MINUTOS E SE FOR COM A MÃO UNS 15 MINUTOS.
    PRIMEIRO EU BATO A MARGARINA COM O AÇUCAR ATER FICAR UM CREME ESBRANQUIÇADO DEPOIS OS OVOS BATE POR8 OU 15 MINUTOS E SUSSESIVAMENTE POR ULTIMO BOTA O FERMENTO PRA UM QUILO DE FARINHA DE TRIGO EU BOTO 2 COLHERES DE (SOPA)DE FERMENTO EM PÓ E NÃO BATE MAIS DEPOIS QUE BOTAR O FERMENTO SO MISTURA COM UMA COLHER E É SO LEVAR AO FORNO JÁ AQUECIDO
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

  • Mel respondido 6 anos atrás
    Dicas e Técnicas para Bolo

    - Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, manteiga, líquidos, ovos, etc...
    - Bata as claras até ficar firme , mas nunca demais, pois pode ressecar a massa do bolo.
    - Peneire a farinha para aierar, não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aeirada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantuidade utilizada.
    - Agite a embalagem do fermento, ele é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados pois se separam em repouso.
    - Nunca guarde o fermento na geladeira, ele se altera com mudança de temperatura, pra baixa ou alta, se for gelado, altera uma vez, tirando da geladeira para usar, altera a segunda vez, isto faz ele ficar 'fraco' .
    - Separe todos os ingredientes antes de começar a bater a massa.
    - Após bater as claras em neve, e as gemas com a gordura (manteiga ou margarina) e o açúcar refinado, misture os ingredientes secos peneirados juntos alternado com os líquidos , misturando delicadamente de cima para baixo, usando preferencialmente o chicote.
    - Por último coloque as claras em neve em duas etapas, primeiro agregue metade das claras preparando a massa, que depois irá receber o restante, misturado delicadamente deixando o bolo ainda mais fofo.
    - Em vez de untar a assadeira, use papel manteiga, ele sai com o bolo quente, com o bolo frio, depois da massa congelada, se for várias placas de bolo podem ser uma maneira de armazenar sem que ela grudem, além de facilitar a limpeza da assadeira e não sujar pincel para pincelar.
    - Nas laterais não deve ser untadas as assadeiras, isso faz com que o bolo quebre pois normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois e o fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais, é só depois de assado, passar uma faquinha que ele se descola.
    - Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
    - Para verificar se está assado coloque um palito não na beirada, mas no centro da massa, pois , se tirar o bolo cru no centro, ele afunda, isso acontece muito com bolos amanteigados e de chocolate. O palito tem que estar limpo e seco.
    - Se achar que o bolo está muito corado e ainda cru no centro, cubra com papel alumínio com a parte brilhante voltada para o bolo.
    - Deixe o bolo esfriar em cima de uma grade, para que circule o ar por baixo da assadeira e evite colocar em bancadas frias.
    - Abacaxi e outras frutas cítricas antes de ser colocada em recheios tem que passar por fervuras ou escaldamentos, depois a elas podem ser agregadas caldas de açúcar ou não. Isso feito, a fruta não vai alterar o sabor do recheio.

    Bolo Fofo (base)

    Ingredientes:
    - 3 colheres (sopa) de margarina;
    - 1 copo (americano) de leite;
    - 1 copo (americano) de maizena;
    - 2 copos (americano) de açucar;
    - 2 copos (americano) de farinha de trigo;
    - 3 ovos
    - 1 colher (sopa) de fermento em pó

    Preparo:

    Bata a margarina até ficar esbranquiçada, acrescente o açucar, sempre batendo, depois as gemas e continue batendo até que a massa fique lisa.
    Acrescente o leite, batendo, depois acrescente a farinha de trigo e a maizena. Bata bastante.
    Acrescente as claras em neve, sem bater, apenas misture bem.
    Finalmente acrescente o fermento.
    Leve ao forno preaquecido em temperatura média e deixe assar por aproximadamente 25 minutos.

    Obs: Pode variar o sabor do bolo, colocando raspas de laranja ou limão, substituindo o leite por suco, ou acrescentando frutas secas ou cristalizadas, chocolate granulado (bolo formigueiro), essência, chocolate em pó, coco ralado... Só usar a criatividade.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Bolo fofo de chocolate

    Ingredientes:
    1 xícara de manteiga
    1 1/2 xícara de açúcar
    2 ovos
    2 xícaras de farinha de trigo
    1/2 colher (sopa) de fermento
    1/2 xícara de leite

    Preparo:

    Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Junte os ovos e continue batendo até formar um creme branco e fofo. Junte a farinha de trigo aos poucos, mexendo delicadamente. Junte o leite, e por último o fermento, misturando bem, sem bater. Coloque em forma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, pré-aquecido por cerca de 30 minutos, ou até ficar dourado. Este bolo da foto está coberto por calda de laranja e enfeitado pela casca da laranja cozida.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Bolo Comum (Tradicional) - Fofo

    Ingredientes:

    - 4 ovos
    - 200 gramas de manteiga ou margarina
    - 2 xícaras de açúcar
    - 1 pitada de sal
    - 10 gotas de essência de baunilha
    - 2 xícaras de farinha
    - 1 xícara de maizena
    - 1 xícara de leite
    - 1 colher das de sobremesa de fermento em pó

    Modo de preparar

    Bater o açúcar e a manteiga, com a essência de baunilha até branquear.
    Acrescentar as gemas uma a uma, batendo sempre, até levantar bolhas.
    Peneirar a farinha, a maizena e o fermento e ir acrescentando pouco a pouco, alternando com o leite, sem parar de bater.
    Em separado, bater as claras em neve, com a pitada de sal.
    Misturar as claras delicadamente à mistura
    Assar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo, em forno médio, por aproximadamente 40 minutos.
    • Taxa
    • Comentário
  • roseabela respondido 6 anos atrás
    vc jamais pode errar no fermento, pq é o que faz o bolo crescer , espalhando a massa, não deixando que ela fique igual a chiclete ou pau. receita é facil mas nao erre no fermento.
    • Taxa
    • Comentário
  • Ritinha fofinha respondido 6 anos atrás
    tenho vários truques, usar fécula de batata, ou então por menos farinha e mais açúcar, e também não convém deixar muito tempo o bolo no forno

    espero ter ajudado
    • Taxa
    • Comentário
  • Gaúcha respondido 6 anos atrás
    Eu notei que as receitas que levam óleo em vez de margarina ficam mais fofas além de mais úmidas. Tente receitas que levem óleo, como a da Nega Maluca e vc vai conferir.
    • Taxa
    • Comentário
  • rita respondido 6 anos atrás
    Coloque a quantidade certa de fermento, e misture as claras em neve sem bater.
    • Taxa
    • Comentário
  • Lenita respondido 6 anos atrás
    Bata a clara do ovo,por algum tempo como se fosse fazer suspiro,bata até ficar preso no prato,depois misture na mistura do bolo e não bata,só misture...fica bem fofo!

    Bjs
    • Taxa
    • Comentário
  • Nando o moura respondido 6 anos atrás
    Apelida ele de Nando.
    • Taxa
    • Comentário

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear