Aliás...O que é Doutorado e Mestrado?

E também como obte-los?

(A resposta mais informativa...Já sabem né?)

6 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Mestrado é um título que vc pode obter após qualquer graduação.Dependendo da sua área de pesquisa, vc escolhe um tema e, sob a orientação de um professor, desenvolve uma dissertação.Geralmente,para ingressar, vc tem que fazer uma prova e também tem análise de currículo.Alguns locais, só fazem a análise.Tem que saber inglês, tem uma prova de língua.Quanto ao doutorado, vc deve primeiro fazer o mestrado, a diferença é que vc tem que desenvolver uma tese, algo novo, ainda não pesquisado.No mestrado não precisa ser nada novo, vc pode desenvolver uma pesquisa já realizada e etc.Para o doutorado é preciso saber duas línguas, o ingles e uma outra (geralmente não aceitam espanhol) que pode ser o francês.

    Na verdade todos são títulos que contribuem e muito para sua formação.Atualmente, interfere em tudo, principalmente no que se refere a concursos públicos ( quando fazem a prova de títulos). Quanto mais títulos melhor, mais vc sai na frente..espero ter esclarecido o mínimo para vc..bjs

  • Há 1 década

    L. O . A . N , vou tentar de uma forma bem simplificada porém objetiva responder sua pergunta:

    MESTRADO = No Brasil o Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação " stricto sensu," que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa.

    Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. Seu passo seguinte será o doutorado, onde se capacitará como um pesquisador, assim como as suas especializações, o Pós-Doutorado e/ou a livre-docência. Note-se, entretanto, que o mestrado não é pré-condição obrigatória para o ingresso no doutorado, alunos com um desempenho muito bom na graduação podem ser aceitos diretamente no doutorado. Esta aceitação depende da legislação particular de cada Universidade.

    DOUTORADO =Doutoramento (português europeu) ou doutorado (português brasileiro) é um grau académico concedido por uma instituição de ensino superior universitário, que pode ser uma universidade, um centro universitário, uma faculdade isolada ou até mesmo um hospital (como o Hospital Antonio Prudente, referência mundial no estudo de câncer), que tem o propósito de certificar a capacidade do candidato para desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente).

    Neste grau académico espera-se que o aluno adquira capacidade de trabalho independente e criativo. Esta capacidade deve ser demonstrada pela criação de novo conhecimento e será validada por publicações em bons veículos científicos ou pela obtenção de patentes. É essencial para a seleção ao doutorado a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.

    ONDE ADQUIIR :

    A lista dos programas de pós-graduação no Brasil, com seus respectivos conceitos se encontra na página da CAPES

    Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação

    Alem do Mestrado e doutorado tabém poderás te aprofundar em :

    Pós-Doutorado = Pós-Doutorado (português brasileiro) ou Pós-Doutoramento (português europeu) consiste em especialização ou estágio em universidade, realizado após a conclusão do Doutorado. Quem termina um doutorado e quer continuar se aprimorando como pesquisador tem a opção de fazer um pós-doutorado, que lhe dará um nível de excelência em determinada área do conhecimento.

    Espero ter ajudado um pouco nas suas perguntas, almejando que tenhas um brilhante e promissor sucesso, recebas meu abraço

  • Anônimo
    Há 1 década

    proucurei por kd pergunta.. Doutorado

    Os cursos de doutorado são cursos voltados para formação de alunos com capacidade de desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente). No doutorado espera-se que o aluno adquira capacidade de trabalho independente e criativo. Esta capacidade deve ser demonstrada pela criação de novo conhecimento e será validada por publicações em bons veículos científicos ou pela obtenção de patentes. É essencial para a seleção ao doutorado a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.

    A Wikiversidade não forma, nem oferece títulos aos seus alunos. No entanto os cursos de doutorado buscam fornecer material e recursos específicos para que os alunos estudem de maneira autonoma ou utilizem para obtenção de seus graus academicos em instituições reconhecidas.

    MESTRADO=

    O mestrado acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa. A área de conhecimento é bem focada e constitui-se em um sub-conjunto da área profissional (aquela estudada em todo um curso de graduação). Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolver trabalho autônomo. Este trabalho caracteriza-se pela busca de referências, métodos e tecnologias atuais e sua aplicação de forma criativa. Espera-se também, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada, principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É desejável a publicação ou submissão de artigo(s) em reconhecidas revistas especializadas e anéis de congressos, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.

    E também como obte-lo?

    PENSA EM UM RESPOTA GRANDE...

    SÃO PAULO - Imagine a cena: após a faculdade, você pensa em fazer uma pós-graduação. Porém, sempre teve certo interesse em lecionar: será o mestrado a melhor alternativa? Mas, e depois, serei obrigado a fazer doutorado? Qual o melhor caminho a seguir?

    Você pode achar muito cedo para pensar nisso. Afinal, mal entrou na faculdade e está começando a desenhar sua carreira agora. Saiba que é muito interessante poder imaginar esta realidade e planejar a estruturação deste objetivo. Veja o que deve ser levado em consideração, na hora de decidir.

    Verifique em que ponto está sua carreira

    A situação, claramente, é a seguinte: de nada adianta você "mergulhar" em um curso após o outro, se não estiver empregado ou, pelo menos, com a perspectiva de uma colocação no mercado de trabalho. É claro que se deve investir no currículo, mas não é nada produtivo, porém, criar o hábito de se viver exclusivamente para estudar. Isto está praticamente fora da nossa realidade!

    Lembre-se que o importante, em qualquer carreira, é o conhecimento prático, ou seja, o dia a dia exercendo o que você aprendeu nas carteiras da faculdade.

    O que a empresa espera de você?

    Imagine ainda uma outra situação: se o local onde você trabalha, seja empresa ou faculdade, tem lhe oferecido boas perspectivas, esta é a hora de apostar no futuro. Afinal, o doutorado lhe dará a oportunidade de fechar com chave de ouro o seu ciclo de estudos. Portanto, não desperdice a chance que pode não bater à sua porta duas vezes!

    Aproveitando, verifique a possibilidade de receber um apoio financeiro para a realização desta etapa. Afinal, ambos serão beneficiados pelos conhecimentos adquiridos, então você não precisa arcar com tudo sozinho.

    Sua família o apóia?

    Este é um aspecto bastante importante. Como seus familiares, aqueles que convivem diretamente com você, ou pelo menos sonham em tê-lo mais próximo, encaram sua decisão?

    É muito importante contar com o apoio de quem amamos em um momento como este. Afinal, são mais alguns anos de dedicação, abdicando de alguns momentos de lazer, noites de sono e certas economias.

    Qual o seu momento?

    Você está pronto para encarar este desafio? Suas energias estão em dia para mais estudos? Consegue encaixar em sua rotina, e em seu orçamento, mais este passo?

    Caso tenha respondido positivamente a todos estes itens, não há nem o que pensar: siga em frente! Caso tenha ficado com alguma dúvida, pense mais um pouco e só depois decida a respeito. Evite a precipitação!

    Sabe a diferença?

    Uma questão importante: você sabe qual a finalidade de um doutorado? O que ele poderá acrescentar em sua carreira?

    O mestrado prepara o pesquisador, ou seja, fornece as bases para quem quer seguir a carreira. É capacitado a dar aula em universidades, mas é considerado como "no início de carreira acadêmica". O curso tem duração aproximada de dois anos e um custo médio de R$ 25 mil.

    Já o doutorado possibilita ao profissional que evolua em suas pesquisas e cresça em sua carreira acadêmica, adquirindo autonomia, por exemplo, para publicar pesquisas elaboradas. A duração neste caso é de quatro anos e o custo dobra: R$ 50 mil, em média.

    Vale lembrar que o caminho natural para quem opta pela área de docência e pesquisa é: graduação, mestrado e, só então, doutorado. Há casos especiais em que o profissional parte direto da faculdade para o doutorado, mas para isso há uma análise minuciosa de currículo que justifique esta medida.

    Sabe-se que o caminho não é curto e muito menos fácil. Mas você deve levar em conta suas ambições e a necessidade hoje, diante de um mercado tão competitivo, de se manter apto para participar desta concorrência. Preparado para seguir em frente? Planeje seu futuro e boa sorte!!

    Autor:

    Fonte: http://www.administradores.com.br

    Fonte(s):

    Fonte: http://www.administradores.com.br

    Já passei por ele e estou chegando ao final do meu doutrorado.

    Espero que possas chegar lá também!

    Boa sorte!!!!

  • Há 1 década

    proucurei por kd pergunta.. Doutorado

    Os cursos de doutorado são cursos voltados para formação de alunos com capacidade de desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente). No doutorado espera-se que o aluno adquira capacidade de trabalho independente e criativo. Esta capacidade deve ser demonstrada pela criação de novo conhecimento e será validada por publicações em bons veículos científicos ou pela obtenção de patentes. É essencial para a seleção ao doutorado a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.

    A Wikiversidade não forma, nem oferece títulos aos seus alunos. No entanto os cursos de doutorado buscam fornecer material e recursos específicos para que os alunos estudem de maneira autonoma ou utilizem para obtenção de seus graus academicos em instituições reconhecidas.

    MESTRADO=

    O mestrado acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa. A área de conhecimento é bem focada e constitui-se em um sub-conjunto da área profissional (aquela estudada em todo um curso de graduação). Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolver trabalho autônomo. Este trabalho caracteriza-se pela busca de referências, métodos e tecnologias atuais e sua aplicação de forma criativa. Espera-se também, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada, principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É desejável a publicação ou submissão de artigo(s) em reconhecidas revistas especializadas e anéis de congressos, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.

    E também como obte-lo?

    PENSA EM UM RESPOTA GRANDE...

    SÃO PAULO - Imagine a cena: após a faculdade, você pensa em fazer uma pós-graduação. Porém, sempre teve certo interesse em lecionar: será o mestrado a melhor alternativa? Mas, e depois, serei obrigado a fazer doutorado? Qual o melhor caminho a seguir?

    Você pode achar muito cedo para pensar nisso. Afinal, mal entrou na faculdade e está começando a desenhar sua carreira agora. Saiba que é muito interessante poder imaginar esta realidade e planejar a estruturação deste objetivo. Veja o que deve ser levado em consideração, na hora de decidir.

    Verifique em que ponto está sua carreira

    A situação, claramente, é a seguinte: de nada adianta você "mergulhar" em um curso após o outro, se não estiver empregado ou, pelo menos, com a perspectiva de uma colocação no mercado de trabalho. É claro que se deve investir no currículo, mas não é nada produtivo, porém, criar o hábito de se viver exclusivamente para estudar. Isto está praticamente fora da nossa realidade!

    Lembre-se que o importante, em qualquer carreira, é o conhecimento prático, ou seja, o dia a dia exercendo o que você aprendeu nas carteiras da faculdade.

    O que a empresa espera de você?

    Imagine ainda uma outra situação: se o local onde você trabalha, seja empresa ou faculdade, tem lhe oferecido boas perspectivas, esta é a hora de apostar no futuro. Afinal, o doutorado lhe dará a oportunidade de fechar com chave de ouro o seu ciclo de estudos. Portanto, não desperdice a chance que pode não bater à sua porta duas vezes!

    Aproveitando, verifique a possibilidade de receber um apoio financeiro para a realização desta etapa. Afinal, ambos serão beneficiados pelos conhecimentos adquiridos, então você não precisa arcar com tudo sozinho.

    Sua família o apóia?

    Este é um aspecto bastante importante. Como seus familiares, aqueles que convivem diretamente com você, ou pelo menos sonham em tê-lo mais próximo, encaram sua decisão?

    É muito importante contar com o apoio de quem amamos em um momento como este. Afinal, são mais alguns anos de dedicação, abdicando de alguns momentos de lazer, noites de sono e certas economias.

    Qual o seu momento?

    Você está pronto para encarar este desafio? Suas energias estão em dia para mais estudos? Consegue encaixar em sua rotina, e em seu orçamento, mais este passo?

    Caso tenha respondido positivamente a todos estes itens, não há nem o que pensar: siga em frente! Caso tenha ficado com alguma dúvida, pense mais um pouco e só depois decida a respeito. Evite a precipitação!

    Sabe a diferença?

    Uma questão importante: você sabe qual a finalidade de um doutorado? O que ele poderá acrescentar em sua carreira?

    O mestrado prepara o pesquisador, ou seja, fornece as bases para quem quer seguir a carreira. É capacitado a dar aula em universidades, mas é considerado como "no início de carreira acadêmica". O curso tem duração aproximada de dois anos e um custo médio de R$ 25 mil.

    Já o doutorado possibilita ao profissional que evolua em suas pesquisas e cresça em sua carreira acadêmica, adquirindo autonomia, por exemplo, para publicar pesquisas elaboradas. A duração neste caso é de quatro anos e o custo dobra: R$ 50 mil, em média.

    Vale lembrar que o caminho natural para quem opta pela área de docência e pesquisa é: graduação, mestrado e, só então, doutorado. Há casos especiais em que o profissional parte direto da faculdade para o doutorado, mas para isso há uma análise minuciosa de currículo que justifique esta medida.

    Sabe-se que o caminho não é curto e muito menos fácil. Mas você deve levar em conta suas ambições e a necessidade hoje, diante de um mercado tão competitivo, de se manter apto para participar desta concorrência. Preparado para seguir em frente? Planeje seu futuro e boa sorte!!

    Autor:

    Fonte: http://www.administradores.com.br

    Fonte(s): Fonte: http://www.administradores.com.br É UM CAMINHO LOGO, CARO E CANSATIVO, COMO TUDO NA VIDA, TERÁ MUITAS RECOMPENSAS.. ESPERO TER AJUDADO..
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Doutorado:é um grau académico concedido por uma instituição de ensino superior universitário, que pode ser uma universidade, um centro universitário, uma faculdade isolada ou até mesmo um hospital (como o Hospital Antonio Prudente, referência mundial no estudo de câncer), que tem o propósito de certificar a capacidade do candidato para desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente).

    Neste grau académico espera-se que o aluno adquira capacidade de trabalho independente e criativo. Esta capacidade deve ser demonstrada pela criação de novo conhecimento e será validada por publicações em bons veículos científicos ou pela obtenção de patentes. É essencial para a seleção ao doutorado a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.

    Mestrado: é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa. Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. Seu passo seguinte será o doutorado, onde se capacitará como um pesquisador, assim como as suas especializações, o Pós-Doutorado e/ou a livre-docência. Note-se, entretanto, que o mestrado não é pré-condição obrigatória para o ingresso no doutorado, alunos com um desempenho muito bom na graduação podem ser aceitos diretamente no doutorado. Esta aceitação depende da legislação particular de cada Universidade.

    Os cursos de mestrados, assim como os de doutorado, são formados exclusivamente por professores doutores, com suas respectivas linhas de pesquisa e profunda experiência na sua área. O aluno propõe um projeto de pesquisa para ser aceito num determinado programa de seu interesse.

  • Anônimo
    Há 1 década

    vai estudar.. nao saber oq e doutorado nem mestrado..

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.