ALGUÉM ME EXPLICA COMO FAZER UMA LIGAÇÃO IÔNICA

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
OLÁ.GENTE!! EU Ñ FAÇO A MINIMA IDEIA DO QUE SEJA LIGAÇÃO IÔNICA II TENHO PROVA AMANHÃ QUI VAI SER IGUAL A MEU TRABALHO SE ALGUÉM SABER ME AJUDA DANDO EXEMPLOS TIPO (LIGAÇÃO IÔNICA ...mostrar mais
Melhor resposta
  • edueeu respondido 6 anos atrás
Ligação Iônica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion. No sal de cozinha, as ligações entre os íons sódio e cloreto são iônicas. Geralmente ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O átomo do ametal tem uma configuração eletrônica semelhante a de um gás nobre, quase totalmente preenchida de elétrons. Eles tem alta eletronegatividade, e facilmente ganham elétrons formando um íon negativo ou ânion. Os dois ou mais íons logo se atraem devido a forças eletrostáticas. Ligações desse tipo são mais fortes que ligações de hidrogênio, e têm força similar às ligações covalentes.

A ligação iônica ocorre somente se a variação da energia total da reação é favorável -- quando os átomos ligados tem energia mais baixa que os átomos livres. Quanto maior a variação da energia total, mais forte se torna a ligação.

Estudos revelaram que não existe ligação iônica pura. Todas ligações iônicas tem um grau de ligação covalente ou ligação metálica. Quanto maior a diferença na eletronegatividade entre dois átomos mais iônica se torna a ligação. Compostos iônicos conduzem eletricidade quando fundidos ou em solução. Eles geralmente tem um alto ponto de fusão e tendem a ser solúveis em água.
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Jéssica respondido 6 anos atrás
    Ocorre entre os elementos metais e ñ metais. Os metais são atomos que apresentam 1, 2, 3 ou 4 elétrons na última camada. Numa ligação sua tendência é perder elétrons, transformando-se em cátios.
    Os ñ metais são atomos que apresentam 4,5,6 ou 7 elétrons na última camada. Sua tendênciaé ganhar elétrons, transformando-se em ânion.
    Ex:
    (Não sei como vc aprendeu a ver, quantos doa e qnts recebe. Eu aprendi dos dois modos, ms esse é um exemplo é o mais fácil, onde ñ precisa vc fazer todo aqle proceso d distribuição de 1s2, 2s2, 2p6, depois coloca nas camadas K - L - M e tals)

Vou fazer entre: Na (Metal) e Cl (ñ metal)

Primeiro, vc olha lá na tabela e ve q o metal Na está no grupo 1A, portanto ele perde 1 elétron.
    O ñ metal Cl, está no grupo 7A, portanto já sabemos q ele precisa ganhar 1 eletron para c estabilizar. (lembra da regra né do Octeto q os atmos em q c estabilizar com 8 eletrons.)

Assim, o Na doa 1, para o Cl, e fica com 8, pois é como c sobrasse esse 1.
    E o Cl q tinha 7 precisava d 1 para c estabilizar, q foi o doado pelo Na.

Dai a fórmula fik complicado d faze aqi ms fik mais ou menos assim:

Na°---------------> *Cl°°°°°°°

Intendeu? O ° do Na é o q ele vai doa, no caso só 1.
    o * do Cl, é o q ele ganho p/ ficar com 8, pois c viu q só tinha 7 °.

K e Br é a mesma coisa:

K, está no grupo 1A, perde 1 elétron.
    Br, está no grupo 7A, vai ter q ganhar 1 elétron.

K°---------> °Br*******

Obs.: C percebeu q é só olhar o grupo em q eles estão para saber o quanto eles doão ou recebem?
    É bem fácil.

Espero q tenha intendido!!
    Qlqr dúvida estamos aew.

Fonte(s):

Meu caderno de Quimica!!
    • 1
    • Comentário
  • Thiago respondido 6 anos atrás
    ligação ionica é quando 2 ou mais elementos quimicos se juntam e formam ions, um vira cation (ion positivo) e o outro forma um anion (ion negativo) no exemplo K + Br, primeiro tem que fazer a distribuição eletronica e achar o numero de eletrons na camada de valencia, no caso o K tem 1 eletron e o Br tem 7, para se tornar estavel o atomo necessita de 8 eletrons, então o eletron do K passa para o Br que fica com 8 na camada de valencia e o K fica com oito, é só fazer a distribuição eletronica agora, só que o numero atomico do K será 18 pois ele perdeu um eletron, e o numero de eltrons em Br será 36 ao inves de 35, porque ele ganhou 1 eletron de K, vc pode treinar fazendo esses exemplos, Li+F, Cs+Te, Ca+O, Ga+Se, 2Li+S, Rb+Se+K, 2H+O.

ps: o hidrogenio se estabiliza com apenas 2 eletrons, espero ter ajudado!!
    • 1
    • Comentário
  • Winds D respondido 6 anos atrás
    É muito simples:
    Ligações ionica sao feitas entre um cation (+) e um anion (-) e funiona assim:
    Vamos fazer a ligaçao entre o cation Na (Sódio) e o anion Cl (Cloro):
    Na=> carga elétrica +1
    Cl=> Carga elétrica -1
    Coloque assim Na+1 Cl-1 e troque os numeros de posiçao: NaCl
    Notas:
    *Numeros iguais sao cancelados
    *Nao se coloca o sinal
    *Cation sempre vem primeiro
    Espero ter ajudado ;)
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In