A soma das frações irredutíveis,positivas,menores do que 10, de denominador 4 é?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Resolução com PA
Melhor resposta
fração irredutível é aquela que não pode ser simplificada
(1/4 , 3/4 , 5/4 , 7/4 .,9/4 , 11/4 ...39/4)

r = 3/4 - 1/4 = 1/2
Sn = (a₁ + an ) . n/2
= (1/4 + 39/4) . n/2 = 5n

an = a₁ + ( n - 1) . r
39/4 = 1/4 + n/2 - 1/2
n = 20

Sn = 5n = 5 . 20 = 100
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Kenshin respondido 6 anos atrás
    1/4 + 3/4 + 5/4 + 7/4 + 9/4 + 11/4 + .... + 39/4

    primeiro termo: 1/4
    razão: 2/4
    último termo: 39/4
    total termos: 20

    soma = 20*(1/4 + 39/4) / 2
    soma = 20*(10) / 2
    soma = 100
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear