Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 1 década

Por que as pessoas crêem na Bíblia? Antes de responder, leia o texto que escrevi abaixo !?

Crêem

-por ouvir dizer;

-porque foi transmitida por longas gerações;

-porque é dita e repetida por muita gente;

-pelo testemunho de sábios antigos;

-porque um longo hábito as leva a te-la por verdadeira;

-porque sentem que é verdadeira;

-porque se diz que um ser superior a revelou;

-pela autoridade dos mais velhos e/ou dos instrutores e

-porque está escrito em um livro...

Qualquer pessoa pode escrever um livro e, ao final, repetir todo o processo acima...

Se eu quiser, posso escrever uma nova Bíblia, dizer que a recebi diretamente de Deus e me cercar de pessoas que dirão que eu sou um sábio e o que digo veio mesmo de Deus... Passo adiante, as pessoas ouvem dizer, é transmitido de geração a geração, é repetido por muita gente, as pessoas adquirem um longo hábito, etc. e, depois de 2000 anos, alguém dirá: Sim, ele realmente escreveu, a datação revela que a data é essa mesma...

Ou seja, grande coisa a data ser essa ou aquela, pois NADA garante que eu realmente recebi isso de Deus!..

Atualizada:

Continuando:

NADA garante que eu realmente recebi isso de Deus, exatamente como NADA garante que aquela papelada chamada "Bíblia" tenha sido recebida do grandioso "Deus"... Sabe-se lá sequer se "ele" existe!... Na verdade, ele nem mesmo aparece pra dizer um "olá". Enfim, ao menos ESSE "Deus" bíblico, não existe...

23 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

Você tem total e absoluta razão.

Ao final, em minha análise, acredito que eles somente acreditam por uma questão cultural apoiada pelo efeito da coletividade. É cultural que todos (ou muitos) acreditam e logo por muitos acreditarem eles te forçam (ou o seu próprio pscicológico o faz) a acreditar também (pois, o ser humano vive em sociedade e se sente obrigado a juntar-se em determinados grupos.).

Você entende muito mesmo disso, me add friends!

• Anônimo
    Há 1 década

...há vários livros que o populacho intitula sagrado...o ser humano é uma criatura que pode ser 'manipulada' facilmente, seja da maneira política ou religiosa...

• Smaug
    Lv 6
    Há 1 década

ótimos argumentos, tomara que todos entendam. Mesmo assim não é sempre q acontece. estou bolando uma ótima pergunta sobre isso, para esse esclarecimento. Creem na biblia pq crem no homem.

• Há 1 década

essa é uma pergunta longa de se responder, então vou mandar a versão ultra sintética: a crença na bíblia se baseia no fetiche por documentos. se são antigos, são mais 'confiáveis'. se contém várias cópias, são 'confiáveis'. se são endossados por 'autoridades sacerdotais', são confiáveis. se são defendidos por 'autoridade seculares', são 'confiáveis'.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Também nada garante que você é você, ou um simples robô não é??

Tete

• Há 1 década

Uma mentira contada 1000 vezes torna-se verdade.

• Há 1 década

Primeiro existem milhares de exemplares e livros religiosos más nenhum duram por muito tempo, pois se esquecem com o tempo, mas a bíblia venceu a maior prova de todas a prova do tempo!

Mas pra quem é cético nada basta eu posso te mostrar diversas evidencias e fatos que me faz crer na bíblia, mas o cético não vai crer.

Mas doa o que doer no cético a bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos, é o livro pelo qual as pessoas mais se inspiram e pelo mais miraculoso sem nem ao menos estuda-la e conhece-la

Tente fazer um livro e achar bilhões de seguidores durante varias e varias gerações, ainda não houve e nem vai haver.

• Iva
    Lv 6
    Há 1 década

Você, ou qualquer pessoa, pode crer ou não crer, ninguém é obrigado ! Você tem razão em sua colocação...mas eu creio, e Deus é a melhor coisa que aconteceu em minha vida... e creio na bíblia, como sendo a palavra de Deus !

Ninguém sabe o sabor de uma laranja sem provar uma laranja.. eu, provei, tomara você um dia,veja de uma forma diferente, aí poderá dizer que gosto tem uma laranja ! bjs

• É eis a questão...mistério.

• Lara
    Lv 4
    Há 1 década

...Creio na Bíblia porque ano após ano, milhares de vidas são transformadas através das palavras contidas nela...Você pode até tornar-se um excelente autor, porém não conseguirá com o seu livro mudar o caráter de milhares de pessoas, tal como a Palavra de Deus ( Bíblia Sagrada ) fez, faz e fará...bjs

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.