10 exemplos de reações químicas no cotidiano?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
Melhor resposta
  • Ma. respondido 6 anos atrás
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.

Um exemplo de reação química muito comum em nosso cotidiano é a reação de combustão, para que ela ocorra é necessária a presença de três fatores: um combustível, um comburente e energia de ativação. Essa reação consiste na queima de um combustível que pode ser a gasolina, álcool, etc., através da energia de ativação (calor de uma chama, faísca elétrica), na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2).

Os 10 exemplos:
1reação de oxidação de uma maça cortada
2azedamento do vinho
3 fotossintesse
4 automóveis em movimento
5 movimentação dos musculos
6 queima da vela
7 incendios
8 acender o fogo
9 fermentação da massa do pão
10 aparecimento da ferrugem.

Mais exemplos:reação de Oxidação da palha de aço (bombril)
Palha de aço + Oxigênio --> aço oxidado

Reação de oxidação de uma maça cortada.
Quando se corta uma maça, e a deixa exposta, ela começa a ficar escura, isto é devido a sua oxidação.

Reação de saponificação
Algumas donas de casa, realizam esta reação química para a produção do sabão caseiro. Os ingredientes usados são: Gordura; Soda Cáustica; Água e Cinzas.

Preparação de um café.
Quando se faz um café, usando açúcar, água, e pó de café, realiza-se uma reação química, onde o produto final é o café.

Combustão de gasolina em um carro
Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento

Combustão do gás de cozinha
Gás Butano reage com o oxigênio produzindo dióxido de carbono, àgua e energia (fogo)

Fritura de um ovo
Quando fritamos um ovo, realizamos uma reação química

Uso de água oxigenada para descolorir Pêlos em mulheres
à água oxigenada (Peróxido de Hidrogênio) reage com os Pêlos, alterando a sua coloração.

É isso,espero ter ajudado!!!
Ma.
  • 2
  • Comentário

Outras respostas (4)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • GuH respondido 6 anos atrás
    Os químicos utilizam as propriedades das substâncias para descobrir, em laboratório, se um transformação é química ou não, ou seja, se de fato foram produzidas novas substâncias.

    Existem muitos exemplos de reações químicas no cotidiano. Entre elas estão a formação da ferrugem num pedaço de palha de aço, o apodrecimento dos alimentos, a produção de húmus no solo, a queima de gás num fogão e da gasolina, álcool ou diesel no motor do veículo.

    A ocorrência de uma reação química nem sempre é fácil de perceber. Algumas só podem ser percebidas em laboratórios suficientemente equipados para separar os componentes das misturas obtidas e determinar suas propriedades. Há, contudo, algumas evidenciais que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de reações químicas e que são, portanto, pistas que podem indicar sua ocorrência. Entre essas evidencias estão:

    liberação de calor - por exemplo nas combustões;

    mudança de cor - por exemplo quando um alvejante é derrubado, por descuido, numa roupa colorida;

    mudança de odor - por exemplo, quando uma fruta, carnes e outros alimentos se estragam;

    liberação de gás - por exemplo, ao jogar um comprimido efervescente em água.

    Velocidade de reação

    Diferentes reações químicas podem acontecer a velocidades variadas. Há fatores principais que podem ser alterado ou retardados para mudar a velocidade das reações: temperatura e a concentração dos reagentes. De um modo geral, um aumento na temperatura dos reagentes acarreta um aumento na velocidade da reação - é o caso da água na dissolução de comprimido antiácido. Maiores concentrações dos reagentes (soluções mais fortes) também aumentam a velocidade das reações: é o caso da ferrugem do prego.



    As substâncias inicialmente presentes num sistema e que se transformam em outras devido à ocorrência de uma reação química são denominadas reagentes. As novas substâncias produzidas são chamadas produtos.
    • 2
    • Comentário
  • Pink respondido 6 anos atrás
    o ovo conzinhando, a queima de um papel, a digestao ,
    so esses que consegui lembra
    • 1
    • Comentário
  • lilinha32 respondido 6 anos atrás
    A saponificação das gorduras através do detergente quando você lava a louça.
    • Taxa
    • Comentário
  • fabio j respondido 6 anos atrás
    um bom peido...............
    • 2
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear