Quais as pincipais atividades econômicas desenvolvidas na Mesopotâmia?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
gente por favor me respondão ainda hoje pois é para trabalho.......desde já agradeço.....bjinhos......
Melhor respostaEscolha do autor da pergunta
  • BETE T respondido 6 anos atrás
Mesopotâmia (do grego, entre os rios) ficava entre os rios Tigre e Eufrates, no território do atual Iraque. Apesar de atualmente não ser uma região muito especial, exceto pelo petróleo e os conflitos constantes, na época era um lugar muito privilegiado. Com cheias dos rios as terras eram fertilizadas pelo limo e húmus (material orgânico em decomposição). Os rios favoreciam a pesca e havia caça abundante e condições para criar animais nas margens dos rios.

Economia
O modo de produzir e as atividades econômicas organizava-se pelo modo de produção asiático:

· Terras pertenciam ao Estado e eram utilizadas pela comunidade;
· Classes dirigentes administravam o Estado;
· Estado dirigia o trabalho da sociedade;
· Maior parte da sociedade servia aos governantes, devendo-lhe obediência e tributos.

Atividade agropastoril
Agricultura era principal atividade mesopotâmica, destacando-se o cultivo de: cevada, trigo e tâmara. A agricultura estava ligada a pecuária, cuja criação mais importante era a bovina que fornecia carne (artigo de luxo), leite e couro, alem de ser usado para puxar carroças e para o arado. Também se destacava criação de asno, muito usado para transporte terrestre.

O comércio a longa distancia também teve grande importância, caravanas terrestres levavam produtos agrícolas e artesanais, principalmente lã, em troca de matérias-primas da vizinhança, madeira, pedras duras, cobre, estanho, ouro e prata. Até o século VI não havia moeda cunhada na Mesopotâmia, a cevada e metais como ouro e prata eram usados como valor padrão, já o pagamento de mercadorias importadas era feita em lingotes de metal.

Existem muitos sites que vc pode pesquia tbem. Procurei fazer algo simples. Beijo...Bom domingo

Source:

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/al...

www.crb.g12.br/site/webquest/civilizac...

www.coladaweb.com/hisgeral/civilizacao... - 63k

www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala... - 21k -

Classificação e comentário do autor da pergunta

5 de 5
obrigada
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (1)

  • Bet respondido 6 anos atrás
    Economia: modo de produção asiático, baseado no escravismo e agricultura, tudo sobre o controle do Estado.

    *A Agricultura era base da Economia, agricultura de irrigação. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim árvores frutíferas, raízes e legumes. Os instrumentos de trabalho eram rudimentares, em geral de pedra, madeira e barro.

    *A Criação de Animais. A criação de carneiros, burros, bois, gansos e patos era bastante desenvolvida.

    *O Comércio. Os comerciantes eram funcionários a serviço dos templos e do palácio. Apesar disso, podiam fazer negócios por conta.


    Abraços~*
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear