Mauricio perguntou em Animais de EstimaçãoCães · Há 1 década

Adotar um cão é uma boa idéia do que comprar? E onde posso fazê-lo?

Minha pastor alemão já têm 17 anos de idade. Está sempre ativa e sadia, mesmo sendo idosa e perto da morte. Ela alimenta-se bem, sempre com rações premium; vacinação e vermifugação em dia; canil sempre higienizado e ela também.

Uma organização não governamental protetora dos animais, Terra Viva, fez uma campanha em Sergipe, no ano de 2007, pedindo as pessoas que não comprem cães. Que, ao invés disso, adote um; pois a comercialização de animais domésticos estimulam o maltrato aos cães e gatos; uma vez que muitos donos utilizam de fêmeas e machos como reprodutores de uma forma cruel e desumana.

a) Quais são os riscos de eu adotar uma pastor alemão já na idade adulta? (não me importo se ela for mestiça, na verdade o meu receio é saber se ela já não tem uma saúde comprometida devido à má alimentação no passado).

Atualizada:

Usuário "P@", você foi em cima da resposta e dúvida que eu precisava. Você merece nota 10 pela melhor resposta.

11 Respostas

Classificação
  • Há 1 década
    Melhor resposta

    Acho que vc deve adotar, não entendi bem, mas vc mora em Sergipe?

    Não compre animais, vc compraria um filho? pois é quase a mesma coisa, pelo que relatou vc tem amor pela sua cadela e não apenas a trata como um animal, por isso acho que a adoção é mais recomendada para vc, geralmente as associações especializadas em adoção tem um veterinário que vai poder te falar sobre a saúde de seu futuro afilhado.

    Caso vc more realmente em Sergipe, aqui vai:

    - Associação Protetora dos Animais de Sergipe – Aspa.

    Os interessados em adotar um animal ou apadrinhá-lo devem visitar a Associação localizada na Rua L, nº 645 Loteamento Praia do Refúgio. Informações através do telefone: (79)3227-3155.

    Se vc for de outro estado é so colocar "Doação de animais" na busca do Google.

    Boa sorte na sua adoção

  • Anônimo
    Há 1 década

    Prezado Mauricio ... como vão as coisas ??? Parabens pela peluda que vc tem (a pastora) ... realmente se cuidamos direitinho eles vivem muito ... Realmente adotar é uma ótima opção pois existem muito e muitos cães que simplesmente são descartados nas ruas como lixo. Procure o CZZ (controle de zoonose ) de sua cidade eles com certeza tem algum peludo do jeito que vc gostaria. Trabalho em um abrigo em SP .. .se puder divulgar nosso trabalho agradeço:

    http://geocities.yahoo.com.br/abrigo_priscila_patr...

  • Há 1 década

    Adotar um cão é sempre uma ótima idéia!

    Você pode procurar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de sua cidade. Lá existem muitos animais abandonados à espera de adoção. Caso eles não sejam adotados eles são mortos!

    Quando você compra um animal, geralmente eles estão muito maltratados e sim, muitos criadores de cães são bem desumanos, não se preocupam com o bem-estar dos animais. Ou seja, quando você compra automaticamente está fazendo com que se perpetuem essas atividades.

    É o seguinte, um animal de rua geralmente sofre muito e é muito mal tratado por toda a sua vida até chegar nas mãos de um bom dono. Quando você adotar o seu cão, leve-o ao veterinário e dê o vermífugo e faça as vacinações necessárias (porque provavelmente ele não tomou nenhuma!). Peça à ele para fazer uma avaliação para ver se ele está com algum problema de saúde que precise de tratamento.

    Quando você adota um animal está tirando ele do sofrimento e possivelmente livrando-o de uma morte cruel!

    Boa adoção!

    Fonte(s): Estudante de veterinária
  • Há 1 década

    Tudo isso infelizmente é verdade, a cada animal comprado, morre um nos centros de zoonozes, os animais comercializados se tornam produtos, enquanto muitos outros estão procurando um lar. Para você adotar um animal ja na idade adulta, você teria que pedir uma avaliação do médico veterinário antes de concluir a adoção, os riscos são grandes, principalmente se não conhecer a procedência . Adotei uma labradora ja na idade adulta, na verdade tirei de uma casa aonde ela sofria maus tratos, uma cachorra dócil, meiga e inteligente...Com um mês que ela estava comigo, ela não parava de sangrar, e haviam me avisado que ela estava no cio, mas cio de um mês? Bom, procurei um especialista e descobri que se tratava de uma piometra seguida de doença do carrapato, tive que tratar e castrar as pressas...Tempos depois percebi a boca inchada, e quando me dei conta parte da gengiva estava comprometida, a palade da boca aberta, eu não tenho condições de pagar uma cirurgia plástica na cachorra, mas trato com antibíoticos de dois em dois meses para ir cicatrizando de dentro pra fora, uma parte da gengiva caiu...e justamente devido a má alimentação que ela teve...Mas olha....Não me arrependo de tê-la pego, pois sei que se estivesse aonde estava ela teria morrido há tempos. Existem vários sites de doação de animais, aonde todos esses são passados com o médico veterinário para avaliação, geralmente já são vacinados e vermifugados. (www.caosemlar.com.br , www.casadobicho.com.br) entre outros que vc acha no google.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

    Sim è uma otima ideia sua adotar um animal...pois tem tantas pessoas que compram e depois pensam que são como um objeto que não gostou mais joga fora ...abandona,ter um animal de estimação é coisa seria,

    mas vc ta querendo adotar um Pastor Alemão,tem pessoas que preferem adotar essa raça filhote pois ele acostuma com o dono desde pequeno,eu não acho muito aconselhevel adotar adulto quando tem crianças em casa,

    mas tbm pode ser uma questão de adaptação do animal com o dono ...mas vai ser bom adotar sim...

    Eu tenho um Poodle que se chama toto... ja ta comigo vai fazer 4 anos em novembro adoro ele .... entaõ faz bem querer adotar o cachorro e boa sorte ....ate++

  • Há 1 década

    Cara gostei de vc!! Adotar é tudo de bom!!!

    Tbem sou contra a venda de animais em pets.

    Procure ongs da sua região.

    E pra quem tem medo de adotar cães adultos, já adotei vários e nunca tive problemas. Conviveram muito bem comigo e com os outros cães. Qto à alimentação, depende mais do organismo do animal. Um cachorro pode ter problemas tanto com uma super- ração, qto com uma inferior.

  • Há 1 década

    Só te digo uma coisa. A GRAÇA NÃO ESTÁ NA RAÇA!!!

  • Anônimo
    Há 1 década

    VOCE ADOTA UM CÃO E COMO É DE PLAXE LEVA A UM VETERINÁRIO PARA DAR TODAS AS VACINAS E UM BOM BANHO.

  • delius
    Lv 5
    Há 1 década

    Adotar um cachorro de porte grande adulto pode envolver algum risco, principalmente se você tiver crianças em casa.

    Contudo os cães da raça pastor alemão costumam ser dóceis. Procure conhecer um pouco a animal antes de adotá-lo. Verifique os hábitos e se ele não possui alguma tendência à agressão.

    Se você não fizer questão da raça, pode procurar um animal no Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. Geralmente os cachorros capturados que não são resgatados ficam disponíveis para adoção por alguns dias.

  • Há 1 década

    Olha, não aconselho a adotar um pastor ja em idade adulta, acima de 1 ano...vc não conhece as manias desse novo cão, se ele é dócil mesmo, com todos, inclusive outros animais...ou seja vc não tem muita informação do passado deles...

    Sem duvida adotar é uma atitude muito nobre, ja que em todo país ta cheio de cães abandonados e sofrendo maus tratos..

    Aconselho a procurar uma instituição da sua cidade que faça feiras de adoção, porque na maioria dos casos, estes animais ja passaram por veterinarios e provavelmente já vem castrados e vacinados...além de vc ter a oportunidade de conversar com pessoas que cuidaram desses animais e assim poder saber mais do dog que vc quer adotar.

    Tenho um mestiço de chow chow adotivo, peguei ainda filhote...vale muito a pena, são muito gratos e carinhosos...sabem dar valor a quem os ama...

    Conheço um pessoal do S.O.S vida animal...procure no google por este site, entre em contato com eles, talvez saibam de alguma feira proxima da sua casa, ou talvez conheçam alguma instituição que faça pela sua cidade...

    Parabéns pela escolha de adotar!!

    Grande beijo e boa sorte na busca!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.