Anônimo
Anônimo perguntou em Notícias e EventosJornalismo e Mídia · Há 1 década

"Toda unanimidade é burra"? Vocês não acham que as frases de efeito têm que ser usadas com muito cuidado?

Minha cachorra Gabi é uma cocker mel de 9 anos. Em janeiro, a veterinária constatou um pequeno caroço nas mamas, que merecia acompanhamento. Na consulta seguinte, meses depois, o caroço tinha aumentado um pouco. De repente, em um mês e meio, a coisa cresceu para o tamanho de uma laranja das grandes, e ficou pendente, quase arrstando no chão. Os três veterinários que a examinaram indicaram cirurgia imediata, que foi feita nesta segunda-feira, tendo sido extraído um tumor de quase 700 gramas!

Pergunto: como "toda unanimidade é burra", deveríamos ter deixado pra lá???

Pergunto ainda: "como toda unanimidade é burra", e os desembargadores foram unanimes em negar o habeas-corpus, o câncer Nardoni deve permanecer intacto, sem a cirurgia da prisão????

A propósito, o Nelson Rodrigues é considerado um grande dramaturgo, pela unanimidade dos literatos brasileiros!!! Que fazer??

Atualizada:

Concordo com você, vendedor! Humanindade começa com "H". Mas onde foi que você viu essa palavra no meu texto?????

Unanimidade: concordância de um grupo com um determinado fato ou opinião.

Humanidade: a coletividade dos seres humanos.

Um bom oftalmologista: Dr. Michel Eid Farah. Tel. 5055-1177

12 Respostas

Classificação
  • Ieda
    Lv 7
    Há 1 década
    Melhor resposta

Oi, querido, só hoje vi sua pergunta, e mais uma vez vou dar pitaco!

Eu sou do tempo de Nelson Rodrigues, não da mesma idade, mas o conheci pessoalmente, porque também trabalhei no JB. Não fui amiga dele, mas colega de trabalho do seu filho. Por isso vou dizer com toda convicção: nunca gostei muito dele, nem pessoal nem politicamente falando. Era antipático, de direita, amigo dos milicos... Acho até que por isso mesmo é que o endeusaram tanto. Nem acho que ele está literariamente com essa bola toda!

Mas eu não estou sozinha, veja quem também falou dele:

por Ariano Suassuna

“Às vezes as pessoas me perguntam se eu gosto do teatro de Nelson Rodrigues. Aí eu digo: ‘homem não me pergunte isso não!’. Porque eu não gosto. Se eu gostasse, eu escreveria como ele. Nelson escrevia sobre os problemas da classe média suburbana carioca. Tem uma peça dele que fala sobre um rapaz que é apaixonado pela irmã, mas ela não pode atendê-lo porque é apaixonada pelo pai, e o pai... Ah!, rapaz, eu não me interesso por esse tipo de coisa, não. Agora, por outro lado, ele detestava o meu teatro. E tinha toda razão, eu falando de cangaceiro com gaita, eu acho que ele tinha horror.”

por Isabel Lustosa

“Acho que há um certo exagero em torno da qualidade literária dos livros de Nelson Rodrigues”.

por Millôr Fernandes

“Nelson Rodrigues é supervalorizado. Isso sem tirar os méritos dele. Fui amigo do Nelson. Ele era um talento invulgar e tinha opinião própria – embora sua posição com relação ao período da ditadura do Médici tenha sido imperdoável. Mas ele tinha uma capacidade de dizer coisas curiosas de maneira engraçada. E fez um teatro importante. Mas, como obra total, acho que atualmente há uma valorização excessiva.”

Essa frase talvez seja a única coisa decente que deixou, isso porque as opiniões podem ser parecidas, mas não necessariamente iguais!

Já o exemplo que você deu foi legal, mas como a situação era outra e o diagnóstico deveria estar evidente, os três, graças a Deus, acertaram! Mas não necessariamente...

Como não gosto de nada radical, quando ele diz TODA, já começa a falar besteira! E, antes que me esqueça, como está a sua cachorrinha?

Um abraço!!!

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 1 década

Não lembro quem falou isso, mas eu teria cuidado em usar uma expressão assim.

Não gosto das generalizações. Acho que cada problema tem sua abordagem e temos que ser cuidadosos em cada um deles. Você deu um bom exemplo com o que ocorreu com a cadelinha. Dou outro exemplo: é também unânime entre cientistas que a Terra está perigosamente excedendo os níveis toleráveis de CO2 na atmosfera. Esta unanimidade é burra também? Acredito que não.

Acredito que teriamos que observar quem disse essa frase e em que contexto essa pessoa disse.

• Há 1 década

Gostam do Nelson porque seus contos são sensuais e todos so filmes e seriados que passam na Globo tem mulher pelada, que dá ibope.

Essas frases, são muito complicadas pra aquele cara que quer ser cult e se lasca.

E o caso Nardoni, é um câncer incurável, que não morre mas aumenta. Tem aquele Sanguinete que vai curar...eu acho...ou matar

• TRUE
    Lv 6
    Há 1 década

Bom, a despeito de muitas pessoas amantes das obras de Nelson Rodrigues, eu nunca gostei desse Senhor, tampouco de suas frases feitas. Esta então da unânimidade burra para mim, é a típica frase de alguém que está amargurado, invejoso e sozinho. É uma frase burra. Então sua colocação, em qualquer caso, devería até ser evitada.

Notei que foi usada aqui no YR por um usuário no minímo estranho, mas oras, vindo o texto de quem vem, não é de se admirar ter usado a tal frase, já que, para ela (usuário), parece que "os fins justificam os meios"

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 década

Luiz,

Eu, a legítima Sereia dos Mares, usei sim a frase de efeito

do Nelson Rodrigues, respondendo àquela sua pergunta e

justificando a paráfrase pelo fato de todos os desembarga-

dores, com o aval da população, terem mantido a prisão

do casal.

Fui clara ao dizer que o meu único consolo era a tal frase

de Nelson Rodrigues, uma vez que sempre me coloquei

cautelosa com a acusação do casal, fato este que você assim

como quase todos os colegas de YR abominam.

As minhas justificativas são constantes no sentido de escla-

recer a autoria do crime, sem condenar nem absolver de

antimão.

As provas não são cabais, até o presente momento; concor-

do com os senhores desembargadores, no que dizem res-

peito a fortes indícios e, exatamente por isso, o meu racio-

cínio me conduz a uma incerteza que contradiz a maioria.

Quisera mesmo que Nelson Rodrigues estivesse certo do

que disse, pois desta forma a minha posição teria uma

leve chance de não soar como burrice.

Quanto à unanimidade dos literatos com relação a Nelson

Rodrigues, concordo plenamente com você, mas ele não

está mais vivo para esclarecermos até que ponto ele quis

dizer isso aí.

A propósito, logo depois que respondi a minha questão,

falando esta frase de Nelson Rodrigues, a falsa Sereia dos

Mares, também entrou mas, chegou ao cúmulo de dizer

que esta frase estaria muito própria aos Nardoni.

Como eu já disse uma vez, tem alguém que se faz passar

por mim, mas este alguém escorrega logo de cara, porque

além de acusar com muita veemência os Nardoni, este al-

guém faz uma porção de erros crassos de português, não

aqueles que fiz aí uma vez e que concordo ter me distraído,

mas crassos de verdade, como você vai constatar logo

abaixo da minha resposta, usando o meu codinome com

a maior "cara-de-pau".

Por falar em erros, tem gente aí que você já até deu um to-

que que misturou unanimidade com humanidade e, pior de

tudo, achando que foi você quem cometeu a estupidez.

De uma coisa tenho a certeza: posso ser contrária a con-

denação precipitada do famoso casal, mas não contrária

às regras do bom português.

Mudando de assunto, no caso da cachorrinha, você fez o

melhor que poderia ter feito por ela, sobretudo que a unani-

midade dos veterinários indicaram a cirurgia.

Quanto ao câncer Nardoni, acho que não deve ficar intacto,

muito pelo contrário, deve ser pesquisado até a certeza

plena, porque é muito desagradável deixar alguém apodecendo numa cadeia sem se ter certeza absoluta.

Caso a verdade me prove que o casal é culpado eu serei a primeira a concordar com a prisão, da mesma forma que

diante de indícios prefiro ser a única a discordar deste mas-

sacre a que estamos assistindo ao vivo e a cores.

Um abraço da Sereia dos Mares (a legítima).

• Kitty
    Lv 5
    Há 1 década

Acho que tá tudo misturado ai. Mas o fato da sua cachorra ter dado este tumor é porque, provavelmente, ela tomou muito anti-concepcional. Aquele, injetavel de 6 em 6 meses. Daí, a unanimidade fica por conta de atitudes radicais que interferem no andar das coisas naturais. Muitas regras, muitos conceitos, muitos muitos muitos, dai a confusão. Entendeu? Boa sorte.

• Anônimo
    Há 1 década

O que e unanimidade ??? Unanimidade é a completa concordância por todos. Quando unânimes, todos estão imbuídos do mesmo espírito e agem conjuntamente como um todo indiferenciado. Muitos grupos consideram decisões unânimes um sinal de concordância, solidariedade e unidade.

Sei muito bem quem usou esta frase,acho esta mesma desequilibrada na suas opiniões sobre o casal Nardoni.

Eu também teria cuidado em usar uma expressão assim.

• Há 1 década

Concordo que devam ser usadas com cuidado, assim como devemcos ter cuidado em interpreta-las, existem expressões de linguagem que são usados entre elas existe uma que se destaca pelo exagero, exagerar para ser bem entendido, a unanimidade é burra, pois entende-se que os envolvidos não tinham opnião própria sobre o assunto, se dixaram levar pela opnião dos outros ou pela maioria, o caso Nardoni é polêmico demais para que possa ser discutido e terminado em unanimidade, deve ser visto de angulos diferentes, assim como no caso dos veterinários da sua cadela que precisaram esperar 1 mês e meio para decidirem, eles deixaram o mal acontecer para decidirem, com os Nardoni o mal já aconteceu e não existe um tumor visível, ninguem viu, e apesar de os indicíos indicarem não tem prova definitiva, ninguêm admitiu, discordo que toda unanimidade é burra no entanto concordo que ela deve ser discutida.

• Há 1 década

Com certeza temos que ter muito cuidado com essas frases feitas, a unanimidade pode ser a escolha mais acertada, por que não?

• Há 1 década

HUMANIDADE começa com H.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.