Faculdade de biologia quais as areas?

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
gostaria de saber quais as areas que posso atuar na biologia e a expllicação de cada area =)

Beiiiiiijos
Melhor resposta
  • Rondi respondido 6 anos atrás
HUmm... Essa é uma pergunta boa!!!!

Faço biologia e gostaria muito que você optasse por essa área, pois é muito abrangente!!

Existem 3 principais e Grandes áreas de ESTUDO:

--> ANATOMIA
Definição: Anatomia (do grego antigo "anatome" -"seccionar"), é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente...
Resumindo, é o estudo do corpo HUMANO.. A fisiologia, Morfologia, Genética... Enfim...tudo...

-->BOTÂNICA
Definição: Botânica, do grego botaniké (parádosis). É o estudo científico da vida das plantas e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas...

-->ZOOLOGIA
Definição: A zoologia (proveniente do grego , zoon "animal", e logos "estudo") é a ciência que estuda os animais...
Tudo que se aplica a anatomia humana , agora para os animais... Estrutura, fisiologia, anatomia, morfologia ANIMAL...
Tem uma matéria bem legal no curso que se chama Anatomia e embriologia COMPARADA... q faz uma comparação do corpo humano com um animal. muito legal!

Bom, dentro dessas três áreas de ESTUDO, que é o que você vai ver no curso, existe um MAR de coisas que você poderá atuar.
Eu, particularmente, gosto muito da MICRObiologia (estudo dos microrganismos - fungos, bactérias, leveduras...). Mas no momento estou estagiando na área da Botânica e da Zoologia... (com flora apícola)

Depois de formada, vc vai poder escolher as
"ÁREAS DE TRABALHO"
Essas aí tem d++++ nem dá pra colocar aki todas.. mas vou citar uns exemplos.

-->Professor (quem se forma em licenciatura de Biologia pode dar aula também);
-->Coordenador de Zoológico;
-->Pesquisador;
-->Coordenar algum museu;
***Dependendo do seu mestrado e doutorado:***
-->Biólogo Forense (trabalhar com investigação de óbito);
-->Botânico;
-->Área Laboratorial:
-Análises Clinicas;
-Análises Microbiológicas.... E afins...
-->Paleontólogo;
-->Biogeógrafo;
-->Oceanólogo...

iiihhh..

Se eu citar tudo não cabe aqui... rsrsrs...

Espero ter ajudado!!!!!

Façam BIOLOGIA...

é muito bom!!!! xD
  • Taxa
  • Comentário

Outras respostas (2)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Rafaela respondido 6 anos atrás
    Taís:
    sou professora de biologia (licenciatura biologia) e ano que vem me formo bióloga plena (bacharel e licenciatura) existe várias áreas para se especializar como os colegas já citaram, porém não citaram uma área que acho muito interessante que é a paleontologia, ela estuda os fósseis e ás formas de vida existentes em nosso planeta, além das variações climáticas... (paleoclimatologia)
    • Taxa
    • Comentário
  • Daniel Z respondido 6 anos atrás
    As areas se resumem basicamente a Anatomia (estuda partes do corpo dos seres vivos e suas funçoes), Fisiologia (como funcionam os processos fisiologicos dos animais, Fotossintese, respiraçao celular, sistema imune, hormonios, etc.) e Evoluçao (estudo das relações evolutivas entre os seres vivos, ecologia, sistematica, paleontologia, etc.)

    Em cada uma dessas areas vc pode se especializar em um grupo de seres vivos:
    Microbiologia (seresmicroscopicos)
    Fungos
    Briofitas (musgos),
    Pteridofitas (samambaias),
    Gimnospermas (pinheiros),
    Angiospermas (Plantas com frutos)
    Cada grupo de animais (mastozoologia estuda mamiferos, ornitologia estuda passaros, aracnologia estuda aranhas, entomologia estuda insetos, malacologia estuda gastropodes, e porae vai)

    Sao muitas areas e cada uma tem seu nome especifico, Teh mais ver...
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear