Anônimo
Anônimo perguntou em Educação e ReferênciaNível Superior · Há 1 década

O que é supply chain?

para que serve o supply chain?

como é usado?

onde é usado?

9 Respostas

Classificação
  • *Nila*
    Lv 4
    Há 1 década
    Melhor resposta

    *Resumidamente é a Cadeia de suprimentos.

    É o caminho que um produto percorre desde a

    sua fabricação até o consumo, passando

    pelos distribuidores e revendedores.

    A logística vem para que este caminho seja percorrido de uma maneira mais rápida e com menor custo.*

    *Esse é um texto mais detalhado:

    O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência. Os resultados que se esperam da utilização de sistemas que automatizem o SCM são:

    Reduzir custos;

    Aumentar a eficiência;

    Ampliar os lucros;

    Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de fornecimento;

    Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores;

    Desenvolver serviços de valor acrescentado que dão a uma empresa uma vantagem competitiva;

    Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo;

    Manter o menor estoque possível.

    Esses resultados são obtidos à medida que a gestão da cadeia de fornecimento simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma das matérias-primas serem adquiridas, e entregues, pelos processos de fabricação e distribuição.

    Concluindo, é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de informação (Simchi-Levi, 2003), pois só assim será possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.

    Um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, começa na avaliação dos gastos, no modelo atual de compras, na avaliação dos índices financeiros aplicados na renovação dos contratos por fornecedores e etc, não basta colocar um software de administração da cadeia, se não alterar o modelo de gerenciamento. A idéia do Supply Chain, é reduzir as atividades táticas, ampliando a ação estratégica.

    A área de suprimentos hoje, diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, a sinergia - ação dos órgãos simultaneamente, desenvolvida entre os departamentos fortalece a área que hoje, não só acompanha a aplicação dos contratos, mas como é responsável por todo o período de negociação. Os fornecedores nesse momento, passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos, a quantidade de fornecedores é reduzida e o controle dos KPI´s acordados passam a ser melhor administrados, vis a vis, a possibilidade de relatórios emitidos pela ferramenta utilizada, com equalizações e demonstrativos de resultados.

    O comprador definitivamente, abandona a fase de baixa ou nenhuma rastreabilidade e auditabilidade de seu processo de compras, passando a ter total visualização de todo o processo.

    *Espero ter ajudado....

    Bjsss

  • Há 6 anos

    Não Márcia, não é um nome "bonito" que deram para o cargo de comprador. É mais.

  • Há 5 anos

    O Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o Supply Chain Management permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade. '' Estudante de Logística Senai.''

  • Há 4 anos

    Acompanhe tudo sobre supply chain e logística no único blog especializado em logística com excel:

    http://www.expertsdalogistica.com.br

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • tougas
    Lv 4
    Há 3 anos

    O Que é Supply Chain

  • Carol
    Lv 4
    Há 4 anos

    For the best answers, search on this site https://shorturl.im/axzoL

    Conjunto de organizações que mantém relações do início até o fim da cadeia logística.

  • Anônimo
    Há 1 década
  • Anônimo
    Há 1 década

    Supply Chain é um nome bonito que deram para o cargo de Comprador de uma empresa. Claro, como muito mais responsabilidade. Além de analisar o que realmente precisa ser comprado e se o preço é justo, ele administra tb quem usara e pq. Custoxbeneficio para a empresa e usuário, vantagens e desvantagem. Geralmente trabalha junto com o depto financeiro para administrar as verbas e o budget anual da empresa.

    Seu trabalho é bem complexo do que ficar no telefone cotando 02 ou 03 empresas, negociar para valor e fechar o pedido para o bem da empresa.

    Espero ter ajudado na sua duvida....

    • Não é simplesmente um nome bonito. É logística e tem curso específico a nível de MBA. O profissional que desenvolve essa função pode não ter a ver com o cargo de comprador embora não seja excludente. Mas faz parte de suprimentos.

  • Anônimo
    Há 1 década

    Ressumidamente serve para entegrar os processos chaves da empresa, desde o consumidor final até os fornecedores de insumo...

    Bom espero ter ajudado..

    sem mais....

    wilson

    Gerente de Suprimentos

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.