É verdade q a moeda de um real q tem a cara de um senhor vale 15 reais?

olá...já ouvi mtas pessoas falarem q a moeda de 1 real q tem a foto de um senhor está valendo 15 reais...e aí, alguém sabe se é verdade??

agradecida desde já.

4 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 década
    Melhor resposta

    Posso afirmar com toda a certeza que é tudo boato. Trabalho no sistema financeiro e mexo com dinheiro em papel e moedas de 1 real o dia todo.

    Se fosse verdade, estaria rico.

    Abraço.

  • LuizLN
    Lv 6
    Há 1 década

    Não, não é verdade!

    Mas se alguém te pagar isso por alguma moeda dessas que você tenha, aceite! Você vai estar no lucro!

    Além das moedas normais, de vez em quando são lançadas moedas comemorativas (notas também, mas são muito mais raras).

    Já houve o lançmento de 3 moedas comemorativas de 1 real no formato prateado (metal: Cuproníquel) e dourado (metal: Alpaca), além de duas versões (uma cunhada de 1998 a 2001 e outra a partir de 2002) da moeda "normal" (diferem ligeiramente no tom de amarelo do anel).

    Uma das versões comemorativas é muita rara, lançada no final de 1998, comemorando os 50 anos da Declaração Universal do Direitos Humanos. Foram cunhadas 600 mil moedas destas.

    Em 2002 foram cunhadas 50 milhões de moedas comemorando os 100 anos do nacimento de Juscelino Kubitschek (é a moeda que tem "um senhor", de que você fala).

    E em 2005 foram cunhadas 40 milhões de moedas comemorando os 50 anos da fundação do Banco Central.

    As duas últimas são relativamente raras, mas de vez em quando nós a ancontramos por aí. E ela valem 1 real.

    Porém, entre colecionadores, as moedas comemorativas, por sua raridade, valem mais.

    Mas o preço diminui se a qualidade da moeda fica ruim.

    Só que o preço das comemorativas do Banco Central e de Juscelino Kubitschek costumam chegar a R$ 10, e nem mesmo a R$ 5.

    Recentemente eu encontrei algumas delas sendo vendidas no Mercado Livre por R$3. Tem quem peça mais que isso (talvez por isso você tenha encontrado ou ouvido falar em R$ 15), mas raramente alguém paga, podendo comprar por menos.

    Mais ou menos este deve ser o valor para colecionadores.

    Para uso no dia a dia, vale só 1 real mesmo.

  • Há 1 década

    Não é verdade, é apenas boato.

  • Há 1 década

    na verdade o custo de fabricação da moeda é de 15,00, mas o valor financeiro dela é de 1 real, é uma pena, as outras moedas tb tem um valor maior para a fabricação do que o seu valor em moeda

    hehehehe

    creio que seja por isso que vem sendo adotado o cartão de credito e de débito com mais enfâse, so que o problemas que não se deveria ter tantas tarifas ai ficaria melhor.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.