Quero saber quais são os 14 movimentos que terra executa????

Seguir
  • Seguir de forma pública
  • Seguir de forma privada
  • Deixar de seguir
respostas resumidas
Melhor resposta
* 1- Rotação: em torno do próprio eixo em 23h 56min 4s. De Oeste para Leste. Velocidade de 1670 km/h no equador ou 0,47 km/s

* 2- Revolução: em torno do Sol em 365d 5h 48min 45,97s (365d 6h). Velocidade de 107.000 km/h ou 29,79 km/s. Com o eixo de rotação inclinado 23°27’ em relação ao eixo da eclíptica

* 3- Precessão: O eixo da Terra faz um círculo em torno do eixo da eclíptica no período aproximado de 26 mil anos, fazendo com que mude a posição dos polos celestes. Há 4 mil anos, o polo norte estava próximo da estrela alfa Draconis. Hoje está a 1 grau da Estrela Polar ou alfa da Ursa Maior. Dentro de 12 mil anos estará próximo à estrela Vega ou alfa de Lira. Este movimento faz mudar também a posição do Ponto Gama por entre as constelações zodiacais. Hoje, o Ponto Gama está na constelação de Peixes (Era de Peixes), entrando em Aquário mais ou menos no ano 2.600

* 4- Excentricidade da órbita: o movimento de revolução da Terra às vezes é mais achatado e outras vezes mais circular. Há 108 mil anos, era 3 vezes mais achatado do que hoje. Dentro de 24 mil anos, a excentricidade atingirá o seu mínimo, quando a órbita da Terra será quase um círculo.

* 5- Deslocamento do Periélio: faz-se em 21 mil anos. Motivo: influências gerais dos planetas. O eixo maior da órbita da Terra (linha dos apsides) se desloca, fazendo com que o periélio e o afélio se mova também. A passagem de um periélio retornará à mesma data a cada 21 mil anos. Atualmente ocorre a 2 de janeiro. Daqui a 6.400 anos ocorrerá no equinócio de outono; daqui a 11.500 anos, no solstício de inverno; e dentro de 21 mil anos, novamente a 2 de janeiro, no solstício de verão.

* 6- Variação da Obliqüidade: movimento de balanço que o eixo da Terra faz, chegando a um máximo de 24°30′ e mínimo de 22° . Hoje, o eixo da Terra está inclinado 23° 27’ em relação ao Eixo da Eclíptica, decrescendo 47″ por século. É um movimento que ocorre por causa de perturbações provenientes da ação conjunta dos planetas e do Sol ao longo da órbita anual de nosso planeta.

* 7- Nutação: parecido com a precessão dos equinócios, só que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses.

8- Perturbações planetárias: movimentos irregulares e pouco previsíveis que podem ser provocados pela força gravitacional de outros planetas, principalmente Vênus e Júpiter.

9- Movimento do Centro de Massa Terra-Lua: trata-se do giro que faz o centro de massa do sistema Terra-Lua em torno do Sol.

10-. Movimento em torno do Centro de Massa do sistema solar: movimento de revolução ou translação que a Terra faz em torno do centro de massa do sistema solar (centro de massa que existe entre o Sol e todos os seus planetas).

11- Movimento de marés: trata-se da contração e descontração do globo terrestre em razão da força gravitacional da Lua e do Sol.

12- Rotação da nossa galáxia: a Via-Láctea gira em torno de seu centro, fazendo uma volta completa em torno de 250 milhões de anos. Assim, o Sol e todos os planetas (inclusive a Terra) giram também em volta do centro da galáxia.

13- Translação da nossa galáxia: como todo o universo está em expansão, nossa galáxia também viaja no espaço. Assim, a Terra e todos os demais planetas, inclusive Lua e Sol, estão se deslocando junto com a Via-Láctea.

14- Variação dos Pólos: seria uma variação da posição dos pólos da Terra em razão de algumas causas, como o deslocamento das placas tectônicas. (?) Apesar de que conste em algumas obras, não concordo que este seja um movimento propriamente dito de nosso planeta, pois trata-se de deslocamento dos seus pólos geográficos por algumas causas, como a movimentação das placas tectônicas e do núcleo de nosso planeta. Então, não se trata de um movimento do planeta e sim variações da posição do eixo magnético que não são causadas por balanço do planeta.

Bjs
  • 6
  • Comentário

Outras respostas (3)

Classificada como mais alta
  • Classificada como mais alta
  • Mais antigo
  • Mais recente
  • Luiz Eduardo C.O. respondido 6 anos atrás
    1. Calcula-se que o Universo nasceu , há 15.000 milhões de anos, na sequência de uma gigantesca explosão, o famoso "Big-Bang".

    2. Calcula-se que a formação da Terra foi há 4.600 milhões de anos, e tem a forma de um elipsóide de revolução, achatado.

    3. O volume da Terra está calculado em: 1.082.841.310.000 km3 ou 1.083 X 109 km3.

    4. A massa ou peso da Terra está calculada em: 5.981.815.041.480.000.000.000 toneladas ou 5,982 X 1024 kg.

    5. A área da superfície total da Terra está calculada em: 510.101.000 km2.

    6. O perímetro do equador da Terra está calculado em: 40.076,5 km.

    7. O perímetro de um meridiano da Terra está calculado em: 40.009,1 km.

    8. O diâmetro equatorial da Terra está calculado em: 12.756,8 Km.

    9. O diâmetro polar da Terra está calculado em: 12.713,8 Km.

    10. A densidade média da Terra está calculada em: 5,517 g/cm3.

    11. A estrutura da Terra é formada por 4 camadas sucessivas :A crusta terrestre até 40 km de profundidade, o manto que chega até 2900 km, o núcleo externo até 5100 km e o núcleo interno até 6370 km.

    12. Considera-se que a Terra é composta por: 0,5% pela crusta, 83,3% pelo chamado manto e 16,2% pelo núcleo.

    13. Calcula-se que a pressão no centro da Terra é de 3,5 milhões de atmosferas.

    14. Calcula-se que a temperatura no centro da Terra é de 5.000ºC.

    15. A Terra realiza uma revolução completa em torno do Sol em 365 dias 5 horas 48 minutos e 46 segundos, que determina a duração do ano sideral: Movimento de Translação ou Revolução.

    16. A Terra realiza uma rotação completa em torno do seu eixo em 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, que determina a duração do dia sideral: Movimento de Rotação.

    17. No equador a Terra gira sobre o seu eixo a uma velocidade de 1.610 km/h.

    18. A velocidade de escape da Terra é de 11,18 Km/s: É a velocidade mínima que um objecto (um foguetão por exemplo) deve atingir para se libertar da força de gravitação de um planeta.

    19. A inclinação axial da Terra é de 23º 27': É o ângulo formado pelo eixo de rotação de um planeta e a perpendicular ao plano da sua órbita.

    20. A excentricidade orbital da Terra é de 0,0167: É a distância entre o centro da órbita elíptica de um planeta e um dos focos ocupados pelo Sol.

    21. A Terra tem 2 Pólos: Pólo Norte e Pólo Sul.

    22. A Terra tem 2 Hemisférios: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

    23. A Terra tem 2 Trópicos: Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio.

    24. A Terra possui 14 movimentos distintos, uns próprios dela, outros devido ao sistema solar a que pertence. Citando apenas 5 movimentos : Rotação, Translação, Precessão, Nutação e Translação para o Apex.

    25. A intensidade da gravidade à superfície da Terra é de 9,82 m/s2: É a aceleração que adquire um corpo que livremente seja atraído pela Terra.

    26. As 4 porções da Terra são: Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Litosfera.

    27. A Terra percorre a sua órbita eclíptica em torno do Sol á velocidade de 107.160 km/h.

    28. Na Terra a pressão atmosférica é de 1 atmosfera ao nível do mar.

    29. A composição da atmosfera da Terra, tem 3 principais componentes: 78% de nitrogénio ou azoto, 21% de oxigénio e 0,9% de árgon, os 0,1% restantes são: dióxido de carbono, vapor de água, neon, hélio, metano, entre outros.

    30. Na atmosfera da Terra distinguem-se 5 regiões: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera,Termosfera e Exosfera.

    31. Os 4 principais pontos cardeais da Terra são: Norte, Sul, Leste e Oeste.

    32. Na Terra há 200 milhões de anos calcula-se que havia 1 único oceano chamado Pantalassa.

    33. Actualmente a Terra tem 5 oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Árctico e Glacial Antárctico.

    34. A área da superfície liquída da Terra está calculada em: 361.150.000 km2.

    35. O maior oceano da Terra é o Pacífico tem 165.384.000 km2 de área.

    36. O maior lago da Terra é o lago Superior tem 82.400 Km2 de área e situa-se na fronteira entre os E.U.A. e o Canadá.

    37. O lago Titicaca é o lago navegável mais alto da Terra, encontra-se a 3.812 m e situa-se no Perú.

    38. O rio mais extenso e com maior caudal da Terra é o rio Amazonas tem 6.812 Km de comprimento e situa-se na América do Sul. Medição feita por satélite.(O rio Nilo, apesar de ter só 6.690 Km ainda está considerado como sendo o rio mais extenso).

    39. Na Terra o ponto mais profundo do oceano é a fossa das Marianas, tem 11.033 m abaixo do nível do mar e situa-se a leste das Filipinas no Pacífico.

    40. A cordilheira oceânica mais extensa da Terra tem cerca de 16.000 Km de comprimento e 800 km de largura e situa-se no Atlântico.

    41. O volume dos mares e oceanos da Terra está calculado em cerca de 1.340 milhões de Km3.

    42. Cerca de 70% da superfície da Terra está coberta por água.

    43. O gelo Antárctico representa mais de 90% da água doce da Terra, cerca de 30 milhões de km3 .

    44. Na Terra as marés são produzidas pelas forças de atracção do Sol e da Lua, dando origem a 2 estados: Preia mar e baixa mar, vulgo maré cheia e maré vazia.

    45. O maior golfo da Terra é o golfo do México tem de área 1.502.250 Km2: É a parte do mar que penetra nas terras e cuja a abertura é muito larga.

    46. A catarata mais poderosa da Terra é a catarata das Sete Quedas, com uma altura de 113 m e com um caudal médio de 13.000 m3/s, situa-se na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

    47. A catarata Salto de Angel é a mais alta queda de água da Terra, com os seus 978 m, situa-se na Venezuela.

    48. Na Terra só cerca de 0,007% de água é potável.

    49. As maiores vagas sísmicas da Terra, deslocam-se a uma velocidade que pode atingir os 960 Km/h, originando os "Tsunamis" que provocam grande destruição.

    50. Calcula-se que 97% da água da Terra está nos oceanos.

    51. Calcula-se que o volume total de água naTerra é de 1.380 milhões de km3.

    52. A água na Terra está assim distribuída: 97,3% nos oceanos e mares, 0,01% nos rios, 0,35% nos lagos e pântanos e 2,34% nos pólos, glaciares, icebergues e atmosfera.

    53. Na Terra há 200 milhões de anos calcula-se que havia 1 único super continente chamado Pangaea.

    54. Actualmente a Terra tem 5 continentes: Ásia, América, Europa, África e Oceânia.

    55. A área da superfície sólida da Terra está calculada em: 148.951.000 Km2.

    56. O maior continente da Terra é a Ásia tem 44.030.000 km2 de área.

    57. O ponto mais baixo à superfície sólida da Terra é nas margens do Mar Morto, tem 396 m abaixo do nível do mar e situa-se na fronteira entre Israel e a Jordânia.

    58. O ponto mais elevado à superfície da Terra é o monte Evereste tem 8.848 m e situa-se no Nepal-Tibete (Himalaias).

    59. O maior deserto daTerra é o Sara, estende-se por mais de 4.800 Km ao longo de todo o norte de África e tem de área 8,6 milhões de km2.

    60. A maior gruta de montanha da Terra tem 70 m de altura, 700 m de comprimento e largura média de 300 m, chama-se Gunung Mulu e situa-se no Estado Malaio de Sarawak.

    61. As 12 principais placas tectónicas da Terra são: Eurasiática, Norte Americana,Arábica, Caribeana, dos Cocos, Filipina, Africana, Indo-Australiana, do Pacífico, Sul Americana, Antárctica e de Nazca.

    62. A temperatura média à superfície da Terra está calculada em: +15 ºC.

    63. A temperatura mais alta registada na Terra foi de +58 ºC em Al Aziziyah na Líbia-África.

    64. A temperatura mais baixa registada na Terra foi de -88,2 ºC em Vostok na Antárctida.

    65. O movimento de Translação da Terra dá origem às 4 estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

    66. Na Terra existem cerca de 500.000 ilhas.

    67. A maior ilha da Terra é a Austrália este grande continente-ilha tem uma área de 7.704.000 Km2.

    68. Os vulcões mais antigos da Terra, originados pelo ponto Havaiano, têm aproximadamente 80 milhões de anos.

    69. As rochas sólidas mais antigas da Terra têm cerca de 3750 milhões de anos.

    70. Conhecem-se mais de 500 vulcões em actividade na Terra.

    71. Actualmente cerca de 15 milhões km2 da Terra estão cobertos pelo gelo dos Glaciares.

    72. A Gronelândia e a Antárctida representam 97% dos Glaciares da Terra.

    73. O aparecimento da mais antiga forma de vida na Terra tem cerca de 3.500 milhões de anos.

    74. Calcula-se que os Dinossauros surgiram na Terra há mais de 200 milhões de anos.

    75. Calcula-se que os Dinossauros predominaram na Terra durante 135 milhões de anos e desapareceram há cerca de 65 milhões de anos.

    76. Há cerca de 2 milhões de anos, viveram na Terra os primeiros antepassados mais semelhantes do Homem actual, designados por Homo habilis.

    77. Há cerca de 35.000 anos, viveu na Terra a espécie humana designada por Homo sapiens sapiens, da qual evoluío o Homem actual.

    78. A contar do Sol a Terra é o 3º planeta, existe no nosso sistema solar 9 planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão.

    79. Cerca de 99% da energia térmica da Terra, tem origem dos raios solares.

    80. O albedo da Terra é de 0,39: É a relação entre a quantidade de luz reflectida pela superfície de um astro e a totalidade de luz que ele recebe do Sol. A Terra absorve 61% da luz que é enviada pelo Sol.

    81. Na Terra há 24 fusos horários: Faixa de 15º situada entre 2 meridianos terrestres, dentro da qual prevalece a hora legal.

    82. A Terra actualmente tem 193 países, reconhecidos pela ONU.

    83. A Terra tem uma população aproximada de 6.500 milhões de habitantes.

    84. A China é o país da Terra com maior população, tem aproximadamente 1.200 milhões de habitantes.

    85. Tóquio é a cidade da Terra com maior população
    • 3
    • Comentário
  • M_Zero respondido 6 anos atrás
    Trabalho de casa também ?
    • 1
    • Comentário
  • Ateu respondido 6 anos atrás
    A terra tem o movimento de rotação, o movimento de translação e o movimento de inclinação.
    Não existem outros movimentos que não sejam esses que falei, os outro movimento só podem estar dentro da tua cabeça.
    • Taxa
    • Comentário
  • Sign In 

    para adicionar sua resposta

Quem está seguindo esta pergunta?

    %
    MELHORES RESPOSTAS
    Membro desde:
    Pontos: Pontos: Nível
    Total de respostas:
    Pontos nesta semana:
    Seguir
     
    Deixar de seguir
     
    Bloquear
     
    Desbloquear